Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/2010827580929023 http://lattes.cnpq.br/0874107322711076 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7794 |
Resumo: | A busca por novos caminhos para a conscientização da necessidade de adoção de práticas mais sustentáveis passou a ser um discurso presente em várias IES na última década, as universidades federais, necessitaram adequar-se aos parâmetros estabelecidos por lei e criar seus próprios mecanismos de gestão sustentável, inserindo em seu planejamento ações que sejam voltadas para esse novo modelo de gestão, e assim, adotar medidas por meio da inovação social que possam contribuir com a sustentabilidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de inovação social e sua associação com a sustentabilidade em IES públicas do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, com o intuito de responder ao problema de pesquisa, realizou-se uma pesquisa com objetivos exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. No que concerne aos procedimentos técnicos e meios de investigação, foi realizado um estudo múltiplo de casos nas IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram compostos por servidores que atuam no cargo estratégico de gestão sendo um diretor e cinco pró-reitores. Para a coleta de dados do estudo foram utilizadas múltiplas fontes de evidências como a observação do pesquisador, entrevistas, pesquisas científicas anteriores e dados secundários coletados ao longo do processo da pesquisa. Quanto à técnica de análise de dados, foi análise de conteúdo que foram submetidos à triangulação. Como principais resultados foi possível verificar, a partir das evidências apresentadas, que o pressuposto do estudo – de que as práticas de inovação social estão associadas no desenvolvimento das práticas de sustentabilidade nas instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte – foi atendido. É possível destacar que as instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte praticam ações de inovação social, entretanto, muitas vezes a maioria dessas ações não são de conhecimento dos próprios atores que a praticam, a exemplo quando busca-se nos PDIs das universidades, todas possuem indicativos de práticas de inovação social e sustentabilidade, no entanto, na prática não executam essas ações. Portanto, é importante ressaltar que os aspectos culturais emergem como uma das principais evidências relacionadas a dimensão da inovação social, carecendo de uma maior atenção nas IES. Outro fator importante que deve ser mencionado é que a sustentabilidade por meio de suas principais dimensões – econômica, ambiental e social – deve perpassar a inovação social de forma transversal, buscando-se o equilíbrio entre estas três dimensões. Há que se destacar que a dimensão social é a mais presente nas relações no que concerne à inovação social e a sustentabilidade, isso deve-se ao papel da universidade frente ao desenvolvimento sustentável |
id |
UFER_50fb13db68fb845c7dc03058ea11b714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7794 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação social e sustentabilidade no ensino público superiorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOInovação SocialSustentabilidadeIES PúblicasSocial InnovationSustainabilityPublic HEIsA busca por novos caminhos para a conscientização da necessidade de adoção de práticas mais sustentáveis passou a ser um discurso presente em várias IES na última década, as universidades federais, necessitaram adequar-se aos parâmetros estabelecidos por lei e criar seus próprios mecanismos de gestão sustentável, inserindo em seu planejamento ações que sejam voltadas para esse novo modelo de gestão, e assim, adotar medidas por meio da inovação social que possam contribuir com a sustentabilidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de inovação social e sua associação com a sustentabilidade em IES públicas do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, com o intuito de responder ao problema de pesquisa, realizou-se uma pesquisa com objetivos exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. No que concerne aos procedimentos técnicos e meios de investigação, foi realizado um estudo múltiplo de casos nas IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram compostos por servidores que atuam no cargo estratégico de gestão sendo um diretor e cinco pró-reitores. Para a coleta de dados do estudo foram utilizadas múltiplas fontes de evidências como a observação do pesquisador, entrevistas, pesquisas científicas anteriores e dados secundários coletados ao longo do processo da pesquisa. Quanto à técnica de análise de dados, foi análise de conteúdo que foram submetidos à triangulação. Como principais resultados foi possível verificar, a partir das evidências apresentadas, que o pressuposto do estudo – de que as práticas de inovação social estão associadas no desenvolvimento das práticas de sustentabilidade nas instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte – foi atendido. É possível destacar que as instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte praticam ações de inovação social, entretanto, muitas vezes a maioria dessas ações não são de conhecimento dos próprios atores que a praticam, a exemplo quando busca-se nos PDIs das universidades, todas possuem indicativos de práticas de inovação social e sustentabilidade, no entanto, na prática não executam essas ações. Portanto, é importante ressaltar que os aspectos culturais emergem como uma das principais evidências relacionadas a dimensão da inovação social, carecendo de uma maior atenção nas IES. Outro fator importante que deve ser mencionado é que a sustentabilidade por meio de suas principais dimensões – econômica, ambiental e social – deve perpassar a inovação social de forma transversal, buscando-se o equilíbrio entre estas três dimensões. Há que se destacar que a dimensão social é a mais presente nas relações no que concerne à inovação social e a sustentabilidade, isso deve-se ao papel da universidade frente ao desenvolvimento sustentávelThe search for new ways to raise awareness of the need to adopt more sustainable practices has become a discourse present in several HEIs in the last decade, federal universities, needed to adapt to the parameters established by law and create their own sustainable management mechanisms. , including in its planning actions that are geared towards this new management model, and thus, adopt measures through social innovation that can contribute to sustainability. In this sense, this work aims to analyze social innovation practices and their association with sustainability in public HEIs in Rio Grande do Norte. In this sense, in order to answer the research problem, a research was carried out with exploratory and descriptive objectives, with a qualitative approach. Regarding the technical procedures and means of investigation, a multiple case study was carried out in the public HEIs of the State of Rio Grande do Norte, the research