Destino do lixo orgânico nas escolas do município de Governador Dix-Sept Rosado-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gabrielly Thárcia da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9689
Resumo: A produção brasileira gera uma quantidade expressiva de lixo orgânico por ano, e muito desse lixo não é reaproveitado ou reciclado gerando um problema ambiental. Esses resíduos possuem um alto potencial de virar adubo orgânico, e até mesmo energia renovável, com isso diminuindo os impactos causados diretamente ao meio ambiente. Diante disto este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento nas escolas do município de Governador Dix-Sept Rosado-RN quanto ao destino final dos resíduos orgânicos gerados no ambiente escolar. A metodologia aplicada, além da pesquisa socioeconômica foi realizada uma pesquisa sobre as condições dos resíduos sólidos nas escolas, através de um questionário com 34 perguntas relacionadas ao tema. Para a análise de dados foi realizada a aplicação da estatística descritiva, utilizando-se de gráficos para descrever o comportamento das características avaliadas. Com os resultados é possível conhecer os pontos positivos e negativos com relação ao destino dado ao lixo nas escolas. Observou que as escolas fazem a separação dos resíduos, porém não utilizam do mesmo para serem compostados, os principais resíduos orgânicos gerados das escolas estudadas do município da pesquisa são cascas de frutas, legumes e verduras, sendo os mesmos, matéria prima para a compostagem. Foi possível verificar que em torno de 1 a 20 kg de resíduos orgânicos são gerados por dia nas escolas, conforme o número de alunos e equipe escolar. Um ponto importante para se destacar é a participação dos alunos ao colaborarem colocando os lixos em seus respectivos lugares, uma vez que as escolas trabalham através de palestras educativas com os alunos para conscientizá-los dos problemas gerados pelo descarte incorreto do lixo.
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Para a análise de dados foi realizada a aplicação da estatística descritiva, utilizando-se de gráficos para descrever o comportamento das características avaliadas. Com os resultados é possível conhecer os pontos positivos e negativos com relação ao destino dado ao lixo nas escolas. Observou que as escolas fazem a separação dos resíduos, porém não utilizam do mesmo para serem compostados, os principais resíduos orgânicos gerados das escolas estudadas do município da pesquisa são cascas de frutas, legumes e verduras, sendo os mesmos, matéria prima para a compostagem. Foi possível verificar que em torno de 1 a 20 kg de resíduos orgânicos são gerados por dia nas escolas, conforme o número de alunos e equipe escolar. Um ponto importante para se destacar é a participação dos alunos ao colaborarem colocando os lixos em seus respectivos lugares, uma vez que as escolas trabalham através de palestras educativas com os alunos para conscientizá-los dos problemas gerados pelo descarte incorreto do lixo.The Brazilian production creates a significant amount of organic trash per year, and a lot of that trash is not reused or recycled, creating an environmental problem. These residues have a high potential to become organic fertilizer, and even renewable energy, reducing the impacts caused to the environment. In addition, this work aimed to perform out a survey in schools in Governador Dix-Sept Rosado city, regarding the final destination of organic trash generated in the school environment. The methodology applied, beyond to the socioeconomic research, a survey was realized out on the conditions of solid trash in schools, through a quiz with 34 questions related to the topic. For data analysis, was realized the application of descriptive statistics, using graphs to describe the performance of the characteristics were evaluated. With the results it’s possible to know the positive and negative points in relation to the destination of the trash of the schools. It has been established that schools separate the trash, but do not use it to be composted. The main organic residues generated in the schools studied in the city of the research are fruits peel, vegetables and greens, raw material to composting. It was possible to verify that around 1 to 20 kg of organic trash are generated per day in schools, according to the number of students and school staff. An important point is the students cooperate putting trash in their respective places, since schools work through educational lectures with students to aware them about problems generated by improper disposal of trash.48 f.Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCENBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLima, Jailma Suerda Silva deLima, Jailma Suerda Silva deOliveira, Fabrícia Nascimento deSilva, Jéssica Paloma daRodrigues, Gardênia Silvana de OliveiraLima, Gabrielly Thárcia da Costa2023-11-23T17:01:43Z2023-11-23T17:01:43Z2023-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLIMA, Gabrielly Thárcia da Costa. Destino do lixo orgânico nas escolas do município de Governador Dix-Sept Rosado-RN. 2023. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 22 nov. 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9689MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSACC-BY-SAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-24T01:01:43Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9689Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-24T01:01:43Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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