Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10840 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo central analisar quais os tipos de potencialidades e desafios o ensino de língua inglesa para crianças apresenta, por meio da implementação de uma atividade prática num contexto real de sala de aula. Tendo isso em vista, a presente investigação se organizou a partir do seguinte questionamento central: “Quais as potencialidades e desafios estão envolvidos no ensino de língua inglesa no ensino fundamental I?”. Este trabalho se fundamenta teoricamente nas reflexões da área sobre o ensino de inglês como Língua Estrangeira, o ensino de inglês à luz da BNCC e o ensino de inglês para crianças com vistas ao público do Ensino Fundamental I. A metodologia caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, propondo-se a levantar insights de uma experiência pedagógica que possam colaborar com discussões sobre o ensino de inglês em etapas anteriores ao Ensino Fundamental II. Concernente aos resultados, notamos que, através da experiência, os alunos se mostraram animados com o desafio de estudar uma nova língua na escola. Por outro lado, notou-se que muitos alunos já apresentavam conhecimento da língua alvo, tendo contato com ela em diversos lugares, por meio de mídias, como desenhos animados, e através da internet, em vídeos, jogos, entre outras mídias e plataformas digitais. Assim, notamos que o ensino de inglês no Ensino Fundamental I é uma demanda da escola em acompanhar a realidade de seus alunos. |
id |
UFER_a68742d6ec826c296bc0e306861b1c60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10840 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental ILINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAPotencialidadesDesafiosEnsinoLíngua inglesaCriançasEste artigo tem como objetivo central analisar quais os tipos de potencialidades e desafios o ensino de língua inglesa para crianças apresenta, por meio da implementação de uma atividade prática num contexto real de sala de aula. Tendo isso em vista, a presente investigação se organizou a partir do seguinte questionamento central: “Quais as potencialidades e desafios estão envolvidos no ensino de língua inglesa no ensino fundamental I?”. Este trabalho se fundamenta teoricamente nas reflexões da área sobre o ensino de inglês como Língua Estrangeira, o ensino de inglês à luz da BNCC e o ensino de inglês para crianças com vistas ao público do Ensino Fundamental I. A metodologia caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, propondo-se a levantar insights de uma experiência pedagógica que possam colaborar com discussões sobre o ensino de inglês em etapas anteriores ao Ensino Fundamental II. Concernente aos resultados, notamos que, através da experiência, os alunos se mostraram animados com o desafio de estudar uma nova língua na escola. Por outro lado, notou-se que muitos alunos já apresentavam conhecimento da língua alvo, tendo contato com ela em diversos lugares, por meio de mídias, como desenhos animados, e através da internet, em vídeos, jogos, entre outras mídias e plataformas digitais. Assim, notamos que o ensino de inglês no Ensino Fundamental I é uma demanda da escola em acompanhar a realidade de seus alunos.The central aim of this article is to analyze the possibilities and challenges of teaching English to children, through the implementation of a practical activity in a real classroom context. With this in mind, this investigation was organized around the following central question: "What are the potentialities and challenges involved in teaching English in elementary school?". This work is theoretically based on reflections in the field of teaching English as a Foreign Language, teaching English in the light of the Brazilian national curriculum (BNCC) and teaching English to children with a focus on elementary school pupils.The methodology is characterized as a qualitative study, with the purpose of gaining insights from a pedagogical experience that can contribute to discussions about teaching English at stages prior to second cycle of elementary school. Regarding the results, we noticed that, through the experience, the pupils were excited about the challenge of studying a new language at school. On the other hand, we noticed that many students already had knowledge of the target language, having had contact with it in various places, through media such as cartoons, and through the internet, in videos, games, among other media and digital platforms. Therefore, we noticed that teaching English in elementary school in Brazil is a demand from schools to keep up with the reality of their students.19 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal do Rural Semi-ÁridoSantos, Gabrielle Leite dosSantos, Gabrielle Leite dosRosa Filho, Jeova AraujoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaLima, Lamonielle Christina Leite2024-05-16T12:56:37Z2024-05-16T12:56:37Z2024-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLIMA, Lamonielle Christina Leite. Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I: potencialidades e desafios. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10840CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-16T20:56:37Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10840Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-16T20:56:37Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I |
title |
Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I Lima, Lamonielle Christina Leite LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Potencialidades Desafios Ensino Língua inglesa Crianças |
title_short |
Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I |
title_full |
Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I |
title_sort |
Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I |
author |
Lima, Lamonielle Christina Leite |
author_facet |
Lima, Lamonielle Christina Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Gabrielle Leite dos Santos, Gabrielle Leite dos Rosa Filho, Jeova Araujo Brasil, Maria Ghisleny de Paiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lamonielle Christina Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Potencialidades Desafios Ensino Língua inglesa Crianças |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Potencialidades Desafios Ensino Língua inglesa Crianças |
description |
Este artigo tem como objetivo central analisar quais os tipos de potencialidades e desafios o ensino de língua inglesa para crianças apresenta, por meio da implementação de uma atividade prática num contexto real de sala de aula. Tendo isso em vista, a presente investigação se organizou a partir do seguinte questionamento central: “Quais as potencialidades e desafios estão envolvidos no ensino de língua inglesa no ensino fundamental I?”. Este trabalho se fundamenta teoricamente nas reflexões da área sobre o ensino de inglês como Língua Estrangeira, o ensino de inglês à luz da BNCC e o ensino de inglês para crianças com vistas ao público do Ensino Fundamental I. A metodologia caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, propondo-se a levantar insights de uma experiência pedagógica que possam colaborar com discussões sobre o ensino de inglês em etapas anteriores ao Ensino Fundamental II. Concernente aos resultados, notamos que, através da experiência, os alunos se mostraram animados com o desafio de estudar uma nova língua na escola. Por outro lado, notou-se que muitos alunos já apresentavam conhecimento da língua alvo, tendo contato com ela em diversos lugares, por meio de mídias, como desenhos animados, e através da internet, em vídeos, jogos, entre outras mídias e plataformas digitais. Assim, notamos que o ensino de inglês no Ensino Fundamental I é uma demanda da escola em acompanhar a realidade de seus alunos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-16T12:56:37Z 2024-05-16T12:56:37Z 2024-04-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Lamonielle Christina Leite. Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I: potencialidades e desafios. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10840 |
identifier_str_mv |
LIMA, Lamonielle Christina Leite. Ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental I: potencialidades e desafios. 2024. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal do Rural Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal do Rural Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747442892013568 |