Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8401 |
Resumo: | O artigo trata de um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica em um momento de mundo pandêmico do vírus coronavírus SARS-COV-2 (COVID-19) que nos impôs um novo cotidiano, sendo preciso uma mudança repentina e urgente em praticamente todos os aspectos sociais, onde foi necessário realizar uma mudança brusca na modalidade de ensino, passando do ensino tradicional presencial para o ensino remoto à distância, devido a urgência de distanciamento social como medida para frear a contaminação pelo vírus. Durante o processo de adaptação no período da pandemia, diante o distanciamento social, foram criadas novas relações sociais, afetivas, profissionais e inovações com o propósito de continuar exercendo atividades essenciais ao ser humano, como a de ensino. Foi necessário fazer a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) como o Software PhET (Physics Education Technology) criada pelo Universidade do Colorado em Boulder. Um simulador de experimentos (laboratório virtual), com o intuito de quebrar barreiras e vencer desafios no campo do ensino da Química |
id |
UFER_54bdc56c74c561cc37e677073a7e3262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8401 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distânciaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAExperiênciasEnsinoTICPHET ColoradoO artigo trata de um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica em um momento de mundo pandêmico do vírus coronavírus SARS-COV-2 (COVID-19) que nos impôs um novo cotidiano, sendo preciso uma mudança repentina e urgente em praticamente todos os aspectos sociais, onde foi necessário realizar uma mudança brusca na modalidade de ensino, passando do ensino tradicional presencial para o ensino remoto à distância, devido a urgência de distanciamento social como medida para frear a contaminação pelo vírus. Durante o processo de adaptação no período da pandemia, diante o distanciamento social, foram criadas novas relações sociais, afetivas, profissionais e inovações com o propósito de continuar exercendo atividades essenciais ao ser humano, como a de ensino. Foi necessário fazer a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) como o Software PhET (Physics Education Technology) criada pelo Universidade do Colorado em Boulder. Um simulador de experimentos (laboratório virtual), com o intuito de quebrar barreiras e vencer desafios no campo do ensino da Química16 p.Núcleo de Educação a Distância - NEADBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCastro, Késia Kelly Vieira deCastro, Késia Kelly Vieira deSantos, Zilvam Melo dosAndrade, Izangela Marculino deLima, Mariana da Silva2023-01-20T11:45:07Z2023-01-20T11:45:07Z2022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLIMA, Mariana da Silva. Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância. 2022. 16 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8401MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-28T19:50:55Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8401Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-28T19:50:55Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância |
title |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância |
spellingShingle |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância Lima, Mariana da Silva CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Experiências Ensino TIC PHET Colorado |
title_short |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância |
title_full |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância |
title_fullStr |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância |
title_full_unstemmed |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância |
title_sort |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância |
author |
Lima, Mariana da Silva |
author_facet |
Lima, Mariana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Késia Kelly Vieira de Castro, Késia Kelly Vieira de Santos, Zilvam Melo dos Andrade, Izangela Marculino de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mariana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Experiências Ensino TIC PHET Colorado |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Experiências Ensino TIC PHET Colorado |
description |
O artigo trata de um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica em um momento de mundo pandêmico do vírus coronavírus SARS-COV-2 (COVID-19) que nos impôs um novo cotidiano, sendo preciso uma mudança repentina e urgente em praticamente todos os aspectos sociais, onde foi necessário realizar uma mudança brusca na modalidade de ensino, passando do ensino tradicional presencial para o ensino remoto à distância, devido a urgência de distanciamento social como medida para frear a contaminação pelo vírus. Durante o processo de adaptação no período da pandemia, diante o distanciamento social, foram criadas novas relações sociais, afetivas, profissionais e inovações com o propósito de continuar exercendo atividades essenciais ao ser humano, como a de ensino. Foi necessário fazer a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) como o Software PhET (Physics Education Technology) criada pelo Universidade do Colorado em Boulder. Um simulador de experimentos (laboratório virtual), com o intuito de quebrar barreiras e vencer desafios no campo do ensino da Química |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24 2023-01-20T11:45:07Z 2023-01-20T11:45:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Mariana da Silva. Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância. 2022. 16 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8401 |
identifier_str_mv |
LIMA, Mariana da Silva. Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância. 2022. 16 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Educação a Distância - NEAD Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Educação a Distância - NEAD Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747469488095232 |