Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Dayane Ramalho de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10079
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o termo linguística é referido em projetos pedagógicos de cursos (PPC) de Letras-Português de universidades públicas federais. Justifica-se esta pesquisa com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nomeadamente o Parecer CNE/CSE de n° 492, de 03 de abril de 2001 (BRASIL, 2001), e a Resolução CNE/CES de no 18, de 13 de março de 2002 (BRASIL, 2002), que orientamque, durante a formação do aluno da licenciatura em Letras, deve haver um eixo vinculado à área de Linguística, que contemple, ao mesmo tempo, uma visão crítica das teorias adotadas nesse campo de conhecimento e uma visão analítica da estrutura e do funcionamento da língua estudada. Para realizar esta pesquisa, faz-se uma análise quantitativa textual de PPCs dessas licenciaturas, em particular de títulos, ementas e indicações bibliográficas de todas as disciplinas desses PPCs, publicamente disponibilizados nas páginas eletrônicas de instituições federais de ensino superior. A extração de dados foi realizada com o suporte aos programas Orange (DEMŠAR, Janez et al.) e Sketch Engine (KILGARRIFF et al., 2014). Utilizei como critério de inclusão no corpus, os PPC de habilitação única em Letras- Português, de cursos em atividade, de instituições públicas federais, na modalidade presencial e com nota 4 ou 5 (de acordo com o índice de CPC). Desse modo, foi possível identificar quais universidade se assemelham com relação à seleção do léxico em torno do item linguística.
id UFER_61f882dca3fea3521617b8aab6b54363
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10079
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federaisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAColocaçãoAnálise quantitativa de textosFrequênciaAgrupamentoLinguística.O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o termo linguística é referido em projetos pedagógicos de cursos (PPC) de Letras-Português de universidades públicas federais. Justifica-se esta pesquisa com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nomeadamente o Parecer CNE/CSE de n° 492, de 03 de abril de 2001 (BRASIL, 2001), e a Resolução CNE/CES de no 18, de 13 de março de 2002 (BRASIL, 2002), que orientamque, durante a formação do aluno da licenciatura em Letras, deve haver um eixo vinculado à área de Linguística, que contemple, ao mesmo tempo, uma visão crítica das teorias adotadas nesse campo de conhecimento e uma visão analítica da estrutura e do funcionamento da língua estudada. Para realizar esta pesquisa, faz-se uma análise quantitativa textual de PPCs dessas licenciaturas, em particular de títulos, ementas e indicações bibliográficas de todas as disciplinas desses PPCs, publicamente disponibilizados nas páginas eletrônicas de instituições federais de ensino superior. A extração de dados foi realizada com o suporte aos programas Orange (DEMŠAR, Janez et al.) e Sketch Engine (KILGARRIFF et al., 2014). Utilizei como critério de inclusão no corpus, os PPC de habilitação única em Letras- Português, de cursos em atividade, de instituições públicas federais, na modalidade presencial e com nota 4 ou 5 (de acordo com o índice de CPC). Desse modo, foi possível identificar quais universidade se assemelham com relação à seleção do léxico em torno do item linguística.The present work aims to analyze how the term linguistics is referred to in pedagogical projects of Portuguese Language courses (PPC) at federal public universities. This research is justified based on the National Curriculum Guidelines, namely Opinion CNE/CSE No. 492, of April 3, 2001 (BRASIL, 2001), and Resolution CNE/CES No. 18, of March 13, 2001. 2002 (BRASIL, 2002), which guide that, during the formation of the student of the degree in Languages, there must be an axis linked to the area of Linguistics, which contemplates, at the same time, a critical view of the theories adopted in this field of knowledge and a analytical view of the structure and functioning of the studied language. To carry out this research, a quantitative textual analysis of the PPCs of these degrees was carried out, in particular the titles, menus and bibliographical indications of all the disciplines of these PPCs, publicly available on the electronic pages of federal institutions of higher education. Data extraction was performed with support for Orange (DEMŠAR, Janez et al.) and Sketch Engine (KILGARRIFF et al., 2014) programs. I used as a criterion for inclusion in the corpus, the PPC of single qualification in Portuguese-Language, of courses in activity, of federal public institutions, in the face-to-face modality and with grade 4 or 5 (according to the CPC index). In this way, it was possible to identify which universities are similar in relation to the selection of the lexicon around the linguistic item.28 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMartins, Mário Gleisse das ChagasMartins, Mário Gleisse das ChagasCarvalho, Cid Ivan da CostaMuniz, Liebert AbreuSales, Dayane Ramalho de2024-01-16T15:39:32Z2024-01-16T15:39:32Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSALES, Dayane Ramalho de. Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10079CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-16T23:39:32Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10079Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-16T23:39:32Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais
title Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais
spellingShingle Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais
Sales, Dayane Ramalho de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Colocação
Análise quantitativa de textos
Frequência
Agrupamento
Linguística.
title_short Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais
title_full Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais
title_fullStr Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais
title_full_unstemmed Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais
title_sort Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais
author Sales, Dayane Ramalho de
author_facet Sales, Dayane Ramalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Mário Gleisse das Chagas
Martins, Mário Gleisse das Chagas
Carvalho, Cid Ivan da Costa
Muniz, Liebert Abreu
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Dayane Ramalho de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Colocação
Análise quantitativa de textos
Frequência
Agrupamento
Linguística.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Colocação
Análise quantitativa de textos
Frequência
Agrupamento
Linguística.
description O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o termo linguística é referido em projetos pedagógicos de cursos (PPC) de Letras-Português de universidades públicas federais. Justifica-se esta pesquisa com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nomeadamente o Parecer CNE/CSE de n° 492, de 03 de abril de 2001 (BRASIL, 2001), e a Resolução CNE/CES de no 18, de 13 de março de 2002 (BRASIL, 2002), que orientamque, durante a formação do aluno da licenciatura em Letras, deve haver um eixo vinculado à área de Linguística, que contemple, ao mesmo tempo, uma visão crítica das teorias adotadas nesse campo de conhecimento e uma visão analítica da estrutura e do funcionamento da língua estudada. Para realizar esta pesquisa, faz-se uma análise quantitativa textual de PPCs dessas licenciaturas, em particular de títulos, ementas e indicações bibliográficas de todas as disciplinas desses PPCs, publicamente disponibilizados nas páginas eletrônicas de instituições federais de ensino superior. A extração de dados foi realizada com o suporte aos programas Orange (DEMŠAR, Janez et al.) e Sketch Engine (KILGARRIFF et al., 2014). Utilizei como critério de inclusão no corpus, os PPC de habilitação única em Letras- Português, de cursos em atividade, de instituições públicas federais, na modalidade presencial e com nota 4 ou 5 (de acordo com o índice de CPC). Desse modo, foi possível identificar quais universidade se assemelham com relação à seleção do léxico em torno do item linguística.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25
2024-01-16T15:39:32Z
2024-01-16T15:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Dayane Ramalho de. Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10079
identifier_str_mv SALES, Dayane Ramalho de. Um estudo quantitativo do termo linguística em projetos pedagógicos de cursos de letras-português de universidades federais. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747475004653568