Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10740 |
Resumo: | O ensino de Língua Inglesa vem tornando-se cada vez mais importante nos dias atuais, tanto no Brasil, como nos demais países, pois a aquisição de uma língua considerada universal é de grande relevância. Com os avanços tecnológicos em que a economia e culturas encontram-se interligadas, é notório a presença da língua inglesa cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, esse trabalho constitui-se em uma autorreflexão da prática docente da pesquisadora, que leciona em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo apresentar as potencialidades que o ensino da língua inglesa pode proporcionar ao aluno que faz contato desde os anos iniciais da sua vida estudantil. A metodologia é de cunho qualitativo e reflexivo, visto que, a pesquisadora refletiu sobre a sua prática, e através da autorreflexão buscou os resultados sobre as contribuições que a língua pode ofertar. A autorreflexão foi feita através das análises de vídeos gravados em aulas lecionadas pela pesquisadora. O referencial teórico que sustenta essa pesquisa é composto por Schon (1992); Paiva Brasil (2010); Neves e Damiani (2006); Vygtosky (1988); Silva, Gonçalves e Nieri (2022), dentre outros. Dos resultados, podemos constatar que o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais, é de grande eficácia para que as crianças possam ter um futuro promissor, uma vez que o aluno consegue desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nos dois idiomas. Além disso, a língua está interligada ao mercado de trabalho e a conhecimentos interculturais que pode garantir boas oportunidades através do seu domínio. |
id |
UFER_6a1e61f753c1e1981376c32bd29c7de5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10740 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagemLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAAutorreflexãoEnsinoAprendizagemLíngua InglesaCriançasO ensino de Língua Inglesa vem tornando-se cada vez mais importante nos dias atuais, tanto no Brasil, como nos demais países, pois a aquisição de uma língua considerada universal é de grande relevância. Com os avanços tecnológicos em que a economia e culturas encontram-se interligadas, é notório a presença da língua inglesa cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, esse trabalho constitui-se em uma autorreflexão da prática docente da pesquisadora, que leciona em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo apresentar as potencialidades que o ensino da língua inglesa pode proporcionar ao aluno que faz contato desde os anos iniciais da sua vida estudantil. A metodologia é de cunho qualitativo e reflexivo, visto que, a pesquisadora refletiu sobre a sua prática, e através da autorreflexão buscou os resultados sobre as contribuições que a língua pode ofertar. A autorreflexão foi feita através das análises de vídeos gravados em aulas lecionadas pela pesquisadora. O referencial teórico que sustenta essa pesquisa é composto por Schon (1992); Paiva Brasil (2010); Neves e Damiani (2006); Vygtosky (1988); Silva, Gonçalves e Nieri (2022), dentre outros. Dos resultados, podemos constatar que o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais, é de grande eficácia para que as crianças possam ter um futuro promissor, uma vez que o aluno consegue desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nos dois idiomas. Além disso, a língua está interligada ao mercado de trabalho e a conhecimentos interculturais que pode garantir boas oportunidades através do seu domínio.38 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaBrasil, Maria Ghisleny de PaivaSilva, Andenson Romário de SouzaRocha, Simone Maria daGomes, Maria Ivanice2024-03-22T17:06:53Z2024-03-22T17:06:53Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Maria Ivanice. Língua Inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10740CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-23T03:00:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10740Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-23T03:00:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title |
Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem Gomes, Maria Ivanice LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Autorreflexão Ensino Aprendizagem Língua Inglesa Crianças |
title_short |
Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem |
author |
Gomes, Maria Ivanice |
author_facet |
Gomes, Maria Ivanice |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Silva, Andenson Romário de Souza Rocha, Simone Maria da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria Ivanice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Autorreflexão Ensino Aprendizagem Língua Inglesa Crianças |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Autorreflexão Ensino Aprendizagem Língua Inglesa Crianças |
description |
O ensino de Língua Inglesa vem tornando-se cada vez mais importante nos dias atuais, tanto no Brasil, como nos demais países, pois a aquisição de uma língua considerada universal é de grande relevância. Com os avanços tecnológicos em que a economia e culturas encontram-se interligadas, é notório a presença da língua inglesa cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, esse trabalho constitui-se em uma autorreflexão da prática docente da pesquisadora, que leciona em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo apresentar as potencialidades que o ensino da língua inglesa pode proporcionar ao aluno que faz contato desde os anos iniciais da sua vida estudantil. A metodologia é de cunho qualitativo e reflexivo, visto que, a pesquisadora refletiu sobre a sua prática, e através da autorreflexão buscou os resultados sobre as contribuições que a língua pode ofertar. A autorreflexão foi feita através das análises de vídeos gravados em aulas lecionadas pela pesquisadora. O referencial teórico que sustenta essa pesquisa é composto por Schon (1992); Paiva Brasil (2010); Neves e Damiani (2006); Vygtosky (1988); Silva, Gonçalves e Nieri (2022), dentre outros. Dos resultados, podemos constatar que o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais, é de grande eficácia para que as crianças possam ter um futuro promissor, uma vez que o aluno consegue desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nos dois idiomas. Além disso, a língua está interligada ao mercado de trabalho e a conhecimentos interculturais que pode garantir boas oportunidades através do seu domínio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-09 2024-03-22T17:06:53Z 2024-03-22T17:06:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Maria Ivanice. Língua Inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10740 |
identifier_str_mv |
GOMES, Maria Ivanice. Língua Inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747462296961024 |