Efeitos da somatização da COVID-19 e do contexto de trabalho sobre o job embeddedness em docentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Aline Francilurdes Nery do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/6101538332418762
http://lattes.cnpq.br/9569603262730657
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Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o efeito da somatização da COVID-19 e do Contexto de Trabalho sobre Job Embeddedness em Docentes do Ensino Superior. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e explicativa. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo survey. O universo de pesquisa consiste nos docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior das regiões nordeste e sul do Brasil. A amostra foi não probabilística e por conveniência obtendo uma amostra de 204 participantes. Quanto às técnicas de análise, utilizou-se a análise fatorial exploratória (AFE), a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os dados serão analisados com o auxílio do software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences, versão 2.7 e do software AMOS – Analysis Of MOment Structures. Os resultados evidenciam que a Somatização exerce um efeito negativo sobre o JE, podendo-se concluir que a partir da ansiedade e melancolia gerados pela pandemia, os docentes apresentam menor desejo de permanecer naquela atividade/função. Além disso, com relação a somatização da COVID-19, tem-se que quanto maior a ansiedade e a melancolia do docente, mais insatisfeito estará com o seu contexto de trabalho (relações socioprofissionais, organização do trabalho e condições de trabalho). Vale destacar que não houve associação significativa ao relacionar a somatização da COVID-19 com o JE. No que se associa a relação entre Contexto de Trabalho e JE, os resultados evidenciaram que um aumento na insatisfação com o contexto do trabalho provoca uma diminuição no JE. Em conclusão, tem-se que a busca por reduzir possíveis questão de rotatividade organizacional perpassa por condições de trabalho exequíveis para os docentes dentro nos diferentes modais de ensino, fazendo necessário considerar a tendência pós pandemia, na qual visa adotar um caráter híbrido, mantendo parte de suas atividades de ensino no remoto. Ademais, vale destacar a perspectiva da originalidade, atualidade e rigor metodológico da presente pesquisa
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spelling Efeitos da somatização da COVID-19 e do contexto de trabalho sobre o job embeddedness em docentes do ensino superiorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOJob EmbeddednessContexto de TrabalhoPandemiaTrabalho docenteJob EmbeddednessWork ContextPandemicTeaching workO objetivo deste trabalho é analisar o efeito da somatização da COVID-19 e do Contexto de Trabalho sobre Job Embeddedness em Docentes do Ensino Superior. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e explicativa. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo survey. O universo de pesquisa consiste nos docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior das regiões nordeste e sul do Brasil. A amostra foi não probabilística e por conveniência obtendo uma amostra de 204 participantes. Quanto às técnicas de análise, utilizou-se a análise fatorial exploratória (AFE), a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os dados serão analisados com o auxílio do software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences, versão 2.7 e do software AMOS – Analysis Of MOment Structures. Os resultados evidenciam que a Somatização exerce um efeito negativo sobre o JE, podendo-se concluir que a partir da ansiedade e melancolia gerados pela pandemia, os docentes apresentam menor desejo de permanecer naquela atividade/função. Além disso, com relação a somatização da COVID-19, tem-se que quanto maior a ansiedade e a melancolia do docente, mais insatisfeito estará com o seu contexto de trabalho (relações socioprofissionais, organização do trabalho e condições de trabalho). Vale destacar que não houve associação significativa ao relacionar a somatização da COVID-19 com o JE. No que se associa a relação entre Contexto de Trabalho e JE, os resultados evidenciaram que um aumento na insatisfação com o contexto do trabalho provoca uma diminuição no JE. Em conclusão, tem-se que a busca por reduzir possíveis questão de rotatividade organizacional perpassa por condições de trabalho exequíveis para os docentes dentro nos diferentes modais de ensino, fazendo necessário considerar a tendência pós pandemia, na qual visa adotar um caráter híbrido, mantendo parte de suas atividades de ensino no remoto. Ademais, vale destacar a perspectiva da originalidade, atualidade e rigor metodológico da presente pesquisaThe objective of this work is to analyze the effect of the somatization of COVID-19 and the Work Context on Job Embeddedness in Higher Education Teachers. this research is characterized as descriptive and explanatory. As for the nature, it is an analytical research, of the survey type. The research universe consists of professors from public and private institutions of higher education in the northeast and south of Brazil. The sample was probabilistic and by 4 participants not having a sample of 2 participants. As for the analysis techniques, exploratory factor analysis (EFA), Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Structural Equation Modeling (SEM) were used. Data will be analyzed with the help of SPSS – Statistical for the Social Sciences, version 2.7 and AMOS – Analysis Of MOment Structures software. The results that have a negative effect on the JE can reflect the evidence that the teachers of the activity/function remain from the anxiety and melancholy generated by the pandemic. In addition, with regard to the somatization of COVID-19, the greater the teacher's anxiety and melancholy, the more dissatisfied he will be with his work context (socio-professional relationships, work organization and working conditions). It is worth noting that there was no significant association when relating the somatization of COVID-19 with JE. The relationship between Work Context and JE is not associated, the results showed that an increase in dissatisfaction with the work context causes an increase in JE. In conclusion, the quest to reduce possible organizational turnover issues involves working conditions that are feasible for teachers within different teaching modes, making it necessary to consider a postgraduate teaching trend, in which a pandemic of hybrid character, part of its teaching activities in the remote. Furthermore, it is worth highlighting the perspective of originality, timeliness and methodological rigor of this research115 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoMadruga, Lúcia Rejane da Rosa GamaNobre, Liana Holanda NepomucenoMadruga, Lúcia Rejane da Rosa GamaNobre, Liana Holanda NepomucenoGomes, Clandia MaffiniSousa, Juliana Carvalho deVale, Aline Francilurdes Nery do2022-11-09T12:53:58Z2022-11-09T12:53:58Z2022-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/6101538332418762http://lattes.cnpq.br/9569603262730657VALE, Aline Francilurdes Nery do. Efeitos da somatização da COVID-19 e do contexto de trabalho sobre o job embeddedness em docentes do ensino superior. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.http://lattes.cnpq.br/3269694645440585https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7778MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T20:28:20Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7778Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T20:28:20Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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