Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Yascara Pryscilla Dantas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/2010827580929023
http://lattes.cnpq.br/0874107322711076
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7794
Resumo: A busca por novos caminhos para a conscientização da necessidade de adoção de práticas mais sustentáveis passou a ser um discurso presente em várias IES na última década, as universidades federais, necessitaram adequar-se aos parâmetros estabelecidos por lei e criar seus próprios mecanismos de gestão sustentável, inserindo em seu planejamento ações que sejam voltadas para esse novo modelo de gestão, e assim, adotar medidas por meio da inovação social que possam contribuir com a sustentabilidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de inovação social e sua associação com a sustentabilidade em IES públicas do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, com o intuito de responder ao problema de pesquisa, realizou-se uma pesquisa com objetivos exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. No que concerne aos procedimentos técnicos e meios de investigação, foi realizado um estudo múltiplo de casos nas IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram compostos por servidores que atuam no cargo estratégico de gestão sendo um diretor e cinco pró-reitores. Para a coleta de dados do estudo foram utilizadas múltiplas fontes de evidências como a observação do pesquisador, entrevistas, pesquisas científicas anteriores e dados secundários coletados ao longo do processo da pesquisa. Quanto à técnica de análise de dados, foi análise de conteúdo que foram submetidos à triangulação. Como principais resultados foi possível verificar, a partir das evidências apresentadas, que o pressuposto do estudo – de que as práticas de inovação social estão associadas no desenvolvimento das práticas de sustentabilidade nas instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte – foi atendido. É possível destacar que as instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte praticam ações de inovação social, entretanto, muitas vezes a maioria dessas ações não são de conhecimento dos próprios atores que a praticam, a exemplo quando busca-se nos PDIs das universidades, todas possuem indicativos de práticas de inovação social e sustentabilidade, no entanto, na prática não executam essas ações. Portanto, é importante ressaltar que os aspectos culturais emergem como uma das principais evidências relacionadas a dimensão da inovação social, carecendo de uma maior atenção nas IES. Outro fator importante que deve ser mencionado é que a sustentabilidade por meio de suas principais dimensões – econômica, ambiental e social – deve perpassar a inovação social de forma transversal, buscando-se o equilíbrio entre estas três dimensões. Há que se destacar que a dimensão social é a mais presente nas relações no que concerne à inovação social e a sustentabilidade, isso deve-se ao papel da universidade frente ao desenvolvimento sustentável
id UFER_50fb13db68fb845c7dc03058ea11b714
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7794
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Inovação social e sustentabilidade no ensino público superiorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOInovação SocialSustentabilidadeIES PúblicasSocial InnovationSustainabilityPublic HEIsA busca por novos caminhos para a conscientização da necessidade de adoção de práticas mais sustentáveis passou a ser um discurso presente em várias IES na última década, as universidades federais, necessitaram adequar-se aos parâmetros estabelecidos por lei e criar seus próprios mecanismos de gestão sustentável, inserindo em seu planejamento ações que sejam voltadas para esse novo modelo de gestão, e assim, adotar medidas por meio da inovação social que possam contribuir com a sustentabilidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de inovação social e sua associação com a sustentabilidade em IES públicas do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, com o intuito de responder ao problema de pesquisa, realizou-se uma pesquisa com objetivos exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. No que concerne aos procedimentos técnicos e meios de investigação, foi realizado um estudo múltiplo de casos nas IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram compostos por servidores que atuam no cargo estratégico de gestão sendo um diretor e cinco pró-reitores. Para a coleta de dados do estudo foram utilizadas múltiplas fontes de evidências como a observação do pesquisador, entrevistas, pesquisas científicas anteriores e dados secundários coletados ao longo do processo da pesquisa. Quanto à técnica de análise de dados, foi análise de conteúdo que foram submetidos à triangulação. Como principais resultados foi possível verificar, a partir das evidências apresentadas, que o pressuposto do estudo – de que as práticas de inovação social estão associadas no desenvolvimento das práticas de sustentabilidade nas instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte – foi atendido. É possível destacar que as instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte praticam ações de inovação social, entretanto, muitas vezes a maioria dessas ações não são de conhecimento dos próprios atores que a praticam, a exemplo quando busca-se nos PDIs das universidades, todas possuem indicativos de práticas de inovação social e sustentabilidade, no entanto, na prática não executam essas ações. Portanto, é importante ressaltar que os aspectos culturais emergem como uma das principais evidências relacionadas a dimensão da inovação social, carecendo de uma maior atenção nas IES. Outro fator importante que deve ser mencionado é que a sustentabilidade por meio de suas principais dimensões – econômica, ambiental e social – deve perpassar a inovação social de forma transversal, buscando-se o equilíbrio entre estas três dimensões. Há que se destacar que a dimensão social é a mais presente nas relações no que concerne à inovação social e a sustentabilidade, isso deve-se ao papel da universidade frente ao desenvolvimento sustentávelThe search for new ways to raise awareness of the need to adopt more sustainable practices has become a discourse present in several HEIs in the last decade, federal universities, needed to adapt to the parameters established by law and create their own sustainable management mechanisms. , including in its planning actions that are geared towards this new management model, and thus, adopt measures through social innovation that can contribute to sustainability. In this sense, this work aims to analyze social innovation practices and their association with sustainability in public HEIs in Rio Grande do Norte. In this sense, in order to answer the research problem, a research was carried out with exploratory and descriptive objectives, with a qualitative approach. Regarding the technical procedures and means of investigation, a multiple case study was carried out in the public