Diagnóstico socioeconômico e educacional do projeto de assentamento de reforma agrária Bom Lugar I, Município de Upanema/RN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8232 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta um diagnóstico socioeconômico e educacional do Projeto de Assentamento (P.A.) de Reforma Agrária Bom Lugar I, situado na zona rural do Município de Upanema/RN. O objetivo foi analisar o perfil socioeconômico e educacional desse assentamento, para assim conhecer a realidade social, econômica e educacional das famílias que lá habitam. Metodologicamente, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica; em seguida foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas junto a moradores locais. Perante o exposto percebe-se que o P. A. Bom Lugar I tem sua economia baseada na agricultura familiar, a mesma sendo de fundamental importância na comunidade; porém tem suas dificuldades por diversos motivos, sendo eles falta de apoio técnico e financeiro. As famílias têm renda entre menos de um salário mínimo e até um salário mínimo, sendo assim uma renda baixa. Algumas pessoas precisam ir para outros lugares em busca de trabalho, pois no assentamento não tem muitas oportunidades de emprego. Na educação, o assentamento tem um número baixo de pessoas com Ensino Médio completo. Esse número diminui ainda mais quando é considerado o Ensino Superior. O P. A. Bom Lugar I tem uma escola que funciona o Ensino Fundamental anos iniciais. Para estudar o Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio os estudantes se deslocam para outros lugares, enfrentando várias dificuldades, sendo consequentemente um desestímulo para conclusão do Ensino Médio. Portanto, vemos que há muitas dificuldades socioeconômicas e educacionais no referido lugar, o que gera uma falta de oportunidades de trabalho e assim a baixa renda, o que chama a atenção para a necessidade e a importância da Educação do Campo em espacialidades como esta, pois promove vários benefícios como oferta de trabalho e acesso à educação no e do campo, que consequentemente gera no desenvolvimento social e econômico no campo |
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Diagnóstico socioeconômico e educacional do projeto de assentamento de reforma agrária Bom Lugar I, Município de Upanema/RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALAssentamentoAgricultura familiarP. A. Bom Lugar IEducação do CampoEsse trabalho apresenta um diagnóstico socioeconômico e educacional do Projeto de Assentamento (P.A.) de Reforma Agrária Bom Lugar I, situado na zona rural do Município de Upanema/RN. O objetivo foi analisar o perfil socioeconômico e educacional desse assentamento, para assim conhecer a realidade social, econômica e educacional das famílias que lá habitam. Metodologicamente, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica; em seguida foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas junto a moradores locais. Perante o exposto percebe-se que o P. A. Bom Lugar I tem sua economia baseada na agricultura familiar, a mesma sendo de fundamental importância na comunidade; porém tem suas dificuldades por diversos motivos, sendo eles falta de apoio técnico e financeiro. As famílias têm renda entre menos de um salário mínimo e até um salário mínimo, sendo assim uma renda baixa. Algumas pessoas precisam ir para outros lugares em busca de trabalho, pois no assentamento não tem muitas oportunidades de emprego. Na educação, o assentamento tem um número baixo de pessoas com Ensino Médio completo. Esse número diminui ainda mais quando é considerado o Ensino Superior. O P. A. Bom Lugar I tem uma escola que funciona o Ensino Fundamental anos iniciais. Para estudar o Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio os estudantes se deslocam para outros lugares, enfrentando várias dificuldades, sendo consequentemente um desestímulo para conclusão do Ensino Médio. Portanto, vemos que há muitas dificuldades socioeconômicas e educacionais no referido lugar, o que gera uma falta de oportunidades de trabalho e assim a baixa renda, o que chama a atenção para a necessidade e a importância da Educação do Campo em espacialidades como esta, pois promove vários benefícios como oferta de trabalho e acesso à educação no e do campo, que consequentemente gera no desenvolvimento social e econômico no campo93 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, José Erimar dosSantos, José Erimar dosFernandes, Maria José CostaVieira, Antonia Maira Emelly Cabral da SilvaCosta, Kadidja Angélica da2023-01-12T17:43:59Z2023-01-12T17:43:59Z2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCOSTA, Kadidja Angélica da. Diagnóstico socioeconômico e educacional do projeto de assentamento de reforma agrária Bom Lugar I, Município de Upanema/RN. 2022. 93 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8232MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:00:49Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8232Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:00:49Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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