Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Everton Viana da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2060
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2524
Resumo: Monografia
id UFER_61f0e4150d846cf3c0fc671d25d0b552
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2524
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RNLiteraturaSurdoEstratégiaEnsinoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASMonografiaNão possuiNa atualidade, o processo de ensino/aprendizagem é compreendido como um desafio à profissão docente, pois a realidade da educação é outra, o que exige habilidades que proporcionem ao aluno um desenvolvimento significativo. Algumas dificuldades são presenciadas no contexto escolar, como, por exemplo, a ausência de profissionais com formação na área da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que para o surdo configura-se como sua língua materna. Assim, quando o professor de Língua Portuguesa não sabe LIBRAS, ensinar literatura e quais estratégias utilizar com um aluno surdo, a dificuldade com o trabalho docente se torna mais árduo. Neste sentido, este trabalho analisa as estratégias e concepções de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva dos professores de uma escola pública no município de Campo Grande/RN. Para a obtenção dos dados, buscou-se a realização de uma entrevista com professores de Língua Portuguesa através de questionários semiestruturados. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Para a fundamentação, utilizou-se autores que discutem a temática, tais como: BRAGA JÚNIOR, 2015; EAGLETON, 2003; NÓVOA, 1995; QUADROS; KARNOPP, 2004; ZILBERMAN, 2008 e outros. As estratégias de ensino de literatura precisam ter como foco principal a Língua Portuguesa e, consequentemente, o ensino de LIBRAS para surdos, entretanto observa-se que ao longo do tempo não houve a devida capacitação na área. Entre os docentes que responderam ao questionário, alguns demonstraram que reconhecem a importância de usar metodologias que contemplem os alunos surdos na sala de aula e, ao mesmo tempo, ressaltaram a necessidade do uso de imagens para contribuir com uma aprendizagem significativa. Espera-se que os sistemas de ensino compreendam a necessidade de investir em formação contínua, a fim de contribuir com a inclusão do surdo no cotidiano educacional, mas além de investimentos em formação para os docentes, a conscientização destes acerca da necessidade de incluir todos que chegam à escola pública.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSASilva, Eldio Pinto dahttp://lattes.cnpq.br/Fagundes, Isabelle Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/Leal, Jéssica Girlaine Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/Silva, Everton Viana da2019-12-03T14:45:26Z2019-12-03T14:45:26Z2018-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva (2018) (SILVA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2060https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2524porSILVA, Everton Viana da. Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN. 2018. 47 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T20:46:39Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2524Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T20:46:39Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN
title Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN
spellingShingle Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN
Silva, Everton Viana da
Literatura
Surdo
Estratégia
Ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
title_short Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN
title_full Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN
title_fullStr Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN
title_full_unstemmed Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN
title_sort Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN
author Silva, Everton Viana da
author_facet Silva, Everton Viana da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eldio Pinto da
http://lattes.cnpq.br/
Fagundes, Isabelle Pinheiro
http://lattes.cnpq.br/
Leal, Jéssica Girlaine Guimarães
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Everton Viana da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Surdo
Estratégia
Ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
topic Literatura
Surdo
Estratégia
Ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
description Monografia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
2019-12-03T14:45:26Z
2019-12-03T14:45:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva (2018) (SILVA, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2060
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2524
identifier_str_mv Silva (2018) (SILVA, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2060
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Everton Viana da. Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN. 2018. 47 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747479673962496