subjects were composed of civil servants who work in the strategic management position, being a director and five pros. - deans. For the collection of study data, multiple sources of evidence were used, such as the researcher's observation, interviews, previous scientific research and secondary data collected during the research process. As for the data analysis technique, it was content analysis that underwent triangulation. As main results, it was possible to verify, based on the evidence presented, that the assumption of the study - that social innovation practices are associated with the development of sustainability practices in public higher education institutions in Rio Grande do Norte - was met. It is possible to highlight that public higher education institutions in Rio Grande do Norte practice social innovation actions, however, most of these actions are often not known to the actors who practice it, for example when searching in the PDIs of universities , all have indications of social innovation and sustainability practices, however, in practice they do not perform these actions. Therefore, it is important to emphasize that cultural aspects emerge as one of the main evidences related to the dimension of social innovation, requiring greater attention in HEIs. Another important factor that should be mentioned is that sustainability through its main dimensions – economic, environmental and social – must permeate social innovation in a transversal way, seeking a balance between these three dimensions. It should be noted that the social dimension is the most present in relationships with regard to social innovation and sustainability, this is due to the university's role in sustainable development125 p.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoGomes, Clandia MaffiniGomes, Clandia MaffiniSiqueira, Elisabete StradiottoKneipp, Jordana MarquesCosta, Yascara Pryscilla Dantas2022-11-10T12:53:33Z2022-11-10T12:53:33Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/2010827580929023http://lattes.cnpq.br/0874107322711076COSTA, Yascara Pryscilla Dantas. Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7794MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T20:27:19Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7794Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T20:27:19Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior |
title |
Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior |
spellingShingle |
Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior Costa, Yascara Pryscilla Dantas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Inovação Social Sustentabilidade IES Públicas Social Innovation Sustainability Public HEIs |
title_short |
Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior |
title_full |
Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior |
title_fullStr |
Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior |
title_full_unstemmed |
Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior |
title_sort |
Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior |
author |
Costa, Yascara Pryscilla Dantas |
author_facet |
Costa, Yascara Pryscilla Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Clandia Maffini Gomes, Clandia Maffini Siqueira, Elisabete Stradiotto Kneipp, Jordana Marques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Yascara Pryscilla Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Inovação Social Sustentabilidade IES Públicas Social Innovation Sustainability Public HEIs |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Inovação Social Sustentabilidade IES Públicas Social Innovation Sustainability Public HEIs |
description |
A busca por novos caminhos para a conscientização da necessidade de adoção de práticas mais sustentáveis passou a ser um discurso presente em várias IES na última década, as universidades federais, necessitaram adequar-se aos parâmetros estabelecidos por lei e criar seus próprios mecanismos de gestão sustentável, inserindo em seu planejamento ações que sejam voltadas para esse novo modelo de gestão, e assim, adotar medidas por meio da inovação social que possam contribuir com a sustentabilidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de inovação social e sua associação com a sustentabilidade em IES públicas do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, com o intuito de responder ao problema de pesquisa, realizou-se uma pesquisa com objetivos exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. No que concerne aos procedimentos técnicos e meios de investigação, foi realizado um estudo múltiplo de casos nas IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram compostos por servidores que atuam no cargo estratégico de gestão sendo um diretor e cinco pró-reitores. Para a coleta de dados do estudo foram utilizadas múltiplas fontes de evidências como a observação do pesquisador, entrevistas, pesquisas científicas anteriores e dados secundários coletados ao longo do processo da pesquisa. Quanto à técnica de análise de dados, foi análise de conteúdo que foram submetidos à triangulação. Como principais resultados foi possível verificar, a partir das evidências apresentadas, que o pressuposto do estudo – de que as práticas de inovação social estão associadas no desenvolvimento das práticas de sustentabilidade nas instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte – foi atendido. É possível destacar que as instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte praticam ações de inovação social, entretanto, muitas vezes a maioria dessas ações não são de conhecimento dos próprios atores que a praticam, a exemplo quando busca-se nos PDIs das universidades, todas possuem indicativos de práticas de inovação social e sustentabilidade, no entanto, na prática não executam essas ações. Portanto, é importante ressaltar que os aspectos culturais emergem como uma das principais evidências relacionadas a dimensão da inovação social, carecendo de uma maior atenção nas IES. Outro fator importante que deve ser mencionado é que a sustentabilidade por meio de suas principais dimensões – econômica, ambiental e social – deve perpassar a inovação social de forma transversal, buscando-se o equilíbrio entre estas três dimensões. Há que se destacar que a dimensão social é a mais presente nas relações no que concerne à inovação social e a sustentabilidade, isso deve-se ao papel da universidade frente ao desenvolvimento sustentável |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10T12:53:33Z 2022-11-10T12:53:33Z 2022-07-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2010827580929023 http://lattes.cnpq.br/0874107322711076 COSTA, Yascara Pryscilla Dantas. Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7794 |
url |
http://lattes.cnpq.br/2010827580929023 http://lattes.cnpq.br/0874107322711076 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7794 |
identifier_str_mv |
COSTA, Yascara Pryscilla Dantas. Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747446036692992 |