Carga de trabalho mental de universitários em regime remoto devido à pandemia de covid-19.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6564 |
Resumo: | A avaliação da carga mental é de grande importância para todas as áreas de trabalho, influenciando o desempenho do trabalhador em suas atividades. Entretanto, esta avaliação não fica reclusa apenas ao ambiente laboral, podendo ser estendida ao ambiente estudantil, considerando que a ação de estudar demanda uma alta carga de trabalho intelectual. Este trabalho tem por objetivo identificar aspectos da carga mental de estudantes do curso interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) durante um semestre letivo em regime de ensino remoto devido à pandemia da SarsCoV-2. Para esta avaliação foi utilizada uma adaptação, em formulário do Google, do método Subjective Mental Workload Scale - ESCAM, que permite avaliar a carga mental por uma escala de Likert que varia de 1 a 5, onde 1 representa o menor nível de carga mental e 5 representa o maior nível do respectivo item percebido pelo respondente. A amostra da pesquisa foi de 67 participantes, com faixa etária média e desvio padrão de 23 ± 3,67 anos de idade. Também se utilizou um questionário que abordou informações sobre quantidade de disciplinas no semestre, carga horária de estudo extra, posturas adotadas, local de estudo, percepção de conforto do ambiente, tais como ruído, iluminação, temperatura e mobília; informações sobre a autoavaliação, avaliação dos professores e das aulas. Observou-se que os níveis da carga mental estão elevados para o fator das demandas cognitivas, com média para o grupo de 4,26 pontos; para o fator de consequências para a saúde com média grupal de 3,99; para o fator de características da tarefa com média de 3,80; e com média 2,44 para o fator de organização temporal. Esses resultados podem influenciar no desempenho acadêmico dos estudantes e ampliar os riscos eminentes da nova realidade. |
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