Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Samya Ruth Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10691
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral propor um recurso didático visual mediado pela literatura surda, considerando aspectos da cultura e identidade de pessoas surdas. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas Mann (1875), Maria (2002), Caldin (2003), Apolinário (2005), Strobel (2008), Karnopp (2010), Stock (2010), Mourão (2011); Lacerda, Santos e Caetano (2011), Almir (2018) e Lajolo (2018). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Por intermédio das discussões percebemos que a literatura é um artefato cultural de conhecimentos educacional e que se relaciona com os seus significados, envolvendo a expressão do homem no período que está inserido, o papel do texto literário, que além de ser uma ferramenta de facilitação a compreensão, ajuda na reflexão crítica, nos desenvolvimentos linguísticos, cognitivos que envolvem a percepção, atenção memória, raciocínio e imaginação, permitindo que a sociedade busque novas formas de aprendizado. A partir da nossa pesquisa podemos supor que os recursos visuais ajudam e auxiliam o aluno, bem como o professor para realizar mediações para o aluno surdo, proporcionando a construção e visibilidade de sua cultura por meio do contato com leituras literárias de sua comunidade.
id UFER_1bf85ec3e1a991edc6362920f676daf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10691
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta MelLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASLiteratura surdaCultura surdaSurdosRecurso didático visualEste estudo tem como objetivo geral propor um recurso didático visual mediado pela literatura surda, considerando aspectos da cultura e identidade de pessoas surdas. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas Mann (1875), Maria (2002), Caldin (2003), Apolinário (2005), Strobel (2008), Karnopp (2010), Stock (2010), Mourão (2011); Lacerda, Santos e Caetano (2011), Almir (2018) e Lajolo (2018). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Por intermédio das discussões percebemos que a literatura é um artefato cultural de conhecimentos educacional e que se relaciona com os seus significados, envolvendo a expressão do homem no período que está inserido, o papel do texto literário, que além de ser uma ferramenta de facilitação a compreensão, ajuda na reflexão crítica, nos desenvolvimentos linguísticos, cognitivos que envolvem a percepção, atenção memória, raciocínio e imaginação, permitindo que a sociedade busque novas formas de aprendizado. A partir da nossa pesquisa podemos supor que os recursos visuais ajudam e auxiliam o aluno, bem como o professor para realizar mediações para o aluno surdo, proporcionando a construção e visibilidade de sua cultura por meio do contato com leituras literárias de sua comunidade.This study has the general objective of proposing a visual teaching resource mediated by deaf literature, considering aspects of the culture and identity of people bwith deafness. The theoretical foundation that anchors our analysis made use of theories focused on Mann (1875), Maria (2002), Caldin (2003), Apolinário (2005), Strobel (2008), Karnopp (2010), Stock (2010), Mourão (2011); Lacerda, Santos e Caetano (2011), Almir (2018) e Lajolo (2018). This is a descriptive research, with a qualitative approach. Through the discussions we realized that literature is a cultural artifact of educational knowledge and that it is related to its meanings, involving the expression of man in the period in which it is inserted, the role of the literary text, which in addition to being a tool to facilitate understanding, helps with critical reflection, linguistic and cognitive developments that involve perception, attention, memory, reasoning and imagination, allowing society to seek new forms of learning. From our research we can prove that visual resources help and assist the student, as well as the teacher to carry out mediations for the deaf student, providing the cultural acquisition of their identity of origin and obtaining contact with literary readings from their community.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoPereira, Samya Ruth MedeirosPereira, Samya Ruth MedeirosPereira, Mauro Silvano MedeirosFerreira, João Batista NevesPereira, Samya Ruth Medeiros2024-03-12T18:00:39Z2024-03-12T18:00:39Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPEREIRA, Sâmya Ruth Medeiros. Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da criação da obra Borboleta Mel. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10691CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:42Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10691Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:42Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel
title Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel
spellingShingle Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel
Pereira, Samya Ruth Medeiros
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Literatura surda
Cultura surda
Surdos
Recurso didático visual
title_short Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel
title_full Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel
title_fullStr Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel
title_full_unstemmed Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel
title_sort Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da obra Borboleta Mel
author Pereira, Samya Ruth Medeiros
author_facet Pereira, Samya Ruth Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Samya Ruth Medeiros
Pereira, Samya Ruth Medeiros
Pereira, Mauro Silvano Medeiros
Ferreira, João Batista Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Samya Ruth Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Literatura surda
Cultura surda
Surdos
Recurso didático visual
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Literatura surda
Cultura surda
Surdos
Recurso didático visual
description Este estudo tem como objetivo geral propor um recurso didático visual mediado pela literatura surda, considerando aspectos da cultura e identidade de pessoas surdas. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas Mann (1875), Maria (2002), Caldin (2003), Apolinário (2005), Strobel (2008), Karnopp (2010), Stock (2010), Mourão (2011); Lacerda, Santos e Caetano (2011), Almir (2018) e Lajolo (2018). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Por intermédio das discussões percebemos que a literatura é um artefato cultural de conhecimentos educacional e que se relaciona com os seus significados, envolvendo a expressão do homem no período que está inserido, o papel do texto literário, que além de ser uma ferramenta de facilitação a compreensão, ajuda na reflexão crítica, nos desenvolvimentos linguísticos, cognitivos que envolvem a percepção, atenção memória, raciocínio e imaginação, permitindo que a sociedade busque novas formas de aprendizado. A partir da nossa pesquisa podemos supor que os recursos visuais ajudam e auxiliam o aluno, bem como o professor para realizar mediações para o aluno surdo, proporcionando a construção e visibilidade de sua cultura por meio do contato com leituras literárias de sua comunidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
2024-03-12T18:00:39Z
2024-03-12T18:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Sâmya Ruth Medeiros. Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da criação da obra Borboleta Mel. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10691
identifier_str_mv PEREIRA, Sâmya Ruth Medeiros. Literatura surda: fortalecendo a cultura a partir da criação da obra Borboleta Mel. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747461666766848