Relações entre acidentes de trânsito e semáforos em Mossoró-RN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1118 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3577 |
Resumo: | Monografia |
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Relações entre acidentes de trânsito e semáforos em Mossoró-RNAcidentes de trânsitoSemáforosGeorreferenciamentoTraffic accidentSemaphoreGeoreferencingCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOMonografiaAn increasingly present problem in developing cities is traffic accidents, in Brazil, traffic is the second cause of death, and with a greater occurrence among young people and adults between 15 and 39 years old, a Geographic Information System (GIS) has the capacity to represent several types of data, thus generating information through the characteristics of accidents, drivers, type of road, traffic lights, etc., and through the relationships between accidents and location generate analyzes that allow the extraction of spatial relationships between diverse characteristics. This paper aims to relate the traffic accidents with the traffic lights of the city of Mossoró-RN with the use of georeferencing, for this was made partnerships with the public management of the city arriving at the Secretary of Urban Mobility and the 2nd District of Police State Highway, where accidents were collected without and with victims from 2014 to 2017, then these accidents were geo-referenced and related to the traffic lights of the city, quantifying them to a radius of 30 and 50 meters of the semaphore units, according to the research , of the 1645 accidents without victims, 15.62% occurred at traffic lights of 30 meters, and 22.37% in those of 50 meters, of 3100 accidents with victims about 15.97% occurred within a radius of 30 meters, already in the radius of 50 meters, the percentage of accidents rises to 18.68%. In the possession of these data, we classify the traffic units according to the number of accidents and list the most critical traffic lights in the city of Mossoró-RN.Um problema cada vez mais presente nas cidades em desenvolvimento são as acidentalidades no trânsito. No Brasil, o trânsito é a segunda causa de morte, com maior ocorrência entre jovens e adultos de 15 a 39 anos. Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) tem a capacidade de representar diversos tipos de dados, podendo assim gerar informações por meio das características dos acidentes, dos condutores, do tipo de via, dos semáforos, etc. Além disso, através das relações entre acidentes e localização geográfica, pode gerar análises que permitam extrair relações espaciais entre diversas características. O presente trabalho tem como objetivo relacionar os acidentes de trânsito com os semáforos da cidade de Mossoró-RN com o uso de georeferenciamento. Para tanto, foram feitas parcerias com a gestão pública da cidade, incluindo a Secretária de Mobilidade Urbana e o 2° Distrito de Polícia Rodoviária Estadual. Foram coletados dados referentes aos acidentes sem e com vítimas, entre 2014 a 2017. Em seguida, os acidentes foram georeferenciados e relacionados aos semáforos da cidade, quantificando-os a um raio de 30 e 50 metros das unidades semafóricas. De acordo com a pesquisa, dos 1645 acidentes sem vítimas, 15,62% aconteceram nos semáforos de 30 metros, e 22,37% nos de 50 metros. Dos 3100 acidentes com vítimas, cerca de 15,97% ocorreram no raio de 30 metros. Já no raio de 50 metros, a porcentagem de acidentes sobe para 18,68%. De posse destes dados, as unidades semafóricas foram classificadas de acordo com a quantidade de acidentes, sendo possível identificar os semáforos mais críticos da cidade de Mossoró-RN.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Engenharias - CEUFERSAFerreira, Eric Amaralhttp://lattes.cnpq.br/Gonçalo, Thomas Edson Espíndolahttp://lattes.cnpq.br/Tabosa, Cristiane de Mesquitahttp://lattes.cnpq.br/Carvalho Júnior, Raimundo Alves de2019-12-11T11:15:44Z2019-12-11T11:15:44Z2018-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCarvalho Júnior (2018) (CARVALHO JÚNIOR, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1118https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3577porCARVALHO JÚNIOR, Raimundo Alves de. Relações entre acidentes de trânsito e semáforos em Mossoró-RN. 2018. 71f. Monografia(Graduação em Engenharia de Produção), Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T14:10:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3577Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T14:10:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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