Formação de professores polivalentes: um estudo sobre percepções de docentes de escolas públicas no município de Mossoró – RN
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/5799425932852626 https://lattes.cnpq.br/2653255759411632 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11151 |
Resumo: | Esta pesquisa, inserida na discussão erguida nacionalmente por pesquisadores, associações, entidades representativas da área educacional e faculdades, centros e departamentos de educação ao longo do tempo sobre o curso de Pedagogia no Brasil e a formação de professores da Educação Básica, tematizou a formação de professores polivalentes. Delimitou-se para o estudo da formação e, também, da docência, na perspectiva da polivalência, de professores da escola pública. Como problema de pesquisa, ressaltou: quais as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da UERN, Campus Central, atuantes em escolas públicas no Município de Mossoró – RN, no que diz respeito à formação de professores polivalentes? Pontificou, como objetivo central, refletir sobre as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, atuantes em escolas públicas do Município de Mossoró – RN, acerca da formação de professores polivalentes. No que toca aos objetivos específicos, demarcaram-se: (a) descrever as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da UERN, Campus Central, atuantes em escolas públicas, no Município de Mossoró – RN, no que diz respeito à formação de professores polivalentes; (b) pensar sobre a docência de professores polivalentes de escolas públicas do Município de Mossoró – RN, licenciados em Pedagogia pela UERN, Campus Central; e (c) analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UERN, ano de 2012, Campus Central, acerca da formação de professores polivalentes. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, tipificando-se como um estudo de caso. Além disso, ancorou-se no levantamento bibliográfico, bem como na análise documental do PPC (2012) do curso de Pedagogia da UERN, campus central. Ademais, como técnica de construção de dados, optou-se também por realizar entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (um de cada ano), atuantes em escolas públicas do Município de Mossoró – RN, os quais são egressos do curso de Pedagogia da UERN. A investigação se fundamentou, centralmente, em autores de base crítica que, no decurso do tempo, têm investigado a formação de professores polivalentes, o curso de Pedagogia no Brasil e a docência polivalente, a saber: Scheibe (2007), Tardif (2008), Cruz (2012), Fiorin e Ferreira (2013), Pimenta et al. (2017), Gonçalves (2017), Medeiros, Araújo e Santos (2021), Libâneo et al. (2022), entre outros. Como técnica principal para a análise dos dados, destacou-se a análise textual discursiva. Concluiu-se que, apesar da formação inicial na licenciatura se configurar como um espaço singular de profissionalização docente, também deixou lacunas na formação destinada à atuação na gestão escolar, nos espaços não escolares e na Educação de Jovens e Adultos. No contexto da UERN, campus central, a partir da percepção dos sujeitos da pesquisa, entendeu-se que a ênfase dos processos formativos no curso de Pedagogia deu-se na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, apesar da ênfase dada à formação docente para atuação nesses níveis de ensino, refletiu-se que, em virtude de o curso vislumbrar um perfil docente com caráter generalista para atuação na Educação Básica, há limites na docência na perspectiva da polivalência, dentre eles, a ausência de conhecimentos específicos e pedagógicos acerca do trabalho com as disciplinas lecionadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
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Formação de professores polivalentes: um estudo sobre percepções de docentes de escolas públicas no município de Mossoró – RNTraining multipurpose teachers: a study on perceptions of teachers at public schools in the municipality of Mossoró – RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMformação de professorescurso de pedagogiacurrículoprofessor polivalentedocência polivalenteteacher educationpedagogy coursecurriculumpolyvalent teacherpolyvalent teachingEsta pesquisa, inserida na discussão erguida nacionalmente por pesquisadores, associações, entidades representativas da área educacional e faculdades, centros e departamentos de educação ao longo do tempo sobre o curso de Pedagogia no Brasil e a formação de professores da Educação Básica, tematizou a formação de professores polivalentes. Delimitou-se para o estudo da formação e, também, da docência, na perspectiva da polivalência, de professores da escola pública. Como problema de pesquisa, ressaltou: quais as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da UERN, Campus Central, atuantes em escolas públicas no Município de Mossoró – RN, no que diz respeito à formação de professores polivalentes? Pontificou, como objetivo central, refletir sobre as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, atuantes em escolas públicas do Município de Mossoró – RN, acerca da formação de professores polivalentes. No que toca aos objetivos específicos, demarcaram-se: (a) descrever as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da UERN, Campus Central, atuantes em escolas públicas, no Município de Mossoró – RN, no que diz respeito à formação de professores polivalentes; (b) pensar sobre a docência de professores polivalentes de escolas públicas do Município de Mossoró – RN, licenciados em Pedagogia pela UERN, Campus Central; e (c) analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UERN, ano de 2012, Campus Central, acerca da formação de professores polivalentes. