Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6882 |
Resumo: | : Os profissionais estão submetidos a desgastes mentais e físicos, desencadeados pelo excesso de trabalho advindo da pandemia de Covid-19, a qual fez com que ocorresse uma transformação também no ensino, atingindo os estudantes e os profissionais da educação. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar a saúde mental dos profissionais da educação básica com a implantação do ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia provacada pela Covid-19. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de estudos publicados, de cunho quantitativo e qualitativo, o que permitiu fazer abordagem das repercussões da pandemia do COVID-19 e saúde mental de profissionais da educação básica de uma escola da rede pública municipal do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, foi aplicado um questionário por meio da plataforma Google Forms, o qual obteve 25 professores respondentes. O questionário continha perguntas relacionadas aos dados pessoais, ambiente domiciliar e laboral e as adptacões realizadas em casa para as aulas remotas, o qual tinha 14 perguntas e todas foram objetivas e divulgadas por meios de grupos de redes sociais da escola. Os dados de caracterização da amostra foram apresentados por meio de tabela, através de distribuição de frequências e de gráficos. Dentre os resultados obtidos, conclui-se que a pandemia da COVID-19 trouxe consigo muitas situações ruins, porém a prática mediante técnicas inovadoras nos traz a reflexão sobre a necessidade de reavaliar métodos de ensino, avaliação e formas de alcançar os alunos com o uso da tecnologia em sala de aula, realidade que ainda é muito distante na grande maioria das instituições públicas do país e de muitos alunos que o acesso à internet é precário. |
id |
UFER_150e104242e5618f32a37b8f8dd16b7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6882 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19Ensino remotoSaúde e bem-estarEducação básicaErgonomiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA: Os profissionais estão submetidos a desgastes mentais e físicos, desencadeados pelo excesso de trabalho advindo da pandemia de Covid-19, a qual fez com que ocorresse uma transformação também no ensino, atingindo os estudantes e os profissionais da educação. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar a saúde mental dos profissionais da educação básica com a implantação do ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia provacada pela Covid-19. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de estudos publicados, de cunho quantitativo e qualitativo, o que permitiu fazer abordagem das repercussões da pandemia do COVID-19 e saúde mental de profissionais da educação básica de uma escola da rede pública municipal do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, foi aplicado um questionário por meio da plataforma Google Forms, o qual obteve 25 professores respondentes. O questionário continha perguntas relacionadas aos dados pessoais, ambiente domiciliar e laboral e as adptacões realizadas em casa para as aulas remotas, o qual tinha 14 perguntas e todas foram objetivas e divulgadas por meios de grupos de redes sociais da escola. Os dados de caracterização da amostra foram apresentados por meio de tabela, através de distribuição de frequências e de gráficos. Dentre os resultados obtidos, conclui-se que a pandemia da COVID-19 trouxe consigo muitas situações ruins, porém a prática mediante técnicas inovadoras nos traz a reflexão sobre a necessidade de reavaliar métodos de ensino, avaliação e formas de alcançar os alunos com o uso da tecnologia em sala de aula, realidade que ainda é muito distante na grande maioria das instituições públicas do país e de muitos alunos que o acesso à internet é precário.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSASilva, Silvanete Severino daOliveira, Fabrícia Nascimento deSilva, Antônio Petheson de Oliveira2021-12-27T13:31:40Z2021-12-272021-12-27T13:31:40Z2021-11-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6882porSILVA, Antônio Petheson de Oliveira. Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19. 2021.12 f.Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T22:06:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6882Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T22:06:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19 |
title |
Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19 Silva, Antônio Petheson de Oliveira Ensino remoto Saúde e bem-estar Educação básica Ergonomia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA |
title_short |
Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19 |
title_full |
Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19 |
title_sort |
Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19 |
author |
Silva, Antônio Petheson de Oliveira |
author_facet |
Silva, Antônio Petheson de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Silvanete Severino da Oliveira, Fabrícia Nascimento de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antônio Petheson de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Saúde e bem-estar Educação básica Ergonomia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA |
topic |
Ensino remoto Saúde e bem-estar Educação básica Ergonomia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA |
description |
: Os profissionais estão submetidos a desgastes mentais e físicos, desencadeados pelo excesso de trabalho advindo da pandemia de Covid-19, a qual fez com que ocorresse uma transformação também no ensino, atingindo os estudantes e os profissionais da educação. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar a saúde mental dos profissionais da educação básica com a implantação do ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia provacada pela Covid-19. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de estudos publicados, de cunho quantitativo e qualitativo, o que permitiu fazer abordagem das repercussões da pandemia do COVID-19 e saúde mental de profissionais da educação básica de uma escola da rede pública municipal do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, foi aplicado um questionário por meio da plataforma Google Forms, o qual obteve 25 professores respondentes. O questionário continha perguntas relacionadas aos dados pessoais, ambiente domiciliar e laboral e as adptacões realizadas em casa para as aulas remotas, o qual tinha 14 perguntas e todas foram objetivas e divulgadas por meios de grupos de redes sociais da escola. Os dados de caracterização da amostra foram apresentados por meio de tabela, através de distribuição de frequências e de gráficos. Dentre os resultados obtidos, conclui-se que a pandemia da COVID-19 trouxe consigo muitas situações ruins, porém a prática mediante técnicas inovadoras nos traz a reflexão sobre a necessidade de reavaliar métodos de ensino, avaliação e formas de alcançar os alunos com o uso da tecnologia em sala de aula, realidade que ainda é muito distante na grande maioria das instituições públicas do país e de muitos alunos que o acesso à internet é precário. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-27T13:31:40Z 2021-12-27 2021-12-27T13:31:40Z 2021-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6882 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Antônio Petheson de Oliveira. Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19. 2021.12 f.Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747489929035776 |