Uso da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction no auxílio ao ensino e resolução de problemas de estequiometria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15736 |
Resumo: | A sociedade contemporânea demanda cada vez mais por uma educação onde o aluno necessita assumir um papel mais ativo. A escolha por modelos tradicionais de ensino que são baseados exclusivamente na transmissão dos conteúdos presentes nos livros didáticos, perpetuarão o monólogo diante da plateia passiva, gerando continuamente discentes e docentes desmotivados no processo de aprendizagem. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa foi aplicado no primeiro semestre de 2022, em uma escola localizada no município de Seropédica – RJ, contando com a participação de dezoito alunos de uma turma da segunda série do Ensino Médio. O objetivo geral é investigar os benefícios gerados na utilização da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction (PI) no ensino e resolução de problemas relacionados ao cálculo estequiométrico. A primeira fase da pesquisa foi destinada ao levantamento bibliográfico, estudo dos métodos, estratégias e conceitos prévios relacionados ao ensino de estequiometria. A partir de um planejamento foram adotadas estratégias para a utilização da aprendizagem híbrida conhecida como sala de aula invertida (flipped classroom). Ferramentas tecnológicas e as mídias digitais como YouTube, WhatsApp e o aplicativo Plickers foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades, colaborando para o maior engajamento e motivação dos estudantes. A segunda fase da pesquisa foi marcada pelos encontros presenciais, ao todo foram realizadas três aulas cujo foco principal foi a aplicação dos Testes Conceituais (TC) relacionados à metodologia ativa. A partir dos resultados obtidos e observações feitas durante as atividades, foi possível verificar um maior comprometimento e dedicação dos estudantes. Nos TC em que os alunos foram encaminhados para as discussões entre os pares, foi observado um aumento no percentual de acertos das questões, demonstrando um dos benefícios gerados no processo de aprendizagem com a implementação do método PI. Destaca-se também, o grande potencial da metodologia e a capacidade que a mesma apresenta de ser utilizada em vários segmentos na educação. |
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Sepulvida, Felipe da CostaCastilho, Roberto Barbosa de069.726.047-02https://orcid.org/0000-0003-3383-2244http://lattes.cnpq.br/6888522590770689Santos, André Marques dos650.076.621-00http://lattes.cnpq.br/3428935182333406Castilho, Roberto Barbosa de069.726.047-02https://orcid.org/0000-0003-3383-2244http://lattes.cnpq.br/6888522590770689Martins, Roberto de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2138765444942779Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues doshttps://orcid.org/0000-0003-0129-2802http://lattes.cnpq.br/0890271430013129053.246.277-712023-12-22T03:21:50Z2023-12-22T03:21:50Z2022-12-15SEPULVIDA, Felipe da Costa. Uso da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction no auxílio ao ensino e resolução de problemas de estequiometria. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15736A sociedade contemporânea demanda cada vez mais por uma educação onde o aluno necessita assumir um papel mais ativo. A escolha por modelos tradicionais de ensino que são baseados exclusivamente na transmissão dos conteúdos presentes nos livros didáticos, perpetuarão o monólogo diante da plateia passiva, gerando continuamente discentes e docentes desmotivados no processo de aprendizagem. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa foi aplicado no primeiro semestre de 2022, em uma escola localizada no município de Seropédica – RJ, contando com a participação de dezoito alunos de uma turma da segunda série do Ensino Médio. O objetivo geral é investigar os benefícios gerados na utilização da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction (PI) no ensino e resolução de problemas relacionados ao cálculo estequiométrico. A primeira fase da pesquisa foi destinada ao levantamento bibliográfico, estudo dos métodos, estratégias e conceitos prévios relacionados ao ensino de estequiometria. A partir de um planejamento foram adotadas estratégias para a utilização da aprendizagem híbrida conhecida como sala de aula invertida (flipped classroom). Ferramentas tecnológicas e as mídias digitais como YouTube, WhatsApp e o aplicativo Plickers foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades, colaborando para o maior engajamento e motivação dos estudantes. A segunda fase da pesquisa foi marcada pelos encontros presenciais, ao todo foram realizadas três aulas cujo foco principal foi a aplicação dos Testes Conceituais (TC) relacionados à metodologia ativa. A partir dos resultados obtidos e observações feitas durante as atividades, foi possível verificar um maior comprometimento e dedicação dos estudantes. Nos TC em que os alunos foram encaminhados para as discussões entre os pares, foi observado um aumento no percentual de acertos das questões, demonstrando um dos benefícios gerados no processo de aprendizagem com a implementação do método PI. Destaca-se também, o grande potencial da metodologia e a capacidade que a mesma apresenta de ser utilizada em vários segmentos na educação.