Programação e sincronização semafóricas a partir de métodos numéricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frescura, Naiéle Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4199
Resumo: O número crescente de veículos nas cidades traz consigo problemas de gestão e gerenciamento de tráfego causados pelo mau uso das vias, que acarretam em pouca demanda em determinados locais, e filas em outros, resultando em transtornos aos usuários, como atrasos, estresse e acidentes. Desta forma, uma das maneiras de garantir mobilidade urbana à população é por meio de um melhor aproveitamento da via, que pode ocorrer através de um bom desempenho do sistema semafórico. Assim, este trabalho apresenta métodos de programação para determinar tempos de ciclos a serem utilizados nos semáforos existentes ao longo da Rua General Sampaio, na cidade de Alegrete/RS, buscando a eficiência dos mesmo, através das características do fluxo de veículos. Para isso, abordou-se referenciais teóricos sobre o assunto, observou-se o comportamento do tráfego, e se comparou os métodos utilizados, baseados nos dados obtidos por Silveira (2018), e na variação horária de suas características. Por fim, concluiu-se que, por meio da programação semafórica, é possível garantir segurança, agilidade e fluidez ao trânsito a partir da utilização de tempos de ciclo adequados para cada período de tempo.
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Assim, este trabalho apresenta métodos de programação para determinar tempos de ciclos a serem utilizados nos semáforos existentes ao longo da Rua General Sampaio, na cidade de Alegrete/RS, buscando a eficiência dos mesmo, através das características do fluxo de veículos. Para isso, abordou-se referenciais teóricos sobre o assunto, observou-se o comportamento do tráfego, e se comparou os métodos utilizados, baseados nos dados obtidos por Silveira (2018), e na variação horária de suas características. Por fim, concluiu-se que, por meio da programação semafórica, é possível garantir segurança, agilidade e fluidez ao trânsito a partir da utilização de tempos de ciclo adequados para cada período de tempo.The growing number of vehicles in cities brings with it traffic management and management problems caused by misuse of roads, which lead to low demand in certain locations and queues in others, resulting in user disruptions such as delays, stress and accidents. In this way, one of the ways to guarantee urban mobility to the population is through a better use of the road, which can occur through a good performance of the traffic light system. Thus, this work presents programming methods to determine cycle times to be used at traffic lights along General Sampaio Street, in the city of Alegrete / RS, which seek their efficiency, through the characteristics of the vehicle flow. For this, theoretical references on the subject were studied, traffic behavior was observed, and the methods used, based on the data obtained by Silveira (2018), and on the hourly variation of traffic characteristics were compared. Finally, it was concluded that through traffic signal programming it is possible to guarantee traffic safety, agility and fluidity through the use of appropriate cycle times for each time period.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia civilSemáforoEngenharia de tráfegoTrânsitoCivil engineeringTraffic lightTraffic engineeringTrafficProgramação e sincronização semafóricas a partir de métodos numéricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALNaiéle Medeiros Frescura - 2019.pdfNaiéle Medeiros Frescura - 2019.pdfapplication/pdf2606331https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4199/1/Nai%c3%a9le%20Medeiros%20Frescura%20-%202019.pdfefb597d5cf89a0071d1cc9d94ae709a9MD51TEXTNaiéle Medeiros Frescura - 2019.pdf.txtNaiéle Medeiros Frescura - 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain146644https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4199/3/Nai%c3%a9le%20Medeiros%20Frescura%20-%202019.pdf.txtba4cfeffbfb14c7906774e047fa8235bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4199/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riu/41992019-08-06 03:01:15.274oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-08-06T06:01:15Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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