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, tipificando-se como um estudo de caso. Além disso, ancorou-se no levantamento bibliográfico, bem como na análise documental do PPC (2012) do curso de Pedagogia da UERN, campus central. Ademais, como técnica de construção de dados, optou-se também por realizar entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (um de cada ano), atuantes em escolas públicas do Município de Mossoró – RN, os quais são egressos do curso de Pedagogia da UERN. A investigação se fundamentou, centralmente, em autores de base crítica que, no decurso do tempo, têm investigado a formação de professores polivalentes, o curso de Pedagogia no Brasil e a docência polivalente, a saber: Scheibe (2007), Tardif (2008), Cruz (2012), Fiorin e Ferreira (2013), Pimenta et al. (2017), Gonçalves (2017), Medeiros, Araújo e Santos (2021), Libâneo et al. (2022), entre outros. Como técnica principal para a análise dos dados, destacou-se a análise textual discursiva. Concluiu-se que, apesar da formação inicial na licenciatura se configurar como um espaço singular de profissionalização docente, também deixou lacunas na formação destinada à atuação na gestão escolar, nos espaços não escolares e na Educação de Jovens e Adultos. No contexto da UERN, campus central, a partir da percepção dos sujeitos da pesquisa, entendeu-se que a ênfase dos processos formativos no curso de Pedagogia deu-se na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, apesar da ênfase dada à formação docente para atuação nesses níveis de ensino, refletiu-se que, em virtude de o curso vislumbrar um perfil docente com caráter generalista para atuação na Educação Básica, há limites na docência na perspectiva da polivalência, dentre eles, a ausência de conhecimentos específicos e pedagógicos acerca do trabalho com as disciplinas lecionadas nos anos iniciais do Ensino FundamentalThis research, inserted in the discussion raised nationally by researchers, associations, representative entities of the educational area and faculties, centers and departments of education along the time about the Pedagogy course in Brazil and the formation of teachers of Basic Education, thematicized the formation of polyvalent teachers. It was delimited for the study of the formation and, also, of the teaching, in the perspective of polyvalence, of public school teachers. As a research problem, it pointed out: what are the perceptions of graduates of the Degree in Pedagogy of UERN, Central Campus, working in public schools in Mossoró city - RN, regarding the formation of multi-skilled teachers? Punctuated, as a central objective, to reflect on the perceptions of graduates of the Degree in Pedagogy from the University of the State Rio Grande do Norte (UERN), Central Campus, working in public schools in Mossoró city - RN, about the training of multi-skilled teachers. Regarding the specific objectives, they were demarcated: (a) to describe the perceptions graduates of the Degree in Pedagogy at UERN, Central Campus, working in public schools, in the Municipality of Mossoró - RN, with regard to the training of polyvalent teachers; (b) to think about the teaching of multivalent teachers from public schools in Mossoró city - RN, graduated in Pedagogy by UERN, Central Campus; and (c) to analyze the Pedagogical Project of the Undergraduate Course in Pedagogy UERN, year 2012, Central Campus, about the training of multivalent teachers. The research made use of a qualitative approach, with a phenomenological focus, typifying itself as a case study. Moreover, it was anchored in the bibliographical survey, as well as in the documental analysis the PPC (2012) of the Pedagogy course of UERN, central campus. Moreover, as a technique of data construction, it was also chosen to perform semi-structured interviews developed with five teachers of the initial years of Elementary Education (one of each year), working in public schools of the Municipality Mossoró - RN, which are graduates of the course of Pedagogy UERN. The investigation was based, centrally, in authors of critical basis that, in the course of time, have investigated the formation of polyvalent teachers, the course of Pedagogy in Brazil and the polyvalent teaching, namely: Scheibe (2007), Tardif (2008), Cruz (2012), Fiorin and Ferreira (2013), Pimenta et al. (2017), Gonçalves (2017), Medeiros, Araújo and Santos (2021), Libâneo et al. (2022), among others. The main technique for the analysis of the data was the textual discourse analysis. It was concluded that, despite the initial training in the undergraduate course being configured as a unique space for teaching professionalization, it also left gaps in the training aimed at acting in school management, in non-school spaces and in Youth and Adult Education. In UERN context, central campus, from the perception of the research subjects, it was understood the emphasis of the formative processes in the Pedagogy course was on Children Education and the initial years of Elementary School. However, despite the emphasis given to the teacher training to act in these levels of education, it was reflected that, due to the fact that the course aims at a generalist teacher profile to act in Basic Education, there are limits in teaching in the perspective of polyvalence, among them, the absence of specific and pedagogical knowledge about the work with the subjects taught in the early years of elementary education151 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoMedeiros, Emerson Augusto deMedeiros, Emerson Augusto deGraterol, María Margarita VillegasAmorim, Giovana Carla CardosoNascimento, Antonio Anderson Brito do2024-08-12T14:11:30Z2024-08-12T14:11:30Z2023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/5799425932852626https://lattes.cnpq.br/2653255759411632NASCIMENTO, Antonio Anderson Brito do. Formação de professores polivalentes: um estudo sobre percepções de docentes de escolas públicas no município de Mossoró – RN. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11151MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-12T22:11:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11151Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-12T22:11:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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