A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7317 |
Resumo: | Este estudo apresenta a publicidade infantil abusiva e o YouTube através de uma análise da legislação nacional sobre o papel do estado na proteção ao público infantil. A presença do público infanto-juvenil tornou-se comum nas plataformas digitais como o YouTube. Partindo desse pressuposto torna-se importante a existência da legislação para proteção desse público e o combate à publicidade abusiva. Neste trabalho foram expostas a publicidade infantil sob a ótica do ECA e a proteção dos direitos da criança e do adolescente, através de exposição doutrinária e análise dos princípios que norteiam essa aplicação postos pela legislação nacional sobre o papel do estado na proteção ao público infantil, do direito das relações de consumo descritos no Código do Consumidor e a publicidade infantil no YouTube, seus impactos na infância, além da política do YouTube sobre segurança infantil. O caso analisado nesse trabalho é o da Mattel, que utilizou como estratégia de vendas a divulgação do seu produto por meio de uma YouTuber mirim que influenciava crianças e adolescentes a realizar desafios postos no YouTube. A análise do caso é importante no sentido de enfatizar a importância jurisprudencial para a promoção da proteção desses indivíduos. A metodologia utilizada na pesquisa consiste em um estudo de caso, realizada através de um levantamento bibliográfico e documental sobre o tema, a partir de artigos jurídicos, doutrinas, revistas jurídicas, jurisprudências e normas constitucionais, como também a legislação brasileira vigente e os termos de uso do YouTube. |
id |
UFER_3b5a71b166b948700547dc850571d243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7317 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel.YouTubepublicidade infantilproteçãocriança e adolescenteconsumidorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOEste estudo apresenta a publicidade infantil abusiva e o YouTube através de uma análise da legislação nacional sobre o papel do estado na proteção ao público infantil. A presença do público infanto-juvenil tornou-se comum nas plataformas digitais como o YouTube. Partindo desse pressuposto torna-se importante a existência da legislação para proteção desse público e o combate à publicidade abusiva. Neste trabalho foram expostas a publicidade infantil sob a ótica do ECA e a proteção dos direitos da criança e do adolescente, através de exposição doutrinária e análise dos princípios que norteiam essa aplicação postos pela legislação nacional sobre o papel do estado na proteção ao público infantil, do direito das relações de consumo descritos no Código do Consumidor e a publicidade infantil no YouTube, seus impactos na infância, além da política do YouTube sobre segurança infantil. O caso analisado nesse trabalho é o da Mattel, que utilizou como estratégia de vendas a divulgação do seu produto por meio de uma YouTuber mirim que influenciava crianças e adolescentes a realizar desafios postos no YouTube. A análise do caso é importante no sentido de enfatizar a importância jurisprudencial para a promoção da proteção desses indivíduos. A metodologia utilizada na pesquisa consiste em um estudo de caso, realizada através de um levantamento bibliográfico e documental sobre o tema, a partir de artigos jurídicos, doutrinas, revistas jurídicas, jurisprudências e normas constitucionais, como também a legislação brasileira vigente e os termos de uso do YouTube.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSALima, Thiago Arruda QueirozLima, Thiago Arruda QueirozMontezuma , Talita de Fátima Pereira FurtadoPonte , Jairo Rocha XimenesSoares, Pedro Paulo Jeferson Alves de Moura Silva2022-06-13T19:58:17Z2022-06-132022-06-13T19:58:17Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Soares (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SOARES, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7317porSoares, Pedro Paulo Jeferson Alves de Moura Silva. A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. 2021. 23 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T06:18:28Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7317Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T06:18:28Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. |
title |
A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. |
spellingShingle |
A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. Soares, Pedro Paulo Jeferson Alves de Moura Silva YouTube publicidade infantil proteção criança e adolescente consumidor CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
title_short |
A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. |
title_full |
A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. |
title_fullStr |
A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. |
title_full_unstemmed |
A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. |
title_sort |
A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. |
author |
Soares, Pedro Paulo Jeferson Alves de Moura Silva |
author_facet |
Soares, Pedro Paulo Jeferson Alves de Moura Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Thiago Arruda Queiroz Lima, Thiago Arruda Queiroz Montezuma , Talita de Fátima Pereira Furtado Ponte , Jairo Rocha Ximenes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Pedro Paulo Jeferson Alves de Moura Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
YouTube publicidade infantil proteção criança e adolescente consumidor CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
topic |
YouTube publicidade infantil proteção criança e adolescente consumidor CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
description |
Este estudo apresenta a publicidade infantil abusiva e o YouTube através de uma análise da legislação nacional sobre o papel do estado na proteção ao público infantil. A presença do público infanto-juvenil tornou-se comum nas plataformas digitais como o YouTube. Partindo desse pressuposto torna-se importante a existência da legislação para proteção desse público e o combate à publicidade abusiva. Neste trabalho foram expostas a publicidade infantil sob a ótica do ECA e a proteção dos direitos da criança e do adolescente, através de exposição doutrinária e análise dos princípios que norteiam essa aplicação postos pela legislação nacional sobre o papel do estado na proteção ao público infantil, do direito das relações de consumo descritos no Código do Consumidor e a publicidade infantil no YouTube, seus impactos na infância, além da política do YouTube sobre segurança infantil. O caso analisado nesse trabalho é o da Mattel, que utilizou como estratégia de vendas a divulgação do seu produto por meio de uma YouTuber mirim que influenciava crianças e adolescentes a realizar desafios postos no YouTube. A análise do caso é importante no sentido de enfatizar a importância jurisprudencial para a promoção da proteção desses indivíduos. A metodologia utilizada na pesquisa consiste em um estudo de caso, realizada através de um levantamento bibliográfico e documental sobre o tema, a partir de artigos jurídicos, doutrinas, revistas jurídicas, jurisprudências e normas constitucionais, como também a legislação brasileira vigente e os termos de uso do YouTube. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 2022-06-13T19:58:17Z 2022-06-13 2022-06-13T19:58:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Soares (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SOARES, 2021) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7317 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Soares (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SOARES, 2021) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Soares, Pedro Paulo Jeferson Alves de Moura Silva. A publicidade infantil abusiva e o youtube estudo de caso Mattel. 2021. 23 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747481168183296 |