Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Beatriz Maia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpg.br/5140730573690828
http://lattes.cnpq.br/356331 3783396501
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8851
Resumo: Nesta dissertação, realizada no polo 9 (nove) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, apresentamos uma proposta do ensino de ondulatória mediante o uso das metodologias ativas de ensino que viabilizem aos educandos serem protagonistas de sua respectiva aprendizagem. Assim sendo, foi elaborada, desenvolvida e validada uma Unidade de Aprendizagem Ativa onde possibilitou a construção de um produto educacional aplicável em aulas de Física na 2ª série ensino médio. A metodologia executada constitui-se através dos métodos ativos Sala de Aula Invertida (Flipped Classrom) e Instrução por Pares (Peer Instruction) promovendo alternativas dinamizadoras das relações de ensino e aprendizagem. O pilar teórico da metodologia foi a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky. O produto educacional é constituído por vídeoaulas, Roteiros de Aprendizagem Ativa, Teste de Leitura, Teste de Fixação, Problemas Conceituais. Conjuntamente, aplicamos um questionário avaliativo sobre a Unidade de Aprendizagem Ativa. Os 6 encontros constituido de duas aulas de 50 minutos cada, foram desenvolvidos na 2ª série “A” do ensino médio, da Rede Pública e Estadual de ensino, na cidade de Jaguaruana, Ceará. Depreendeu-se que, os objetivos foram cumpridos, promovendo a autonomia, criatividade, reflexões e a interação social
id UFER_4aacf7ea5fb976e85885cf98967492af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8851
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAOndulatóriaSala de Aula InvertidaInstrução por ParesUnidade de Aprendizagem AtivaOndulatoryFlipped classroomPeer InstructionActive Learning UnitNesta dissertação, realizada no polo 9 (nove) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, apresentamos uma proposta do ensino de ondulatória mediante o uso das metodologias ativas de ensino que viabilizem aos educandos serem protagonistas de sua respectiva aprendizagem. Assim sendo, foi elaborada, desenvolvida e validada uma Unidade de Aprendizagem Ativa onde possibilitou a construção de um produto educacional aplicável em aulas de Física na 2ª série ensino médio. A metodologia executada constitui-se através dos métodos ativos Sala de Aula Invertida (Flipped Classrom) e Instrução por Pares (Peer Instruction) promovendo alternativas dinamizadoras das relações de ensino e aprendizagem. O pilar teórico da metodologia foi a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky. O produto educacional é constituído por vídeoaulas, Roteiros de Aprendizagem Ativa, Teste de Leitura, Teste de Fixação, Problemas Conceituais. Conjuntamente, aplicamos um questionário avaliativo sobre a Unidade de Aprendizagem Ativa. Os 6 encontros constituido de duas aulas de 50 minutos cada, foram desenvolvidos na 2ª série “A” do ensino médio, da Rede Pública e Estadual de ensino, na cidade de Jaguaruana, Ceará. Depreendeu-se que, os objetivos foram cumpridos, promovendo a autonomia, criatividade, reflexões e a interação socialIn this dissertation, held at pole 9 (nine) of the National Professional Master's Degree on the Teaching of Physics, at the Semi-Arid Federal Rural University, we present a proposal for teaching waveforms through the use of active teaching methodologies that enable students to be protagonists of your respective learning. Therefore, an Active Learning Unit was elaborated, developed and validated, which enabled the construction of an educational product applicable in Physics classes in the 2nd grade of high school. The methodology is implemented through the active methods Flipped Classroom and Peer Instruction promoting dinamic alternatives that encourage teaching and learning relationships. The theoretical pillar of the methodology was Vygotsky's Sociointeractionist Theory. The educational product consists of Video Class, Active Learning Scripts, Reading Test, Fixation Test, Conceptual Problems. Together, we applied an evaluative questionnaire about an Active Learning Unit. The 6 meetings, consisting of two classes of 50 minutes each, were developed in the 2nd grade “A” of high school, in the Public Education of the State, in the city of Jaguaruana, Ceará. It appeared that the objectives were fulfilled, promoting autonomy, creativity, reflections and social interaction139 p.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaCoelho, Marcelo NunesSousa, Francisco de AssisMedeiros, Subenia Karine deSilva, Beatriz Maia2023-03-09T14:45:12Z2023-03-09T14:45:12Z2021-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpg.br/5140730573690828http://lattes.cnpq.br/356331 3783396501SILVA, Beatriz Maia. Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8851MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:39:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8851Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:39:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas
title Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas
spellingShingle Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas
Silva, Beatriz Maia
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ondulatória
Sala de Aula Invertida
Instrução por Pares
Unidade de Aprendizagem Ativa
Ondulatory
Flipped classroom
Peer Instruction
Active Learning Unit
title_short Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas
title_full Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas
title_fullStr Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas
title_full_unstemmed Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas
title_sort Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas
author Silva, Beatriz Maia
author_facet Silva, Beatriz Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Marcelo Nunes
Sousa, Francisco de Assis
Medeiros, Subenia Karine de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Beatriz Maia
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ondulatória
Sala de Aula Invertida
Instrução por Pares
Unidade de Aprendizagem Ativa
Ondulatory
Flipped classroom
Peer Instruction
Active Learning Unit
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ondulatória
Sala de Aula Invertida
Instrução por Pares
Unidade de Aprendizagem Ativa
Ondulatory
Flipped classroom
Peer Instruction
Active Learning Unit
description Nesta dissertação, realizada no polo 9 (nove) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, apresentamos uma proposta do ensino de ondulatória mediante o uso das metodologias ativas de ensino que viabilizem aos educandos serem protagonistas de sua respectiva aprendizagem. Assim sendo, foi elaborada, desenvolvida e validada uma Unidade de Aprendizagem Ativa onde possibilitou a construção de um produto educacional aplicável em aulas de Física na 2ª série ensino médio. A metodologia executada constitui-se através dos métodos ativos Sala de Aula Invertida (Flipped Classrom) e Instrução por Pares (Peer Instruction) promovendo alternativas dinamizadoras das relações de ensino e aprendizagem. O pilar teórico da metodologia foi a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky. O produto educacional é constituído por vídeoaulas, Roteiros de Aprendizagem Ativa, Teste de Leitura, Teste de Fixação, Problemas Conceituais. Conjuntamente, aplicamos um questionário avaliativo sobre a Unidade de Aprendizagem Ativa. Os 6 encontros constituido de duas aulas de 50 minutos cada, foram desenvolvidos na 2ª série “A” do ensino médio, da Rede Pública e Estadual de ensino, na cidade de Jaguaruana, Ceará. Depreendeu-se que, os objetivos foram cumpridos, promovendo a autonomia, criatividade, reflexões e a interação social
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
2023-03-09T14:45:12Z
2023-03-09T14:45:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpg.br/5140730573690828
http://lattes.cnpq.br/356331 3783396501
SILVA, Beatriz Maia. Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8851
url http://lattes.cnpg.br/5140730573690828
http://lattes.cnpq.br/356331 3783396501
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8851
identifier_str_mv SILVA, Beatriz Maia. Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453256138752