A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9259 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como espaço empírico de análise os/as educandos/as de uma escola estadual localizada na cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN, enfatizando os desafios e as possibilidades dessa modalidade de educação na formação dos/as educandos/as. Nesse sentido, o público alvo são os/as educandos/as que compõem a EJA da Escola Estadual Jerônimo Rosado – E. E. J. R. no nível ensino fundamental anos Finais. O objetivo é compreender as dificuldades e oportunidades que os/as educandos/as da Escola Estadual Jerônimo Rosado enfrentam durante sua formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que foram realizados a aplicação de 32 questionários com questões abertas e fechadas com os/as professores/as e educandos/as da EJA. Dentre outros/as autores/as importantes, o trabalho toma como embasamento teórico contribuições de Freire (1967; 1987; 1997), Capucho (2012), Gadotti (2013), Oliveira, Sena e Silva (2018), Romão e Gadotti (2007) e Soek (2012). Como resultado, nas narrativas dos professores compreendeu-se que o processo de ensino-aprendizagem precisa considerar as trajetórias e os conhecimentos prévios dos/as educandos/as. Nas narrativas dos/as educandos/as pudemos entender a singularidade que cada educando/a possui, as dificuldades que enfrentam cotidianamente e as perspectivas que têm em relação às transformações que podem ter de sua realidade por meio da EJA. Portanto, a EJA tem um papel de fundamental importância na inserção desse público no ambiente escolar e social, concedendo aos educandos/as a oportunidades de transformarem suas realidades pessoais, profissionais e educacionais, através da educação. |
id |
UFER_50af5ed7ee78b19e2c8e435f16527efd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9259 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/asCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALGovernador Dix-Sept RosadoEducação de Jovens e AdultosEducandosDesafiosPossibilidadesEscola Estadual Jerônimo RosadoEste trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como espaço empírico de análise os/as educandos/as de uma escola estadual localizada na cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN, enfatizando os desafios e as possibilidades dessa modalidade de educação na formação dos/as educandos/as. Nesse sentido, o público alvo são os/as educandos/as que compõem a EJA da Escola Estadual Jerônimo Rosado – E. E. J. R. no nível ensino fundamental anos Finais. O objetivo é compreender as dificuldades e oportunidades que os/as educandos/as da Escola Estadual Jerônimo Rosado enfrentam durante sua formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que foram realizados a aplicação de 32 questionários com questões abertas e fechadas com os/as professores/as e educandos/as da EJA. Dentre outros/as autores/as importantes, o trabalho toma como embasamento teórico contribuições de Freire (1967; 1987; 1997), Capucho (2012), Gadotti (2013), Oliveira, Sena e Silva (2018), Romão e Gadotti (2007) e Soek (2012). Como resultado, nas narrativas dos professores compreendeu-se que o processo de ensino-aprendizagem precisa considerar as trajetórias e os conhecimentos prévios dos/as educandos/as. Nas narrativas dos/as educandos/as pudemos entender a singularidade que cada educando/a possui, as dificuldades que enfrentam cotidianamente e as perspectivas que têm em relação às transformações que podem ter de sua realidade por meio da EJA. Portanto, a EJA tem um papel de fundamental importância na inserção desse público no ambiente escolar e social, concedendo aos educandos/as a oportunidades de transformarem suas realidades pessoais, profissionais e educacionais, através da educação.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, José Erimar dosSantos, José Erimar dosSilva, Micaela Ferreira dos SantosSilva Filho, Luiz Gomes daOliveira, Pollyana Mirtis Alves de2023-06-12T20:15:21Z2023-06-12T20:15:21Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9259MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:01:09Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9259Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:01:09Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as |
title |
A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as |
spellingShingle |
A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as Oliveira, Pollyana Mirtis Alves de CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Governador Dix-Sept Rosado Educação de Jovens e Adultos Educandos Desafios Possibilidades Escola Estadual Jerônimo Rosado |
title_short |
A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as |
title_full |
A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as |
title_fullStr |
A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as |
title_full_unstemmed |
A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as |
title_sort |
A educação de jovens e adultos (EJA) no município de Governador Dix-Sept Rosado/RN: desafios e possibilidades na formação dos/as educandos/as |
author |
Oliveira, Pollyana Mirtis Alves de |
author_facet |
Oliveira, Pollyana Mirtis Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, José Erimar dos Santos, José Erimar dos Silva, Micaela Ferreira dos Santos Silva Filho, Luiz Gomes da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Pollyana Mirtis Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Governador Dix-Sept Rosado Educação de Jovens e Adultos Educandos Desafios Possibilidades Escola Estadual Jerônimo Rosado |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Governador Dix-Sept Rosado Educação de Jovens e Adultos Educandos Desafios Possibilidades Escola Estadual Jerônimo Rosado |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como espaço empírico de análise os/as educandos/as de uma escola estadual localizada na cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN, enfatizando os desafios e as possibilidades dessa modalidade de educação na formação dos/as educandos/as. Nesse sentido, o público alvo são os/as educandos/as que compõem a EJA da Escola Estadual Jerônimo Rosado – E. E. J. R. no nível ensino fundamental anos Finais. O objetivo é compreender as dificuldades e oportunidades que os/as educandos/as da Escola Estadual Jerônimo Rosado enfrentam durante sua formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que foram realizados a aplicação de 32 questionários com questões abertas e fechadas com os/as professores/as e educandos/as da EJA. Dentre outros/as autores/as importantes, o trabalho toma como embasamento teórico contribuições de Freire (1967; 1987; 1997), Capucho (2012), Gadotti (2013), Oliveira, Sena e Silva (2018), Romão e Gadotti (2007) e Soek (2012). Como resultado, nas narrativas dos professores compreendeu-se que o processo de ensino-aprendizagem precisa considerar as trajetórias e os conhecimentos prévios dos/as educandos/as. Nas narrativas dos/as educandos/as pudemos entender a singularidade que cada educando/a possui, as dificuldades que enfrentam cotidianamente e as perspectivas que têm em relação às transformações que podem ter de sua realidade por meio da EJA. Portanto, a EJA tem um papel de fundamental importância na inserção desse público no ambiente escolar e social, concedendo aos educandos/as a oportunidades de transformarem suas realidades pessoais, profissionais e educacionais, através da educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-29 2023-06-12T20:15:21Z 2023-06-12T20:15:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9259 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747465655549952 |