Narrativas entre a classe hospitalar e domiciliar e a escola de origem no contexto do RN: uma interface necessária
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/6804292439655689 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11152 |
Resumo: | Este estudo se trata de uma pesquisa que parte dos princípios epistemológicos da Pesquisa (auto)biográfica em educação, apresentando como objetivo geral investigar, a partir das narrativas autobiográficas de professores de Classe Hospitalar e Domiciliar (CHD) e gestores das Escolas de Origem, as estratégias utilizadas para a continuidade da escolarização dos estudantes em tratamento de saúde prolongado e impossibilitados de frequentar a escola por tempo indeterminado. Situamo-nos, também, nos estudos sobre a organização do ensino no Brasil, do período da colonização ao final do Governo Michel Temer e, ainda, em pesquisas sobre o ensino colaborativo e a escolarização em contexto hospitalar, em especial, aquelas produzidas no contexto do Rio Grande do Norte, ancorados nos estudos de Freire (1991, 2013, 2019), Jovchelovitch e Bauer (2002), Nóvoa (2011, 2019), Passeggi (2011, 2014, 2016), Saviani (2019), dentre outros. Tomamos como objeto de estudo os sentidos que os participantes dão quanto à interlocução entre o Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD) em Classe Hospitalar e Domiciliar e a Escola de Origem (EO). Participaram da pesquisa 2 (dois) professores que atuam em Classe Hospitalar e Domiciliar (CHD), 1 (um) coordenador pedagógico da CHD em Instituição Conveniada à SEEC/RN e 2 (dois) gestores da EO da rede pública de ensino do RN. O corpus da pesquisa foi composto por transcrições das entrevistas narrativas de 5 (cinco) profissionais da educação – sendo 2 (dois) gestores da EO, 2 (dois) professores da CHD e 1 (um) coordenador da CHD – realizadas por meio da plataforma de videoconferência Google Meet, imersão no campo de estudo, dados que constituíram as fontes autobiográficas e formulário elaborado com o auxílio do aplicativo Google Forms. As análises das narrativas revelam a necessidade de maior disseminação do AEHD na formação inicial e continuada dos professores, apontando também para a importância da interlocução entre a CHD, a EO e a família, não só por intermédio de documentos, mas também de maneira dialogada. As relações dialógicas, dinâmicas e contínuas entre os sujeitos que compõem o contexto da CHD, em especial a escuta ao estudante, surgem como primordiais para a continuidade da escolarização dos estudantes em AEHD, devendo se estender à EO. Nesse sentido, o ensino, na perspectiva colaborativa apresentada nas CHD, emerge como fomentador de ações que viabilizem maior aproximação com os professores da EO, oportunizando a efetivação da garantia do direito à educação ao estudante em tratamento de saúde prolongado. Tais achados permitem compreender a importância da interlocução entre as Escolas de Origem e a Classe Hospitalar e Domiciliar, ofertando pistas quanto aos caminhos para maior efetividade da garantia do direito à educação, da continuidade da escolarização e da futura reinserção escolar do estudante em tratamento de saúde prolongado e impedido de frequentar a escola |
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Narrativas entre a classe hospitalar e domiciliar e a escola de origem no contexto do RN: uma interface necessáriaNarratives between the hospital and home classes and the school of origin in the context of RN: a necessary interfaceCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpesquisa (auto)biográficaensino colaborativoclasses hospitalares e domiciliaresescola de origemautobiographical researchcollaborative teachinghospital and home classesdchool of originEste estudo se trata de uma pesquisa que parte dos princípios epistemológicos da Pesquisa (auto)biográfica em educação, apresentando como objetivo geral investigar, a partir das narrativas autobiográficas de professores de Classe Hospitalar e Domiciliar (CHD) e gestores das Escolas de Origem, as estratégias utilizadas para a continuidade da escolarização dos estudantes em tratamento de saúde prolongado e impossibilitados de frequentar a escola por tempo indeterminado. Situamo-nos, também, nos estudos sobre a organização do ensino no Brasil, do período da colonização ao final do Governo Michel Temer e, ainda, em pesquisas sobre o ensino colaborativo e a escolarização em contexto hospitalar, em especial, aquelas produzidas no contexto do Rio Grande do Norte, ancorados nos estudos de Freire (1991, 2013, 2019), Jovchelovitch e Bauer (2002), Nóvoa (2011, 2019), Passeggi (2011, 2014, 2016), Saviani (2019), dentre outros. Tomamos como objeto de estudo os sentidos que os participantes dão quanto à interlocução entre o Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD) em Classe Hospitalar e Domiciliar e a Escola de Origem (EO). Participaram da pesquisa 2 (dois) professores que atuam em Classe Hospitalar e Domiciliar (CHD), 1 (um) coordenador pedagógico da CHD em Instituição Conveniada à SEEC/RN e 2 (dois) gestores da EO da rede pública de ensino do RN. O corpus da pesquisa foi composto por transcrições