Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2060 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2524 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_61f0e4150d846cf3c0fc671d25d0b552 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2524 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RNLiteraturaSurdoEstratégiaEnsinoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMonografiaNão possuiNa atualidade, o processo de ensino/aprendizagem é compreendido como um desafio à profissão docente, pois a realidade da educação é outra, o que exige habilidades que proporcionem ao aluno um desenvolvimento significativo. Algumas dificuldades são presenciadas no contexto escolar, como, por exemplo, a ausência de profissionais com formação na área da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que para o surdo configura-se como sua língua materna. Assim, quando o professor de Língua Portuguesa não sabe LIBRAS, ensinar literatura e quais estratégias utilizar com um aluno surdo, a dificuldade com o trabalho docente se torna mais árduo. Neste sentido, este trabalho analisa as estratégias e concepções de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva dos professores de uma escola pública no município de Campo Grande/RN. Para a obtenção dos dados, buscou-se a realização de uma entrevista com professores de Língua Portuguesa através de questionários semiestruturados. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Para a fundamentação, utilizou-se autores que discutem a temática, tais como: BRAGA JÚNIOR, 2015; EAGLETON, 2003; NÓVOA, 1995; QUADROS; KARNOPP, 2004; ZILBERMAN, 2008 e outros. As estratégias de ensino de literatura precisam ter como foco principal a Língua Portuguesa e, consequentemente, o ensino de LIBRAS para surdos, entretanto observa-se que ao longo do tempo não houve a devida capacitação na área. Entre os docentes que responderam ao questionário, alguns demonstraram que reconhecem a importância de usar metodologias que contemplem os alunos surdos na sala de aula e, ao mesmo tempo, ressaltaram a necessidade do uso de imagens para contribuir com uma aprendizagem significativa. Espera-se que os sistemas de ensino compreendam a necessidade de investir em formação contínua, a fim de contribuir com a inclusão do surdo no cotidiano educacional, mas além de investimentos em formação para os docentes, a conscientização destes acerca da necessidade de incluir todos que chegam à escola pública.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSASilva, Eldio Pinto dahttp://lattes.cnpq.br/Fagundes, Isabelle Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/Leal, Jéssica Girlaine Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/Silva, Everton Viana da2019-12-03T14:45:26Z2019-12-03T14:45:26Z2018-09-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSilva (2018) (SILVA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2060https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2524porSILVA, Everton Viana da. Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN. 2018. 47 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCC-BY-SAreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T01:19:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2524Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T01:19:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN |
title |
Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN |
spellingShingle |
Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN Silva, Everton Viana da Literatura Surdo Estratégia Ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
title_short |
Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN |
title_full |
Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN |
title_fullStr |
Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN |
title_sort |
Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN |
author |
Silva, Everton Viana da |
author_facet |
Silva, Everton Viana da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Eldio Pinto da http://lattes.cnpq.br/ Fagundes, Isabelle Pinheiro http://lattes.cnpq.br/ Leal, Jéssica Girlaine Guimarães http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Everton Viana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Surdo Estratégia Ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
topic |
Literatura Surdo Estratégia Ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
description |
Monografia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 2019-12-03T14:45:26Z 2019-12-03T14:45:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva (2018) (SILVA, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2060 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2524 |
identifier_str_mv |
Silva (2018) (SILVA, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2060 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Everton Viana da. Estratégias de ensino de literatura para alunos surdos na perspectiva de professores de língua portuguesa de uma escola pública de Campo Grande/RN. 2018. 47 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1816711971764961280 |