Uma aplicação do software educacional PhET como ferramenta didática no ensino da eletricidade
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51778 |
Resumo: | Um desafio da educação é fazer um bom uso das tecnologias digitais como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem. Trabalhando com essa problemática, o nosso trabalho tem como objetivo avaliar possibilidades e limitações do Portal Tecnologia Educacional em Física (PhET) nas aulas de Física, investigando melhorias na aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade, a luz da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e do uso das TIC. Assim, aplicamos um questionário para análise do conhecimento prévio dos educandos, quando percebemos que para alguns pontos os alunos possuíam concepções, em sua maioria, de senso-comum, fugindo do conhecimento científico. Após a realização das simulações feitas em sala de aula, percebemos que os alunos modificaram esse conhecimento, sendo comprovado através de uma entrevista no final dessa investigação. De acordo com as observações desta pesquisa, percebemos uma real contribuição do PhET no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos que nos propomos trabalhar. |
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Uma aplicação do software educacional PhET como ferramenta didática no ensino da eletricidadeAprendizagem significativa. TIC. PhET. Eletricidade.Simulador Computacional PheT para o Ensino de FísicaUm desafio da educação é fazer um bom uso das tecnologias digitais como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem. Trabalhando com essa problemática, o nosso trabalho tem como objetivo avaliar possibilidades e limitações do Portal Tecnologia Educacional em Física (PhET) nas aulas de Física, investigando melhorias na aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade, a luz da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e do uso das TIC. Assim, aplicamos um questionário para análise do conhecimento prévio dos educandos, quando percebemos que para alguns pontos os alunos possuíam concepções, em sua maioria, de senso-comum, fugindo do conhecimento científico. Após a realização das simulações feitas em sala de aula, percebemos que os alunos modificaram esse conhecimento, sendo comprovado através de uma entrevista no final dessa investigação. De acordo com as observações desta pesquisa, percebemos uma real contribuição do PhET no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos que nos propomos trabalhar.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFerramenta para uma aprendizagem significativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5177810.22456/1982-1654.51778Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51778/36452Araújo, Francisco VanderliNobre, Francisco Augusto SIlvaAndrade Junior, José AdautoDantas, Claudio Rejane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/51778Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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