Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10691 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral propor um recurso didático visual mediado pela literatura surda, considerando aspectos da cultura e identidade de pessoas surdas. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas Mann (1875), Maria (2002), Caldin (2003), Apolinário (2005), Strobel (2008), Karnopp (2010), Stock (2010), Mourão (2011); Lacerda, Santos e Caetano (2011), Almir (2018) e Lajolo (2018). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Por intermédio das discussões percebemos que a literatura é um artefato cultural de conhecimentos educacional e que se relaciona com os seus significados, envolvendo a expressão do homem no período que está inserido, o papel do texto literário, que além de ser uma ferramenta de facilitação a compreensão, ajuda na reflexão crítica, nos desenvolvimentos linguísticos, cognitivos que envolvem a percepção, atenção memória, raciocínio e imaginação, permitindo que a sociedade busque novas formas de aprendizado. A partir da nossa pesquisa podemos supor que os recursos visuais ajudam e auxiliam o aluno, bem como o professor para realizar mediações para o aluno surdo, proporcionando a construção e visibilidade de sua cultura por meio do contato com leituras literárias de sua comunidade. |
id |
UFER_1bf85ec3e1a991edc6362920f676daf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10691 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta MelLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASLiteratura surdaCultura surdaSurdosRecurso didático visualEste estudo tem como objetivo geral propor um recurso didático visual mediado pela literatura surda, considerando aspectos da cultura e identidade de pessoas surdas. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas Mann (1875), Maria (2002), Caldin (2003), Apolinário (2005), Strobel (2008), Karnopp (2010), Stock (2010), Mourão (2011); Lacerda, Santos e Caetano (2011), Almir (2018) e Lajolo (2018). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Por intermédio das discussões percebemos que a literatura é um artefato cultural de conhecimentos educacional e que se relaciona com os seus significados, envolvendo a expressão do homem no período que está inserido, o papel do texto literário, que além de ser uma ferramenta de facilitação a compreensão, ajuda na reflexão crítica, nos desenvolvimentos linguísticos, cognitivos que envolvem a percepção, atenção memória, raciocínio e imaginação, permitindo que a sociedade busque novas formas de aprendizado. A partir da nossa pesquisa podemos supor que os recursos visuais ajudam e auxiliam o aluno, bem como o professor para realizar mediações para o aluno surdo, proporcionando a construção e visibilidade de sua cultura por meio do contato com leituras literárias de sua comunidade.This study has the general objective of proposing a visual teaching resource mediated by deaf literature, considering aspects of the culture and identity of people bwith deafness. The theoretical foundation that anchors our analysis made use of theories focused on Mann (1875), Maria (2002), Caldin (2003), Apolinário (2005), Strobel (2008), Karnopp (2010), Stock (2010), Mourão (2011); Lacerda, Santos e Caetano (2011), Almir (2018) e Lajolo (2018). This is a descriptive research, with a qualitative approach. Through the discussions we realized that literature is a cultural artifact of educational knowledge and that it is related to its meanings, involving the expression of man in the period in which it is inserted, the role of the literary text, which in addition to being a tool to facilitate understanding, helps with critical reflection, linguistic and cognitive developments that involve perception, attention, memory, reasoning and imagination, allowing society to seek new forms of learning. From our research we can prove that visual resources help and assist the student, as well as the teacher to carry out mediations for the deaf student, providing the cultural acquisition of their identity of origin and obtaining contact with literary readings from their community.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoPereira, Samya Ruth MedeirosPereira, Samya Ruth MedeirosPereira, Mauro Silvano MedeirosFerreira, João Batista NevesPereira, Samya Ruth Medeiros2024-03-12T18:00:39Z2024-03-12T18:00:39Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPEREIRA, Sâmya Ruth Medeiros. Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da criação da obra Borboleta Mel. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10691CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:42Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10691Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:42Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel |
title |
Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel |
spellingShingle |
Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel Pereira, Samya Ruth Medeiros LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Literatura surda Cultura surda Surdos Recurso didático visual |
title_short |
Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel |
title_full |
Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel |
title_fullStr |
Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel |
title_full_unstemmed |
Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel |
title_sort |
Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel |
author |
Pereira, Samya Ruth Medeiros |
author_facet |
Pereira, Samya Ruth Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Samya Ruth Medeiros Pereira, Samya Ruth Medeiros Pereira, Mauro Silvano Medeiros Ferreira, João Batista Neves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Samya Ruth Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Literatura surda Cultura surda Surdos Recurso didático visual |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Literatura surda Cultura surda Surdos Recurso didático visual |
description |
Este estudo tem como objetivo geral propor um recurso didático visual mediado pela literatura surda, considerando aspectos da cultura e identidade de pessoas surdas. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas Mann (1875), Maria (2002), Caldin (2003), Apolinário (2005), Strobel (2008), Karnopp (2010), Stock (2010), Mourão (2011); Lacerda, Santos e Caetano (2011), Almir (2018) e Lajolo (2018). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Por intermédio das discussões percebemos que a literatura é um artefato cultural de conhecimentos educacional e que se relaciona com os seus significados, envolvendo a expressão do homem no período que está inserido, o papel do texto literário, que além de ser uma ferramenta de facilitação a compreensão, ajuda na reflexão crítica, nos desenvolvimentos linguísticos, cognitivos que envolvem a percepção, atenção memória, raciocínio e imaginação, permitindo que a sociedade busque novas formas de aprendizado. A partir da nossa pesquisa podemos supor que os recursos visuais ajudam e auxiliam o aluno, bem como o professor para realizar mediações para o aluno surdo, proporcionando a construção e visibilidade de sua cultura por meio do contato com leituras literárias de sua comunidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 2024-03-12T18:00:39Z 2024-03-12T18:00:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Sâmya Ruth Medeiros. Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da criação da obra Borboleta Mel. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10691 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Sâmya Ruth Medeiros. Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da criação da obra Borboleta Mel. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747461666766848 |