das entrevistas narrativas de 5 (cinco) profissionais da educação – sendo 2 (dois) gestores da EO, 2 (dois) professores da CHD e 1 (um) coordenador da CHD – realizadas por meio da plataforma de videoconferência Google Meet, imersão no campo de estudo, dados que constituíram as fontes autobiográficas e formulário elaborado com o auxílio do aplicativo Google Forms. As análises das narrativas revelam a necessidade de maior disseminação do AEHD na formação inicial e continuada dos professores, apontando também para a importância da interlocução entre a CHD, a EO e a família, não só por intermédio de documentos, mas também de maneira dialogada. As relações dialógicas, dinâmicas e contínuas entre os sujeitos que compõem o contexto da CHD, em especial a escuta ao estudante, surgem como primordiais para a continuidade da escolarização dos estudantes em AEHD, devendo se estender à EO. Nesse sentido, o ensino, na perspectiva colaborativa apresentada nas CHD, emerge como fomentador de ações que viabilizem maior aproximação com os professores da EO, oportunizando a efetivação da garantia do direito à educação ao estudante em tratamento de saúde prolongado. Tais achados permitem compreender a importância da interlocução entre as Escolas de Origem e a Classe Hospitalar e Domiciliar, ofertando pistas quanto aos caminhos para maior efetividade da garantia do direito à educação, da continuidade da escolarização e da futura reinserção escolar do estudante em tratamento de saúde prolongado e impedido de frequentar a escolaThis study is a research that begins with the epistemological principles of autobiographical research in education. Its general objective is to investigate the strategies used to the schooling continuity for students, undergoing prolonged health treatment and unable to attend school indefinitely, from the autobiographical narratives of Hospital and Home Classes (HHC) teachers and managers of the Schools of Origin (SO). We are also established in studies in the teaching organization in Brazil, from the colonization period until the end of Michel Temer Government, besides the research on collaborative hospital teaching and schooling, mainly those produced in Rio Grande do Norte and based on the studies of Freire (1991, 2013, 2019), Jovchelovitch and Bauer (2002), Nóvoa (2011, 2019), Passeggi (2011, 2014, 2016), Saviani (2019), among others. We took as study objects the meanings given by the participants to the interlocution between the Hospital and Home Educational Service (HHES) in Hospital and Home Class (HHC) and the School of Origin (SO). The participants were two teachers who work in Hospital and Home Classes, one pedagogical coordinator of HHC in an institution affiliated with SEEC/RN, and two managers of the SO from the public teaching system of RN. The research corpus consisted of: narrative interviews transcripts of five education professionals - two SO managers, two HHC teachers, and one HHC coordinator – they were carried out through the platform Google Meet; immersion in the field of study; data that constituted the autobiographical sources; and a form, prepared with the Google Forms. The analyses of the narratives reveal the need for greater dissemination of HHES in the initial and continued education for teachers, it also points to the importance of dialogue between the HHC, the SO, and the family, not only through documents, but also dialogically. The dialogical, dynamic, and continuous relationships between the subjects that make up the HHC, especially listening to the student, arise as essential for the continuity of students' schooling in HHES, thus, these should be extended to the SO. In this sense, the teaching from the collaborative perspective presented in the HHC, emerges as an action promoter that enables greater approximation with SO teachers, providing opportunities to guarantee the right to education for students undergoing prolonged health treatment. Such findings, allow us to understand the importance of the dialogue between the Schools of Origin and the Hospital and Home Classes. Additionally, it offers clues about the paths for a greater effectiveness in guaranteeing the right to education, the continuity of schooling, and the future school reintegration for students undergoing prolonged health treatment, which prevented them from going to school147 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoRocha, Simone Maria daRocha, Simone Maria daAraújo, Jacyene Melo de OliveiraTamanini, Paulo AugustoModesto, Karen Rodrigues Shirahama2024-08-12T14:12:23Z2024-08-12T14:12:23Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/6804292439655689MODESTO, Karen Rodrigues Shirahama. Narrativas entre a classe hospitalar e domiciliar e a escola de origem no contexto do RN: uma interface necessária. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11152MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-12T22:12:23Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11152Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-12T22:12:23Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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