Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antônio Petheson de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6882
Resumo: : Os profissionais estão submetidos a desgastes mentais e físicos, desencadeados pelo excesso de trabalho advindo da pandemia de Covid-19, a qual fez com que ocorresse uma transformação também no ensino, atingindo os estudantes e os profissionais da educação. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar a saúde mental dos profissionais da educação básica com a implantação do ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia provacada pela Covid-19. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de estudos publicados, de cunho quantitativo e qualitativo, o que permitiu fazer abordagem das repercussões da pandemia do COVID-19 e saúde mental de profissionais da educação básica de uma escola da rede pública municipal do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, foi aplicado um questionário por meio da plataforma Google Forms, o qual obteve 25 professores respondentes. O questionário continha perguntas relacionadas aos dados pessoais, ambiente domiciliar e laboral e as adptacões realizadas em casa para as aulas remotas, o qual tinha 14 perguntas e todas foram objetivas e divulgadas por meios de grupos de redes sociais da escola. Os dados de caracterização da amostra foram apresentados por meio de tabela, através de distribuição de frequências e de gráficos. Dentre os resultados obtidos, conclui-se que a pandemia da COVID-19 trouxe consigo muitas situações ruins, porém a prática mediante técnicas inovadoras nos traz a reflexão sobre a necessidade de reavaliar métodos de ensino, avaliação e formas de alcançar os alunos com o uso da tecnologia em sala de aula, realidade que ainda é muito distante na grande maioria das instituições públicas do país e de muitos alunos que o acesso à internet é precário.
id UFER_150e104242e5618f32a37b8f8dd16b7b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6882
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19Ensino remotoSaúde e bem-estarEducação básicaErgonomiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA: Os profissionais estão submetidos a desgastes mentais e físicos, desencadeados pelo excesso de trabalho advindo da pandemia de Covid-19, a qual fez com que ocorresse uma transformação também no ensino, atingindo os estudantes e os profissionais da educação. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar a saúde mental dos profissionais da educação básica com a implantação do ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia provacada pela Covid-19. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de estudos publicados, de cunho quantitativo e qualitativo, o que permitiu fazer abordagem das repercussões da pandemia do COVID-19 e saúde mental de profissionais da educação básica de uma escola da rede pública municipal do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, foi aplicado um questionário por meio da plataforma Google Forms, o qual obteve 25 professores respondentes. O questionário continha perguntas relacionadas aos dados pessoais, ambiente domiciliar e laboral e as adptacões realizadas em casa para as aulas remotas, o qual tinha 14 perguntas e todas foram objetivas e divulgadas por meios de grupos de redes sociais da escola. Os dados de caracterização da amostra foram apresentados por meio de tabela, através de distribuição de frequências e de gráficos. Dentre os resultados obtidos, conclui-se que a pandemia da COVID-19 trouxe consigo muitas situações ruins, porém a prática mediante técnicas inovadoras nos traz a reflexão sobre a necessidade de reavaliar métodos de ensino, avaliação e formas de alcançar os alunos com o uso da tecnologia em sala de aula, realidade que ainda é muito distante na grande maioria das instituições públicas do país e de muitos alunos que o acesso à internet é precário.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSASilva, Silvanete Severino daOliveira, Fabrícia Nascimento deSilva, Antônio Petheson de Oliveira2021-12-27T13:31:40Z2021-12-272021-12-27T13:31:40Z2021-11-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6882porSILVA, Antônio Petheson de Oliveira. Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19. 2021.12 f.Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T22:06:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6882Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T22:06:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19
title Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19
spellingShingle Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19
Silva, Antônio Petheson de Oliveira
Ensino remoto
Saúde e bem-estar
Educação básica
Ergonomia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
title_short Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19
title_full Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19
title_fullStr Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19
title_sort Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19
author Silva, Antônio Petheson de Oliveira
author_facet Silva, Antônio Petheson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Silvanete Severino da
Oliveira, Fabrícia Nascimento de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antônio Petheson de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Saúde e bem-estar
Educação básica
Ergonomia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
topic Ensino remoto
Saúde e bem-estar
Educação básica
Ergonomia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
description : Os profissionais estão submetidos a desgastes mentais e físicos, desencadeados pelo excesso de trabalho advindo da pandemia de Covid-19, a qual fez com que ocorresse uma transformação também no ensino, atingindo os estudantes e os profissionais da educação. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar a saúde mental dos profissionais da educação básica com a implantação do ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia provacada pela Covid-19. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de estudos publicados, de cunho quantitativo e qualitativo, o que permitiu fazer abordagem das repercussões da pandemia do COVID-19 e saúde mental de profissionais da educação básica de uma escola da rede pública municipal do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, foi aplicado um questionário por meio da plataforma Google Forms, o qual obteve 25 professores respondentes. O questionário continha perguntas relacionadas aos dados pessoais, ambiente domiciliar e laboral e as adptacões realizadas em casa para as aulas remotas, o qual tinha 14 perguntas e todas foram objetivas e divulgadas por meios de grupos de redes sociais da escola. Os dados de caracterização da amostra foram apresentados por meio de tabela, através de distribuição de frequências e de gráficos. Dentre os resultados obtidos, conclui-se que a pandemia da COVID-19 trouxe consigo muitas situações ruins, porém a prática mediante técnicas inovadoras nos traz a reflexão sobre a necessidade de reavaliar métodos de ensino, avaliação e formas de alcançar os alunos com o uso da tecnologia em sala de aula, realidade que ainda é muito distante na grande maioria das instituições públicas do país e de muitos alunos que o acesso à internet é precário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27T13:31:40Z
2021-12-27
2021-12-27T13:31:40Z
2021-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6882
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Antônio Petheson de Oliveira. Análise da carga mental dos professores nos níveis da educação básica de ensino durante a pandemia de COVID-19. 2021.12 f.Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747489929035776