Tétano em equino: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Igor Marcelus Lucas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5846
Resumo: O tétano é uma doença infecciosa, altamente fatal, causada por toxinas produzidas pelo Clostridium tetani. Caracteriza-se por rigidez muscular e morte por parada respiratória ou convulsões. O diagnóstico da enfermidade é realizado, essencialmente, pelo exame clínico e dados epidemiológicos. O tratamento baseia-se na eliminação da infecção com antibióticos, administração de relaxantes musculares, manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e nutricional, tratamento do foco da infecção e anulação da toxina residual. No presente relato propõe-se descrever tratamento e evolução do quadro clínico ocorrido em um equino da raça Quarto de Milha, 6 anos de idade, pesando 450 kg, utilizada para vaquejada,que foi encaminhado ao HOVET-UFERSA, onde, com base no exame físico do animal e os sinais clínicos apresentados, o diagnóstico presuntivo de tétano foi estabelecido. O tratamento imediato foi instituído com uso de soro antitetânico, por via intravenosa. A terapia antibacteriana foi realizada, bem como a terapia com relaxantes musculares. Cuidados adicionais incluíram tampões auriculares com algodão e a baia para esse animal foi adaptada, para que fosse mantida constantemente no escuro, sem estímulos sonoros e a cama foi revestida com maravalha, a fim de promover um maior conforto.Após 6 dias de tratamento, o animal já apresentava considerável melhora dos sinais clínicos e recebeu alta 12 dias após dar entrada no hospital.A terapia convencional foi importante para recuperação do animal, entretanto, é preciso salientar que o protocolo aplicado não teria apresentado êxito se o diagnóstico precoce aliado à terapia de suporte, não fosse estabelecida durante o estágio de convalescença.
id UFER_350315cf689f282d93cdc26c5be92aed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5846
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Tétano em equino: relato de casoCavaloClostridium tetaniToxiinfecçãoCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIAO tétano é uma doença infecciosa, altamente fatal, causada por toxinas produzidas pelo Clostridium tetani. Caracteriza-se por rigidez muscular e morte por parada respiratória ou convulsões. O diagnóstico da enfermidade é realizado, essencialmente, pelo exame clínico e dados epidemiológicos. O tratamento baseia-se na eliminação da infecção com antibióticos, administração de relaxantes musculares, manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e nutricional, tratamento do foco da infecção e anulação da toxina residual. No presente relato propõe-se descrever tratamento e evolução do quadro clínico ocorrido em um equino da raça Quarto de Milha, 6 anos de idade, pesando 450 kg, utilizada para vaquejada,que foi encaminhado ao HOVET-UFERSA, onde, com base no exame físico do animal e os sinais clínicos apresentados, o diagnóstico presuntivo de tétano foi estabelecido. O tratamento imediato foi instituído com uso de soro antitetânico, por via intravenosa. A terapia antibacteriana foi realizada, bem como a terapia com relaxantes musculares. Cuidados adicionais incluíram tampões auriculares com algodão e a baia para esse animal foi adaptada, para que fosse mantida constantemente no escuro, sem estímulos sonoros e a cama foi revestida com maravalha, a fim de promover um maior conforto.Após 6 dias de tratamento, o animal já apresentava considerável melhora dos sinais clínicos e recebeu alta 12 dias após dar entrada no hospital.A terapia convencional foi importante para recuperação do animal, entretanto, é preciso salientar que o protocolo aplicado não teria apresentado êxito se o diagnóstico precoce aliado à terapia de suporte, não fosse estabelecida durante o estágio de convalescença.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Agrárias - CCAUFERSABarrêto Júnior, Raimundo AlvesLima, Igor Marcelus Lucas2021-01-26T02:09:20Z2020-02-172021-01-26T02:09:20Z2020-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5846porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T17:17:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5846Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T17:17:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tétano em equino: relato de caso
title Tétano em equino: relato de caso
spellingShingle Tétano em equino: relato de caso
Lima, Igor Marcelus Lucas
Cavalo
Clostridium tetani
Toxiinfecção
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
title_short Tétano em equino: relato de caso
title_full Tétano em equino: relato de caso
title_fullStr Tétano em equino: relato de caso
title_full_unstemmed Tétano em equino: relato de caso
title_sort Tétano em equino: relato de caso
author Lima, Igor Marcelus Lucas
author_facet Lima, Igor Marcelus Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barrêto Júnior, Raimundo Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Igor Marcelus Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Cavalo
Clostridium tetani
Toxiinfecção
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
topic Cavalo
Clostridium tetani
Toxiinfecção
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
description O tétano é uma doença infecciosa, altamente fatal, causada por toxinas produzidas pelo Clostridium tetani. Caracteriza-se por rigidez muscular e morte por parada respiratória ou convulsões. O diagnóstico da enfermidade é realizado, essencialmente, pelo exame clínico e dados epidemiológicos. O tratamento baseia-se na eliminação da infecção com antibióticos, administração de relaxantes musculares, manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e nutricional, tratamento do foco da infecção e anulação da toxina residual. No presente relato propõe-se descrever tratamento e evolução do quadro clínico ocorrido em um equino da raça Quarto de Milha, 6 anos de idade, pesando 450 kg, utilizada para vaquejada,que foi encaminhado ao HOVET-UFERSA, onde, com base no exame físico do animal e os sinais clínicos apresentados, o diagnóstico presuntivo de tétano foi estabelecido. O tratamento imediato foi instituído com uso de soro antitetânico, por via intravenosa. A terapia antibacteriana foi realizada, bem como a terapia com relaxantes musculares. Cuidados adicionais incluíram tampões auriculares com algodão e a baia para esse animal foi adaptada, para que fosse mantida constantemente no escuro, sem estímulos sonoros e a cama foi revestida com maravalha, a fim de promover um maior conforto.Após 6 dias de tratamento, o animal já apresentava considerável melhora dos sinais clínicos e recebeu alta 12 dias após dar entrada no hospital.A terapia convencional foi importante para recuperação do animal, entretanto, é preciso salientar que o protocolo aplicado não teria apresentado êxito se o diagnóstico precoce aliado à terapia de suporte, não fosse estabelecida durante o estágio de convalescença.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-17
2020-02-07
2021-01-26T02:09:20Z
2021-01-26T02:09:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5846
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Agrárias - CCA
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Agrárias - CCA
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747460596170752