Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpg.br/5140730573690828 http://lattes.cnpq.br/356331 3783396501 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8851 |
Resumo: | Nesta dissertação, realizada no polo 9 (nove) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, apresentamos uma proposta do ensino de ondulatória mediante o uso das metodologias ativas de ensino que viabilizem aos educandos serem protagonistas de sua respectiva aprendizagem. Assim sendo, foi elaborada, desenvolvida e validada uma Unidade de Aprendizagem Ativa onde possibilitou a construção de um produto educacional aplicável em aulas de Física na 2ª série ensino médio. A metodologia executada constitui-se através dos métodos ativos Sala de Aula Invertida (Flipped Classrom) e Instrução por Pares (Peer Instruction) promovendo alternativas dinamizadoras das relações de ensino e aprendizagem. O pilar teórico da metodologia foi a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky. O produto educacional é constituído por vídeoaulas, Roteiros de Aprendizagem Ativa, Teste de Leitura, Teste de Fixação, Problemas Conceituais. Conjuntamente, aplicamos um questionário avaliativo sobre a Unidade de Aprendizagem Ativa. Os 6 encontros constituido de duas aulas de 50 minutos cada, foram desenvolvidos na 2ª série “A” do ensino médio, da Rede Pública e Estadual de ensino, na cidade de Jaguaruana, Ceará. Depreendeu-se que, os objetivos foram cumpridos, promovendo a autonomia, criatividade, reflexões e a interação social |
id |
UFER_4aacf7ea5fb976e85885cf98967492af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8851 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAOndulatóriaSala de Aula InvertidaInstrução por ParesUnidade de Aprendizagem AtivaOndulatoryFlipped classroomPeer InstructionActive Learning UnitNesta dissertação, realizada no polo 9 (nove) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, apresentamos uma proposta do ensino de ondulatória mediante o uso das metodologias ativas de ensino que viabilizem aos educandos serem protagonistas de sua respectiva aprendizagem. Assim sendo, foi elaborada, desenvolvida e validada uma Unidade de Aprendizagem Ativa onde possibilitou a construção de um produto educacional aplicável em aulas de Física na 2ª série ensino médio. A metodologia executada constitui-se através dos métodos ativos Sala de Aula Invertida (Flipped Classrom) e Instrução por Pares (Peer Instruction) promovendo alternativas dinamizadoras das relações de ensino e aprendizagem. O pilar teórico da metodologia foi a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky. O produto educacional é constituído por vídeoaulas, Roteiros de Aprendizagem Ativa, Teste de Leitura, Teste de Fixação, Problemas Conceituais. Conjuntamente, aplicamos um questionário avaliativo sobre a Unidade de Aprendizagem Ativa. Os 6 encontros constituido de duas aulas de 50 minutos cada, foram desenvolvidos na 2ª série “A” do ensino médio, da Rede Pública e Estadual de ensino, na cidade de Jaguaruana, Ceará. Depreendeu-se que, os objetivos foram cumpridos, promovendo a autonomia, criatividade, reflexões e a interação socialIn this dissertation, held at pole 9 (nine) of the National Professional Master's Degree on the Teaching of Physics, at the Semi-Arid Federal Rural University, we present a proposal for teaching waveforms through the use of active teaching methodologies that enable students to be protagonists of your respective learning. Therefore, an Active Learning Unit was elaborated, developed and validated, which enabled the construction of an educational product applicable in Physics classes in the 2nd grade of high school. The methodology is implemented through the active methods Flipped Classroom and Peer Instruction promoting dinamic alternatives that encourage teaching and learning relationships. The theoretical pillar of the methodology was Vygotsky's Sociointeractionist Theory. The educational product consists of Video Class, Active Learning Scripts, Reading Test, Fixation Test, Conceptual Problems. Together, we applied an evaluative questionnaire about an Active Learning Unit. The 6 meetings, consisting of two classes of 50 minutes each, were developed in the 2nd grade “A” of high school, in the Public Education of the State, in the city of Jaguaruana, Ceará. It appeared that the objectives were fulfilled, promoting autonomy, creativity, reflections and social interaction139 p.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaCoelho, Marcelo NunesSousa, Francisco de AssisMedeiros, Subenia Karine deSilva, Beatriz Maia2023-03-09T14:45:12Z2023-03-09T14:45:12Z2021-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpg.br/5140730573690828http://lattes.cnpq.br/356331 3783396501SILVA, Beatriz Maia. Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8851MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:39:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8851Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:39:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas |
title |
Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas |
spellingShingle |
Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas Silva, Beatriz Maia CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ondulatória Sala de Aula Invertida Instrução por Pares Unidade de Aprendizagem Ativa Ondulatory Flipped classroom Peer Instruction Active Learning Unit |
title_short |
Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas |
title_full |
Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas |
title_fullStr |
Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas |
title_full_unstemmed |
Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas |
title_sort |
Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas |
author |
Silva, Beatriz Maia |
author_facet |
Silva, Beatriz Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Marcelo Nunes Sousa, Francisco de Assis Medeiros, Subenia Karine de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Beatriz Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ondulatória Sala de Aula Invertida Instrução por Pares Unidade de Aprendizagem Ativa Ondulatory Flipped classroom Peer Instruction Active Learning Unit |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ondulatória Sala de Aula Invertida Instrução por Pares Unidade de Aprendizagem Ativa Ondulatory Flipped classroom Peer Instruction Active Learning Unit |
description |
Nesta dissertação, realizada no polo 9 (nove) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, apresentamos uma proposta do ensino de ondulatória mediante o uso das metodologias ativas de ensino que viabilizem aos educandos serem protagonistas de sua respectiva aprendizagem. Assim sendo, foi elaborada, desenvolvida e validada uma Unidade de Aprendizagem Ativa onde possibilitou a construção de um produto educacional aplicável em aulas de Física na 2ª série ensino médio. A metodologia executada constitui-se através dos métodos ativos Sala de Aula Invertida (Flipped Classrom) e Instrução por Pares (Peer Instruction) promovendo alternativas dinamizadoras das relações de ensino e aprendizagem. O pilar teórico da metodologia foi a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky. O produto educacional é constituído por vídeoaulas, Roteiros de Aprendizagem Ativa, Teste de Leitura, Teste de Fixação, Problemas Conceituais. Conjuntamente, aplicamos um questionário avaliativo sobre a Unidade de Aprendizagem Ativa. Os 6 encontros constituido de duas aulas de 50 minutos cada, foram desenvolvidos na 2ª série “A” do ensino médio, da Rede Pública e Estadual de ensino, na cidade de Jaguaruana, Ceará. Depreendeu-se que, os objetivos foram cumpridos, promovendo a autonomia, criatividade, reflexões e a interação social |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 2023-03-09T14:45:12Z 2023-03-09T14:45:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpg.br/5140730573690828 http://lattes.cnpq.br/356331 3783396501 SILVA, Beatriz Maia. Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8851 |
url |
http://lattes.cnpg.br/5140730573690828 http://lattes.cnpq.br/356331 3783396501 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8851 |
identifier_str_mv |
SILVA, Beatriz Maia. Unidade de aprendizagem ativa para o ensino de ondas. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453256138752 |