O uso das figuras de linguagem onomatopeia e metáfora na construção de sentido em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10097 |
Resumo: | Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa (GR), é considerada uma das melhores obras da literatura brasileira, não só pela riqueza vocabular e a re (invenção) da língua que nela encontramos, mas também diante do fato de ela permitir ao leitor experienciar diversas emoções, diante do processo de humanização que ela compreende. Na voz de Riobaldo, protagonista do romance, digressando entre passado e presente, o leitor se depara com os dilemas experienciados na travessia da vida, comum a qualquer ser, como a dor, o sofrimento, a angústia. Entendendo a linguagem como um instrumento de relevância para o entendimento da profundidade de Grande Sertão: Veredas, o objetivo deste artigo é realizar uma breve identificação e análise de algumas figuras de linguagem, de som e de sintaxe, encontradas na obra. Para tanto, valemo-nos de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e analítico, em que foram selecionados alguns trechos da narrativa para serem examinadas as figuras de linguagem. Ao final, concluímos que, apesar de as figuras serem usadas de maneira pouco convencional por GR, elas são essenciais tanto para a construção de sentido do romance, quanto para evidenciar aspectos singulares da construção do escritor. |
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O uso das figuras de linguagem onomatopeia e metáfora na construção de sentido em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães RosaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAFiguras de LinguagemSentidoEstilísticaGrande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa (GR), é considerada uma das melhores obras da literatura brasileira, não só pela riqueza vocabular e a re (invenção) da língua que nela encontramos, mas também diante do fato de ela permitir ao leitor experienciar diversas emoções, diante do processo de humanização que ela compreende. Na voz de Riobaldo, protagonista do romance, digressando entre passado e presente, o leitor se depara com os dilemas experienciados na travessia da vida, comum a qualquer ser, como a dor, o sofrimento, a angústia. Entendendo a linguagem como um instrumento de relevância para o entendimento da profundidade de Grande Sertão: Veredas, o objetivo deste artigo é realizar uma breve identificação e análise de algumas figuras de linguagem, de som e de sintaxe, encontradas na obra. Para tanto, valemo-nos de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e analítico, em que foram selecionados alguns trechos da narrativa para serem examinadas as figuras de linguagem. Ao final, concluímos que, apesar de as figuras serem usadas de maneira pouco convencional por GR, elas são essenciais tanto para a construção de sentido do romance, quanto para evidenciar aspectos singulares da construção do escritor.Grande Sertão: Veredas, by Guimarães Rosa (GR) is considered one of the best works of Brazilian literature, not only because of its rich vocabulary and the re (invention) of the language that we find in it, but also because of the fact that it allows the reader to experience different emotions in the face of the humanization process that it comprises. In the voice of Riobaldo, the novel's protagonist, digressing between past and present, the reader is faced with the dilemmas experienced in the crossing of life, common to any being, such as pain, suffering, anguish. Understanding that language is a relevant instrument for understanding the depth of Grande Sertão: Veredas. The objective of this article is to carry out a brief identification and analysis of some figures of speech, sound and syntax found in the work. For that, we made use of a qualitative research, of a bibliographic and analytical character in which some excerpts from the narrative were selected to examine the figures of speech. In the end, we see that, despite the figures being used in an unconventional way by Guimarães Rosa, they are essential both for the construction of the novel's meaning, as well as for highlighting unique aspects of the writer's construction.14 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMuniz, Liebert de AbreuSilva, Liebert de AbreuCid Ivan da Costa CarvalhoSales, Francisco Gesival Gurgel deSilva, Jose Ferreira da2024-01-16T15:59:08Z2024-01-16T15:59:08Z2022-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Jose Ferreira da. O uso das figuras de linguagem onomatopeia e metáfora na construção de sentido em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. 2022. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10097CaraúbasUFERSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-16T23:59:08Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10097Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-16T23:59:08Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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