As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Monalisa Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10775
Resumo: A interpretação de texto é de extrema importância e fundamental para todos nós, visto que é através do saber interpretar que temos a possibilidade de entender o que determinada mensagem quer passar, seja em texto verbal ou não verbal. E no que se refere ao ato de interpretar é de considerar que a leitura possibilita essa oportunidade. Levando em consideração a importância da interpretação, o presente trabalho se volta para a turmado 9° ano da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara, na cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo geral identificar quais as maiores dificuldades de interpretação de texto presentes na turma do 9° ano do Ensino Fundamental II, e como objetivos específicos analisar o nível de interpretação de texto dos alunos do 9° ano; identificar o que leva a falta de interpretação textual na disciplina de língua portuguesa, e com isso reflete sobre a importância que a interpretação de texto tem na trajetória dos estudantes do 9° ano. No que compete a parte metodológica, a pesquisa tem caráter exploratório e investigativo, tendo por embasamento teórico autores como Irandé Antunes (1937), Freire (1989), Baraúna e Cardoso (2019), Koch e Elias (2014), Cavalcante (2016) que estudam essa temática. A pesquisa se voltou para um estudo de campo, pois fomos à sala de aula observar e posteriormente aplicar um questionário a alguns alunos e como resultado obtemos que a turma tem uma falta de interesse ao que se refere a interpretação de textos e a identificação da ausência de inte resse nesse assunto dificulta o trabalho do professor de língua portuguesa.
id UFER_618ad93e442a7c80a0c3bbdffbd54698
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10775
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos CâmaraLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESATextoInterpretação de textoLeituraEnsino Fundamental IIA interpretação de texto é de extrema importância e fundamental para todos nós, visto que é através do saber interpretar que temos a possibilidade de entender o que determinada mensagem quer passar, seja em texto verbal ou não verbal. E no que se refere ao ato de interpretar é de considerar que a leitura possibilita essa oportunidade. Levando em consideração a importância da interpretação, o presente trabalho se volta para a turmado 9° ano da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara, na cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo geral identificar quais as maiores dificuldades de interpretação de texto presentes na turma do 9° ano do Ensino Fundamental II, e como objetivos específicos analisar o nível de interpretação de texto dos alunos do 9° ano; identificar o que leva a falta de interpretação textual na disciplina de língua portuguesa, e com isso reflete sobre a importância que a interpretação de texto tem na trajetória dos estudantes do 9° ano. No que compete a parte metodológica, a pesquisa tem caráter exploratório e investigativo, tendo por embasamento teórico autores como Irandé Antunes (1937), Freire (1989), Baraúna e Cardoso (2019), Koch e Elias (2014), Cavalcante (2016) que estudam essa temática. A pesquisa se voltou para um estudo de campo, pois fomos à sala de aula observar e posteriormente aplicar um questionário a alguns alunos e como resultado obtemos que a turma tem uma falta de interesse ao que se refere a interpretação de textos e a identificação da ausência de inte resse nesse assunto dificulta o trabalho do professor de língua portuguesa.23 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMafra, Luciana Dantas MafraMafra, Luciana Dantas MafraSilva, Mria do Socorro SouzaCosta, Mria LidianaSilva, Monalisa Fernanda da Silva2024-04-29T16:48:55Z2024-04-29T16:48:55Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Monalisa Fernanda da. As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10775CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-04-30T03:00:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10775Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-04-30T03:00:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
title As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
spellingShingle As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
Silva, Monalisa Fernanda da Silva
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Texto
Interpretação de texto
Leitura
Ensino Fundamental II
title_short As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
title_full As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
title_fullStr As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
title_full_unstemmed As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
title_sort As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
author Silva, Monalisa Fernanda da Silva
author_facet Silva, Monalisa Fernanda da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mafra, Luciana Dantas Mafra
Mafra, Luciana Dantas Mafra
Silva, Mria do Socorro Souza
Costa, Mria Lidiana
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Monalisa Fernanda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Texto
Interpretação de texto
Leitura
Ensino Fundamental II
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Texto
Interpretação de texto
Leitura
Ensino Fundamental II
description A interpretação de texto é de extrema importância e fundamental para todos nós, visto que é através do saber interpretar que temos a possibilidade de entender o que determinada mensagem quer passar, seja em texto verbal ou não verbal. E no que se refere ao ato de interpretar é de considerar que a leitura possibilita essa oportunidade. Levando em consideração a importância da interpretação, o presente trabalho se volta para a turmado 9° ano da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara, na cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo geral identificar quais as maiores dificuldades de interpretação de texto presentes na turma do 9° ano do Ensino Fundamental II, e como objetivos específicos analisar o nível de interpretação de texto dos alunos do 9° ano; identificar o que leva a falta de interpretação textual na disciplina de língua portuguesa, e com isso reflete sobre a importância que a interpretação de texto tem na trajetória dos estudantes do 9° ano. No que compete a parte metodológica, a pesquisa tem caráter exploratório e investigativo, tendo por embasamento teórico autores como Irandé Antunes (1937), Freire (1989), Baraúna e Cardoso (2019), Koch e Elias (2014), Cavalcante (2016) que estudam essa temática. A pesquisa se voltou para um estudo de campo, pois fomos à sala de aula observar e posteriormente aplicar um questionário a alguns alunos e como resultado obtemos que a turma tem uma falta de interesse ao que se refere a interpretação de textos e a identificação da ausência de inte resse nesse assunto dificulta o trabalho do professor de língua portuguesa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
2024-04-29T16:48:55Z
2024-04-29T16:48:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Monalisa Fernanda da. As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10775
identifier_str_mv SILVA, Monalisa Fernanda da. As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747467059593216