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorContemporary society increasingly demands an education where the student needs to take on a more active role. The choice for traditional teaching models that are based exclusively on the transmission of content present in textbooks will perpetuate the monologue in front of a passive audience, continually generating unmotivated students and teachers in the learning process. Given this context, this research work was applied in the first half of 2022, in a school located in the municipality of Seropédica - RJ, with the participation of eighteen students from a class of the second year of high school. The general objective is to investigate the benefits generated in the use of the Peer active learning methodology Instruction (PI) in teaching and solving problems related to stoichiometric calculation. The first phase of the research was destined to the bibliographic survey, study of methods, strategies and previous concepts related to the teaching of stoichiometry. Based on planning, strategies were adopted for the use of hybrid learning known as flipped classroom ( flipped classroom ). Technological tools and digital media such as YouTube, WhatsApp and the Plickers application were fundamental for the development of activities, contributing to greater engagement and motivation of students. The second phase of the research was marked by face-to-face meetings, in all three classes were held whose main focus was the application of Conceptual Tests (TC) related to the active methodology. From the results obtained and observations made during the activities, it was possible to verify a greater commitment and dedication of the students. In the TCs in which the students were referred to discussions among their peers, an increase in the percentage of correct answers to the questions was observed, demonstrating one of the benefits generated in the learning process with the implementation of the PI method. Also noteworthy is the great potential of the methodology and its ability to be used in various segments of education.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de QuímicaPeer InstructionInstrução por paresSala de aula invertidaMetodologias ativasPeer InstructionFlipped classroomActive methodologiesQuímicaUso da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction no auxílio ao ensino e resolução de problemas de estequiometriaUse of the active learning methodology Peer Instruction in aiding the teaching and solving of stoichiometry problemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, José Ricardo Pinto de. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas -Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011. 105f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 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São Paulo: Saraiva, 1997, p. 216-236.https://tede.ufrrj.br/retrieve/74630/2022%20-%20Felipe%20da%20Costa%20Sepulvida.Pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6890Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-31T12:38:14Z No. of bitstreams: 1 2022 - Felipe da Costa Sepulvida.Pdf: 3627818 bytes, checksum: 1cc25bd411c298e09214f888e5e34ea4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-31T12:38:14Z (GMT). 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A sociedade contemporânea demanda cada vez mais por uma educação onde o aluno necessita assumir um papel mais ativo. A escolha por modelos tradicionais de ensino que são baseados exclusivamente na transmissão dos conteúdos presentes nos livros didáticos, perpetuarão o monólogo diante da plateia passiva, gerando continuamente discentes e docentes desmotivados no processo de aprendizagem. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa foi aplicado no primeiro semestre de 2022, em uma escola localizada no município de Seropédica – RJ, contando com a participação de dezoito alunos de uma turma da segunda série do Ensino Médio. O objetivo geral é investigar os benefícios gerados na utilização da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction (PI) no ensino e resolução de problemas relacionados ao cálculo estequiométrico. A primeira fase da pesquisa foi destinada ao levantamento bibliográfico, estudo dos métodos, estratégias e conceitos prévios relacionados ao ensino de estequiometria. A partir de um planejamento foram adotadas estratégias para a utilização da aprendizagem híbrida conhecida como sala de aula invertida (flipped classroom). Ferramentas tecnológicas e as mídias digitais como YouTube, WhatsApp e o aplicativo Plickers foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades, colaborando para o maior engajamento e motivação dos estudantes. A segunda fase da pesquisa foi marcada pelos encontros presenciais, ao todo foram realizadas três aulas cujo foco principal foi a aplicação dos Testes Conceituais (TC) relacionados à metodologia ativa. A partir dos resultados obtidos e observações feitas durante as atividades, foi possível verificar um maior comprometimento e dedicação dos estudantes. Nos TC em que os alunos foram encaminhados para as discussões entre os pares, foi observado um aumento no percentual de acertos das questões, demonstrando um dos benefícios gerados no processo de aprendizagem com a implementação do método PI. Destaca-se também, o grande potencial da metodologia e a capacidade que a mesma apresenta de ser utilizada em vários segmentos na educação. |
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