Análise do conhecimento dos discentes de Ciências Contábeis acerca dos red flags no processo investigativo da fraude
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1615 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3383 |
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Análise do conhecimento dos discentes de Ciências Contábeis acerca dos red flags no processo investigativo da fraudeFraudes contábeisAuditoria e perícia contábilRed flagsCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoNão possuiOs sinalizadores de fraudes, red flags, são meios que podem ser usados pelos profissionais de auditoria e perícia que na contabilidade são os que têm capacidade técnica para identificar ambientes fraudulentos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos discentes de ciências contábeis após cursarem as disciplinas de Auditoria e/ou Perícia Contábil sobre os red flags no processo investigativo da fraude. Para tanto, utilizou-se um questionário baseado na pesquisa de Murcia, Borba e Schielhll (2008), que dispôs de 45 red flags divididos em seis grupos: (i) estrutura e ambiente da entidade; (ii) setor/indústria; (iii) gestores; (iv) situação econômico-financeira; (v) relatórios contábeis; e (vi) auditoria. Utilizou-se a escala do tipo Likert de zero (0) a cinco (5) sendo que para cada questão foi atribuído um valor numérico correspondente a um valor conhecimento: Não possui conhecimento (0), Muito baixo (1), Baixo (2), Médio (3), Alto (4) e Muito alto (5). A amostra foi composta por 90 discentes das duas universidades públicas de Mossoró-RN, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os resultados evidenciaram que o tema “fraude” é debatido em sala de aula nas universidades analisadas, e que os discentes apresentaram níveis baixos e médios de conhecimento acerca dos red flags, tendo em vista que nenhum grupo apresentou média igual ou superior a 4. Em relação ao conhecimento atribuído a cada grupo pelos discentes, a ordem foi a seguinte: relatórios contábeis (3,13); serviços de auditoria independente (3,06); e estrutura e ambiente da entidade (3,04); situação econômicofinanceira (2,88); gestores da entidade (2,67); e setor/indústria (3,00).Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMoreira, Caritsa Scartatyhttp://lattes.cnpq.br/Costa, Meire Regina Oliveira2019-12-10T13:28:10Z2019-12-10T13:28:10Z2019-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCosta (2019) (COSTA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1615https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3383porCOSTA, Meire Regina Oliveira. Análise do conhecimento dos discentes de Ciências Contábeis acerca dos red flags no processo investigativo da fraude. 21f., Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T22:37:25Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3383Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T22:37:25Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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