A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Pollyana Mirtis Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9259
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como espaço empírico de análise os/as educandos/as de uma escola estadual localizada na cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN, enfatizando os desafios e as possibilidades dessa modalidade de educação na formação dos/as educandos/as. Nesse sentido, o público alvo são os/as educandos/as que compõem a EJA da Escola Estadual Jerônimo Rosado – E. E. J. R. no nível ensino fundamental anos Finais. O objetivo é compreender as dificuldades e oportunidades que os/as educandos/as da Escola Estadual Jerônimo Rosado enfrentam durante sua formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que foram realizados a aplicação de 32 questionários com questões abertas e fechadas com os/as professores/as e educandos/as da EJA. Dentre outros/as autores/as importantes, o trabalho toma como embasamento teórico contribuições de Freire (1967; 1987; 1997), Capucho (2012), Gadotti (2013), Oliveira, Sena e Silva (2018), Romão e Gadotti (2007) e Soek (2012). Como resultado, nas narrativas dos professores compreendeu-se que o processo de ensino-aprendizagem precisa considerar as trajetórias e os conhecimentos prévios dos/as educandos/as. Nas narrativas dos/as educandos/as pudemos entender a singularidade que cada educando/a possui, as dificuldades que enfrentam cotidianamente e as perspectivas que têm em relação às transformações que podem ter de sua realidade por meio da EJA. Portanto, a EJA tem um papel de fundamental importância na inserção desse público no ambiente escolar e social, concedendo aos educandos/as a oportunidades de transformarem suas realidades pessoais, profissionais e educacionais, através da educação.
id UFER_50af5ed7ee78b19e2c8e435f16527efd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9259
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/asCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALGovernador Dix-Sept RosadoEducação de Jovens e AdultosEducandosDesafiosPossibilidadesEscola Estadual Jerônimo RosadoEste trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como espaço empírico de análise os/as educandos/as de uma escola estadual localizada na cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN, enfatizando os desafios e as possibilidades dessa modalidade de educação na formação dos/as educandos/as. Nesse sentido, o público alvo são os/as educandos/as que compõem a EJA da Escola Estadual Jerônimo Rosado – E. E. J. R. no nível ensino fundamental anos Finais. O objetivo é compreender as dificuldades e oportunidades que os/as educandos/as da Escola Estadual Jerônimo Rosado enfrentam durante sua formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que foram realizados a aplicação de 32 questionários com questões abertas e fechadas com os/as professores/as e educandos/as da EJA. Dentre outros/as autores/as importantes, o trabalho toma como embasamento teórico contribuições de Freire (1967; 1987; 1997), Capucho (2012), Gadotti (2013), Oliveira, Sena e Silva (2018), Romão e Gadotti (2007) e Soek (2012). Como resultado, nas narrativas dos professores compreendeu-se que o processo de ensino-aprendizagem precisa considerar as trajetórias e os conhecimentos prévios dos/as educandos/as. Nas narrativas dos/as educandos/as pudemos entender a singularidade que cada educando/a possui, as dificuldades que enfrentam cotidianamente e as perspectivas que têm em relação às transformações que podem ter de sua realidade por meio da EJA. Portanto, a EJA tem um papel de fundamental importância na inserção desse público no ambiente escolar e social, concedendo aos educandos/as a oportunidades de transformarem suas realidades pessoais, profissionais e educacionais, através da educação.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, José Erimar dosSantos, José Erimar dosSilva, Micaela Ferreira dos SantosSilva Filho, Luiz Gomes daOliveira, Pollyana Mirtis Alves de2023-06-12T20:15:21Z2023-06-12T20:15:21Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9259MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:01:09Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9259Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:01:09Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as
title A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as
spellingShingle A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as
Oliveira, Pollyana Mirtis Alves de
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Governador Dix-Sept Rosado
Educação de Jovens e Adultos
Educandos
Desafios
Possibilidades
Escola Estadual Jerônimo Rosado
title_short A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as
title_full A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as
title_fullStr A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as
title_full_unstemmed A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as
title_sort A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as
author Oliveira, Pollyana Mirtis Alves de
author_facet Oliveira, Pollyana Mirtis Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Erimar dos
Santos, José Erimar dos
Silva, Micaela Ferreira dos Santos
Silva Filho, Luiz Gomes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Pollyana Mirtis Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Governador Dix-Sept Rosado
Educação de Jovens e Adultos
Educandos
Desafios
Possibilidades
Escola Estadual Jerônimo Rosado
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Governador Dix-Sept Rosado
Educação de Jovens e Adultos
Educandos
Desafios
Possibilidades
Escola Estadual Jerônimo Rosado
description Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como espaço empírico de análise os/as educandos/as de uma escola estadual localizada na cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN, enfatizando os desafios e as possibilidades dessa modalidade de educação na formação dos/as educandos/as. Nesse sentido, o público alvo são os/as educandos/as que compõem a EJA da Escola Estadual Jerônimo Rosado – E. E. J. R. no nível ensino fundamental anos Finais. O objetivo é compreender as dificuldades e oportunidades que os/as educandos/as da Escola Estadual Jerônimo Rosado enfrentam durante sua formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que foram realizados a aplicação de 32 questionários com questões abertas e fechadas com os/as professores/as e educandos/as da EJA. Dentre outros/as autores/as importantes, o trabalho toma como embasamento teórico contribuições de Freire (1967; 1987; 1997), Capucho (2012), Gadotti (2013), Oliveira, Sena e Silva (2018), Romão e Gadotti (2007) e Soek (2012). Como resultado, nas narrativas dos professores compreendeu-se que o processo de ensino-aprendizagem precisa considerar as trajetórias e os conhecimentos prévios dos/as educandos/as. Nas narrativas dos/as educandos/as pudemos entender a singularidade que cada educando/a possui, as dificuldades que enfrentam cotidianamente e as perspectivas que têm em relação às transformações que podem ter de sua realidade por meio da EJA. Portanto, a EJA tem um papel de fundamental importância na inserção desse público no ambiente escolar e social, concedendo aos educandos/as a oportunidades de transformarem suas realidades pessoais, profissionais e educacionais, através da educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29
2023-06-12T20:15:21Z
2023-06-12T20:15:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9259
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747465655549952