Uma aplicação do software educacional PhET como ferramenta didática no ensino da eletricidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Francisco Vanderli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nobre, Francisco Augusto SIlva, Andrade Junior, José Adauto, Dantas, Claudio Rejane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51778
Resumo: Um desafio da educação é fazer um bom uso das tecnologias digitais como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem. Trabalhando com essa problemática, o nosso trabalho tem como objetivo avaliar possibilidades e limitações do Portal Tecnologia Educacional em Física (PhET) nas aulas de Física, investigando melhorias na aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade, a luz da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e do uso das TIC. Assim, aplicamos um questionário para análise do conhecimento prévio dos educandos, quando percebemos que para alguns pontos os alunos possuíam concepções, em sua maioria, de senso-comum, fugindo do conhecimento científico. Após a realização das simulações feitas em sala de aula, percebemos que os alunos modificaram esse conhecimento, sendo comprovado através de uma entrevista no final dessa investigação. De acordo com as observações desta pesquisa, percebemos uma real contribuição do PhET no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos que nos propomos trabalhar.
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