Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Ivanice
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10740
Resumo: O ensino de Língua Inglesa vem tornando-se cada vez mais importante nos dias atuais, tanto no Brasil, como nos demais países, pois a aquisição de uma língua considerada universal é de grande relevância. Com os avanços tecnológicos em que a economia e culturas encontram-se interligadas, é notório a presença da língua inglesa cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, esse trabalho constitui-se em uma autorreflexão da prática docente da pesquisadora, que leciona em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo apresentar as potencialidades que o ensino da língua inglesa pode proporcionar ao aluno que faz contato desde os anos iniciais da sua vida estudantil. A metodologia é de cunho qualitativo e reflexivo, visto que, a pesquisadora refletiu sobre a sua prática, e através da autorreflexão buscou os resultados sobre as contribuições que a língua pode ofertar. A autorreflexão foi feita através das análises de vídeos gravados em aulas lecionadas pela pesquisadora. O referencial teórico que sustenta essa pesquisa é composto por Schon (1992); Paiva Brasil (2010); Neves e Damiani (2006); Vygtosky (1988); Silva, Gonçalves e Nieri (2022), dentre outros. Dos resultados, podemos constatar que o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais, é de grande eficácia para que as crianças possam ter um futuro promissor, uma vez que o aluno consegue desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nos dois idiomas. Além disso, a língua está interligada ao mercado de trabalho e a conhecimentos interculturais que pode garantir boas oportunidades através do seu domínio.
id UFER_6a1e61f753c1e1981376c32bd29c7de5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10740
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagemLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAAutorreflexãoEnsinoAprendizagemLíngua InglesaCriançasO ensino de Língua Inglesa vem tornando-se cada vez mais importante nos dias atuais, tanto no Brasil, como nos demais países, pois a aquisição de uma língua considerada universal é de grande relevância. Com os avanços tecnológicos em que a economia e culturas encontram-se interligadas, é notório a presença da língua inglesa cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, esse trabalho constitui-se em uma autorreflexão da prática docente da pesquisadora, que leciona em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo apresentar as potencialidades que o ensino da língua inglesa pode proporcionar ao aluno que faz contato desde os anos iniciais da sua vida estudantil. A metodologia é de cunho qualitativo e reflexivo, visto que, a pesquisadora refletiu sobre a sua prática, e através da autorreflexão buscou os resultados sobre as contribuições que a língua pode ofertar. A autorreflexão foi feita através das análises de vídeos gravados em aulas lecionadas pela pesquisadora. O referencial teórico que sustenta essa pesquisa é composto por Schon (1992); Paiva Brasil (2010); Neves e Damiani (2006); Vygtosky (1988); Silva, Gonçalves e Nieri (2022), dentre outros. Dos resultados, podemos constatar que o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais, é de grande eficácia para que as crianças possam ter um futuro promissor, uma vez que o aluno consegue desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nos dois idiomas. Além disso, a língua está interligada ao mercado de trabalho e a conhecimentos interculturais que pode garantir boas oportunidades através do seu domínio.38 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaBrasil, Maria Ghisleny de PaivaSilva, Andenson Romário de SouzaRocha, Simone Maria daGomes, Maria Ivanice2024-03-22T17:06:53Z2024-03-22T17:06:53Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Maria Ivanice. Língua Inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10740CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-23T03:00:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10740Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-23T03:00:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
title Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
Gomes, Maria Ivanice
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Autorreflexão
Ensino
Aprendizagem
Língua Inglesa
Crianças
title_short Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
title_full Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
title_sort Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
author Gomes, Maria Ivanice
author_facet Gomes, Maria Ivanice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Silva, Andenson Romário de Souza
Rocha, Simone Maria da
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Ivanice
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Autorreflexão
Ensino
Aprendizagem
Língua Inglesa
Crianças
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Autorreflexão
Ensino
Aprendizagem
Língua Inglesa
Crianças
description O ensino de Língua Inglesa vem tornando-se cada vez mais importante nos dias atuais, tanto no Brasil, como nos demais países, pois a aquisição de uma língua considerada universal é de grande relevância. Com os avanços tecnológicos em que a economia e culturas encontram-se interligadas, é notório a presença da língua inglesa cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, esse trabalho constitui-se em uma autorreflexão da prática docente da pesquisadora, que leciona em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo apresentar as potencialidades que o ensino da língua inglesa pode proporcionar ao aluno que faz contato desde os anos iniciais da sua vida estudantil. A metodologia é de cunho qualitativo e reflexivo, visto que, a pesquisadora refletiu sobre a sua prática, e através da autorreflexão buscou os resultados sobre as contribuições que a língua pode ofertar. A autorreflexão foi feita através das análises de vídeos gravados em aulas lecionadas pela pesquisadora. O referencial teórico que sustenta essa pesquisa é composto por Schon (1992); Paiva Brasil (2010); Neves e Damiani (2006); Vygtosky (1988); Silva, Gonçalves e Nieri (2022), dentre outros. Dos resultados, podemos constatar que o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais, é de grande eficácia para que as crianças possam ter um futuro promissor, uma vez que o aluno consegue desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nos dois idiomas. Além disso, a língua está interligada ao mercado de trabalho e a conhecimentos interculturais que pode garantir boas oportunidades através do seu domínio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09
2024-03-22T17:06:53Z
2024-03-22T17:06:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Maria Ivanice. Língua Inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10740
identifier_str_mv GOMES, Maria Ivanice. Língua Inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747462296961024