Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lamonielle Christina Leite
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10840
Resumo: Este artigo tem como objetivo central analisar quais os tipos de potencialidades e desafios o ensino de língua inglesa para crianças apresenta, por meio da implementação de uma atividade prática num contexto real de sala de aula. Tendo isso em vista, a presente investigação se organizou a partir do seguinte questionamento central: “Quais as potencialidades e desafios estão envolvidos no ensino de língua inglesa no ensino fundamental I?”. Este trabalho se fundamenta teoricamente nas reflexões da área sobre o ensino de inglês como Língua Estrangeira, o ensino de inglês à luz da BNCC e o ensino de inglês para crianças com vistas ao público do Ensino Fundamental I. A metodologia caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, propondo-se a levantar insights de uma experiência pedagógica que possam colaborar com discussões sobre o ensino de inglês em etapas anteriores ao Ensino Fundamental II. Concernente aos resultados, notamos que, através da experiência, os alunos se mostraram animados com o desafio de estudar uma nova língua na escola. Por outro lado, notou-se que muitos alunos já apresentavam conhecimento da língua alvo, tendo contato com ela em diversos lugares, por meio de mídias, como desenhos animados, e através da internet, em vídeos, jogos, entre outras mídias e plataformas digitais. Assim, notamos que o ensino de inglês no Ensino Fundamental I é uma demanda da escola em acompanhar a realidade de seus alunos.
id UFER_a68742d6ec826c296bc0e306861b1c60
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10840
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental ILINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAPotencialidadesDesafiosEnsinoLíngua inglesaCriançasEste artigo tem como objetivo central analisar quais os tipos de potencialidades e desafios o ensino de língua inglesa para crianças apresenta, por meio da implementação de uma atividade prática num contexto real de sala de aula. Tendo isso em vista, a presente investigação se organizou a partir do seguinte questionamento central: “Quais as potencialidades e desafios estão envolvidos no ensino de língua inglesa no ensino fundamental I?”. Este trabalho se fundamenta teoricamente nas reflexões da área sobre o ensino de inglês como Língua Estrangeira, o ensino de inglês à luz da BNCC e o ensino de inglês para crianças com vistas ao público do Ensino Fundamental I. A metodologia caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, propondo-se a levantar insights de uma experiência pedagógica que possam colaborar com discussões sobre o ensino de inglês em etapas anteriores ao Ensino Fundamental II. Concernente aos resultados, notamos que, através da experiência, os alunos se mostraram animados com o desafio de estudar uma nova língua na escola. Por outro lado, notou-se que muitos alunos já apresentavam conhecimento da língua alvo, tendo contato com ela em diversos lugares, por meio de mídias, como desenhos animados, e através da internet, em vídeos, jogos, entre outras mídias e plataformas digitais. Assim, notamos que o ensino de inglês no Ensino Fundamental I é uma demanda da escola em acompanhar a realidade de seus alunos.The central aim of this article is to analyze the possibilities and challenges of teaching English to children, through the implementation of a practical activity in a real classroom context. With this in mind, this investigation was organized around the following central question: "What are the potentialities and challenges involved in teaching English in elementary school?". This work is theoretically based on reflections in the field of teaching English as a Foreign Language, teaching English in the light of the Brazilian national curriculum (BNCC) and teaching English to children with a focus on elementary school pupils.The methodology is characterized as a qualitative study, with the purpose of gaining insights from a pedagogical experience that can contribute to discussions about teaching English at stages prior to second cycle of elementary school. Regarding the results, we noticed that, through the experience, the pupils were excited about the challenge of studying a new language at school. On the other hand, we noticed that many students already had knowledge of the target language, having had contact with it in various places, through media such as cartoons, and through the internet, in videos, games, among other media and digital platforms. Therefore, we noticed that teaching English in elementary school in Brazil is a demand from schools to keep up with the reality of their students.19 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal do Rural Semi-ÁridoSantos, Gabrielle Leite dosSantos, Gabrielle Leite dosRosa Filho, Jeova AraujoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaLima, Lamonielle Christina Leite2024-05-16T12:56:37Z2024-05-16T12:56:37Z2024-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLIMA, Lamonielle Christina Leite. Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I: potencialidades e desafios. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10840CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-16T20:56:37Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10840Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-16T20:56:37Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I
title Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I
spellingShingle Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I
Lima, Lamonielle Christina Leite
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Potencialidades
Desafios
Ensino
Língua inglesa
Crianças
title_short Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I
title_full Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I
title_fullStr Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I
title_sort Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I
author Lima, Lamonielle Christina Leite
author_facet Lima, Lamonielle Christina Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gabrielle Leite dos
Santos, Gabrielle Leite dos
Rosa Filho, Jeova Araujo
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lamonielle Christina Leite
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Potencialidades
Desafios
Ensino
Língua inglesa
Crianças
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Potencialidades
Desafios
Ensino
Língua inglesa
Crianças
description Este artigo tem como objetivo central analisar quais os tipos de potencialidades e desafios o ensino de língua inglesa para crianças apresenta, por meio da implementação de uma atividade prática num contexto real de sala de aula. Tendo isso em vista, a presente investigação se organizou a partir do seguinte questionamento central: “Quais as potencialidades e desafios estão envolvidos no ensino de língua inglesa no ensino fundamental I?”. Este trabalho se fundamenta teoricamente nas reflexões da área sobre o ensino de inglês como Língua Estrangeira, o ensino de inglês à luz da BNCC e o ensino de inglês para crianças com vistas ao público do Ensino Fundamental I. A metodologia caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, propondo-se a levantar insights de uma experiência pedagógica que possam colaborar com discussões sobre o ensino de inglês em etapas anteriores ao Ensino Fundamental II. Concernente aos resultados, notamos que, através da experiência, os alunos se mostraram animados com o desafio de estudar uma nova língua na escola. Por outro lado, notou-se que muitos alunos já apresentavam conhecimento da língua alvo, tendo contato com ela em diversos lugares, por meio de mídias, como desenhos animados, e através da internet, em vídeos, jogos, entre outras mídias e plataformas digitais. Assim, notamos que o ensino de inglês no Ensino Fundamental I é uma demanda da escola em acompanhar a realidade de seus alunos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-16T12:56:37Z
2024-05-16T12:56:37Z
2024-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Lamonielle Christina Leite. Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I: potencialidades e desafios. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10840
identifier_str_mv LIMA, Lamonielle Christina Leite. Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I: potencialidades e desafios. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal do Rural Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal do Rural Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747442892013568