As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10775 |
Resumo: | A interpretação de texto é de extrema importância e fundamental para todos nós, visto que é através do saber interpretar que temos a possibilidade de entender o que determinada mensagem quer passar, seja em texto verbal ou não verbal. E no que se refere ao ato de interpretar é de considerar que a leitura possibilita essa oportunidade. Levando em consideração a importância da interpretação, o presente trabalho se volta para a turmado 9° ano da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara, na cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo geral identificar quais as maiores dificuldades de interpretação de texto presentes na turma do 9° ano do Ensino Fundamental II, e como objetivos específicos analisar o nível de interpretação de texto dos alunos do 9° ano; identificar o que leva a falta de interpretação textual na disciplina de língua portuguesa, e com isso reflete sobre a importância que a interpretação de texto tem na trajetória dos estudantes do 9° ano. No que compete a parte metodológica, a pesquisa tem caráter exploratório e investigativo, tendo por embasamento teórico autores como Irandé Antunes (1937), Freire (1989), Baraúna e Cardoso (2019), Koch e Elias (2014), Cavalcante (2016) que estudam essa temática. A pesquisa se voltou para um estudo de campo, pois fomos à sala de aula observar e posteriormente aplicar um questionário a alguns alunos e como resultado obtemos que a turma tem uma falta de interesse ao que se refere a interpretação de textos e a identificação da ausência de inte resse nesse assunto dificulta o trabalho do professor de língua portuguesa. |
id |
UFER_618ad93e442a7c80a0c3bbdffbd54698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10775 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos CâmaraLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESATextoInterpretação de textoLeituraEnsino Fundamental IIA interpretação de texto é de extrema importância e fundamental para todos nós, visto que é através do saber interpretar que temos a possibilidade de entender o que determinada mensagem quer passar, seja em texto verbal ou não verbal. E no que se refere ao ato de interpretar é de considerar que a leitura possibilita essa oportunidade. Levando em consideração a importância da interpretação, o presente trabalho se volta para a turmado 9° ano da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara, na cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo geral identificar quais as maiores dificuldades de interpretação de texto presentes na turma do 9° ano do Ensino Fundamental II, e como objetivos específicos analisar o nível de interpretação de texto dos alunos do 9° ano; identificar o que leva a falta de interpretação textual na disciplina de língua portuguesa, e com isso reflete sobre a importância que a interpretação de texto tem na trajetória dos estudantes do 9° ano. No que compete a parte metodológica, a pesquisa tem caráter exploratório e investigativo, tendo por embasamento teórico autores como Irandé Antunes (1937), Freire (1989), Baraúna e Cardoso (2019), Koch e Elias (2014), Cavalcante (2016) que estudam essa temática. A pesquisa se voltou para um estudo de campo, pois fomos à sala de aula observar e posteriormente aplicar um questionário a alguns alunos e como resultado obtemos que a turma tem uma falta de interesse ao que se refere a interpretação de textos e a identificação da ausência de inte resse nesse assunto dificulta o trabalho do professor de língua portuguesa.23 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMafra, Luciana Dantas MafraMafra, Luciana Dantas MafraSilva, Mria do Socorro SouzaCosta, Mria LidianaSilva, Monalisa Fernanda da Silva2024-04-29T16:48:55Z2024-04-29T16:48:55Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Monalisa Fernanda da. As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10775CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-04-30T03:00:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10775Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-04-30T03:00:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara |
title |
As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara |
spellingShingle |
As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara Silva, Monalisa Fernanda da Silva LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Texto Interpretação de texto Leitura Ensino Fundamental II |
title_short |
As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara |
title_full |
As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara |
title_fullStr |
As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara |
title_full_unstemmed |
As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara |
title_sort |
As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara |
author |
Silva, Monalisa Fernanda da Silva |
author_facet |
Silva, Monalisa Fernanda da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mafra, Luciana Dantas Mafra Mafra, Luciana Dantas Mafra Silva, Mria do Socorro Souza Costa, Mria Lidiana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Monalisa Fernanda da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Texto Interpretação de texto Leitura Ensino Fundamental II |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Texto Interpretação de texto Leitura Ensino Fundamental II |
description |
A interpretação de texto é de extrema importância e fundamental para todos nós, visto que é através do saber interpretar que temos a possibilidade de entender o que determinada mensagem quer passar, seja em texto verbal ou não verbal. E no que se refere ao ato de interpretar é de considerar que a leitura possibilita essa oportunidade. Levando em consideração a importância da interpretação, o presente trabalho se volta para a turmado 9° ano da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara, na cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo geral identificar quais as maiores dificuldades de interpretação de texto presentes na turma do 9° ano do Ensino Fundamental II, e como objetivos específicos analisar o nível de interpretação de texto dos alunos do 9° ano; identificar o que leva a falta de interpretação textual na disciplina de língua portuguesa, e com isso reflete sobre a importância que a interpretação de texto tem na trajetória dos estudantes do 9° ano. No que compete a parte metodológica, a pesquisa tem caráter exploratório e investigativo, tendo por embasamento teórico autores como Irandé Antunes (1937), Freire (1989), Baraúna e Cardoso (2019), Koch e Elias (2014), Cavalcante (2016) que estudam essa temática. A pesquisa se voltou para um estudo de campo, pois fomos à sala de aula observar e posteriormente aplicar um questionário a alguns alunos e como resultado obtemos que a turma tem uma falta de interesse ao que se refere a interpretação de textos e a identificação da ausência de inte resse nesse assunto dificulta o trabalho do professor de língua portuguesa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 2024-04-29T16:48:55Z 2024-04-29T16:48:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Monalisa Fernanda da. As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10775 |
identifier_str_mv |
SILVA, Monalisa Fernanda da. As maiores dificuldades de interpretação de texto dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747467059593216 |