HEIs of the State of Rio Grande do Norte, the research subjects were composed of civil servants who work in the strategic management position, being a director and five pros. - deans. For the collection of study data, multiple sources of evidence were used, such as the researcher's observation, interviews, previous scientific research and secondary data collected during the research process. As for the data analysis technique, it was content analysis that underwent triangulation. As main results, it was possible to verify, based on the evidence presented, that the assumption of the study - that social innovation practices are associated with the development of sustainability practices in public higher education institutions in Rio Grande do Norte - was met. It is possible to highlight that public higher education institutions in Rio Grande do Norte practice social innovation actions, however, most of these actions are often not known to the actors who practice it, for example when searching in the PDIs of universities , all have indications of social innovation and sustainability practices, however, in practice they do not perform these actions. Therefore, it is important to emphasize that cultural aspects emerge as one of the main evidences related to the dimension of social innovation, requiring greater attention in HEIs. Another important factor that should be mentioned is that sustainability through its main dimensions – economic, environmental and social – must permeate social innovation in a transversal way, seeking a balance between these three dimensions. It should be noted that the social dimension is the most present in relationships with regard to social innovation and sustainability, this is due to the university's role in sustainable development125 p.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoGomes, Clandia MaffiniGomes, Clandia MaffiniSiqueira, Elisabete StradiottoKneipp, Jordana MarquesCosta, Yascara Pryscilla Dantas2022-11-10T12:53:33Z2022-11-10T12:53:33Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/2010827580929023http://lattes.cnpq.br/0874107322711076COSTA, Yascara Pryscilla Dantas. Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7794MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T20:27:19Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7794Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T20:27:19Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
title Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
spellingShingle Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
Costa, Yascara Pryscilla Dantas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Inovação Social
Sustentabilidade
IES Públicas
Social Innovation
Sustainability
Public HEIs
title_short Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
title_full Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
title_fullStr Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
title_full_unstemmed Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
title_sort Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
author Costa, Yascara Pryscilla Dantas
author_facet Costa, Yascara Pryscilla Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Clandia Maffini
Gomes, Clandia Maffini
Siqueira, Elisabete Stradiotto
Kneipp, Jordana Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Yascara Pryscilla Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Inovação Social
Sustentabilidade
IES Públicas
Social Innovation
Sustainability
Public HEIs
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Inovação Social
Sustentabilidade
IES Públicas
Social Innovation
Sustainability
Public HEIs
description A busca por novos caminhos para a conscientização da necessidade de adoção de práticas mais sustentáveis passou a ser um discurso presente em várias IES na última década, as universidades federais, necessitaram adequar-se aos parâmetros estabelecidos por lei e criar seus próprios mecanismos de gestão sustentável, inserindo em seu planejamento ações que sejam voltadas para esse novo modelo de gestão, e assim, adotar medidas por meio da inovação social que possam contribuir com a sustentabilidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de inovação social e sua associação com a sustentabilidade em IES públicas do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, com o intuito de responder ao problema de pesquisa, realizou-se uma pesquisa com objetivos exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. No que concerne aos procedimentos técnicos e meios de investigação, foi realizado um estudo múltiplo de casos nas IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram compostos por servidores que atuam no cargo estratégico de gestão sendo um diretor e cinco pró-reitores. Para a coleta de dados do estudo foram utilizadas múltiplas fontes de evidências como a observação do pesquisador, entrevistas, pesquisas científicas anteriores e dados secundários coletados ao longo do processo da pesquisa. Quanto à técnica de análise de dados, foi análise de conteúdo que foram submetidos à triangulação. Como principais resultados foi possível verificar, a partir das evidências apresentadas, que o pressuposto do estudo – de que as práticas de inovação social estão associadas no desenvolvimento das práticas de sustentabilidade nas instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte – foi atendido. É possível destacar que as instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte praticam ações de inovação social, entretanto, muitas vezes a maioria dessas ações não são de conhecimento dos próprios atores que a praticam, a exemplo quando busca-se nos PDIs das universidades, todas possuem indicativos de práticas de inovação social e sustentabilidade, no entanto, na prática não executam essas ações. Portanto, é importante ressaltar que os aspectos culturais emergem como uma das principais evidências relacionadas a dimensão da inovação social, carecendo de uma maior atenção nas IES. Outro fator importante que deve ser mencionado é que a sustentabilidade por meio de suas principais dimensões – econômica, ambiental e social – deve perpassar a inovação social de forma transversal, buscando-se o equilíbrio entre estas três dimensões. Há que se destacar que a dimensão social é a mais presente nas relações no que concerne à inovação social e a sustentabilidade, isso deve-se ao papel da universidade frente ao desenvolvimento sustentável
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10T12:53:33Z
2022-11-10T12:53:33Z
2022-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2010827580929023
http://lattes.cnpq.br/0874107322711076
COSTA, Yascara Pryscilla Dantas. Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7794
url http://lattes.cnpq.br/2010827580929023
http://lattes.cnpq.br/0874107322711076
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7794
identifier_str_mv COSTA, Yascara Pryscilla Dantas. Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Administração
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747446036692992