A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Cleide da Silva de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8229
Resumo: Este trabalho tem como tema central “a escolarização de moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN”. Partiu do seguinte problema de pesquisa: qual a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN? Nesse sentido, destaca como objetivo geral “Investigar, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN”. Em relação aos objetivos específicos, pontuamse: a) identificar, por gênero e faixa etária, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; b) analisar os fatores que contribuem para a (não) escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; e c) evidenciar as percepções dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN, a respeito da escolarização. A pesquisa se caracterizou como um estudo quantitativo, do tipo pesquisa de campo com ênfase em um levantamento amostral. A técnica utilizada para a produção dos dados se refere ao questionário composto por 11 questões fechadas e abertas. Participaram do estudo 50 moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN, de duas ruas (vilas), do total de quatro. A base teórica que fundamentou a pesquisa se refere, principalmente, a Arroyo (1999), Caldart (2005), Soares (2007), Oliveira (2014), Medeiros (2019), entre outros. Como conclusões principais, salientam-se: a) entre os fatores que contribuem para a não escolarização no contexto pesquisado, se enfatizam a falta de transporte escolar, a qualidade do ensino (descontextualizado) na escola no campo, as questões de natureza financeira, a violência no campo, a distância das residências para as escolas, a falta de professores (muitos vindos dos espaços urbanos) e o deslocamento em estradas carroçais para chegar à instituição de ensino; b) os moradores validaram que no percurso de escolarização tiveram a influência da família para a continuidade dos estudos. Na pesquisa também foi mencionada a influência dos professores como motivadores para a continuidade da escolarização; c) Também se discorreu a respeito do ensino no período da pandemia causada pela covid-19. Para a maior parte dos moradores, participantes do estudo, o ensino no contexto pandêmico não foi significativo, haja vista que a desmotivação por parte de muitos discentes, a conexão com a internet, a ausência de formação dos professores para o trabalho com as tecnologias digitais, a ausência de acompanhamento familiar, entre outras questões, dificultou a escolarização em suas residências
id UFER_a2ba317f6600af66729db1fbeb75dfc0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8229
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEscolarizaçãoEducação do CampoEnsino no CampoAssentamentoEste trabalho tem como tema central “a escolarização de moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN”. Partiu do seguinte problema de pesquisa: qual a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN? Nesse sentido, destaca como objetivo geral “Investigar, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN”. Em relação aos objetivos específicos, pontuamse: a) identificar, por gênero e faixa etária, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; b) analisar os fatores que contribuem para a (não) escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; e c) evidenciar as percepções dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN, a respeito da escolarização. A pesquisa se caracterizou como um estudo quantitativo, do tipo pesquisa de campo com ênfase em um levantamento amostral. A técnica utilizada para a produção dos dados se refere ao questionário composto por 11 questões fechadas e abertas. Participaram do estudo 50 moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN, de duas ruas (vilas), do total de quatro. A base teórica que fundamentou a pesquisa se refere, principalmente, a Arroyo (1999), Caldart (2005), Soares (2007), Oliveira (2014), Medeiros (2019), entre outros. Como conclusões principais, salientam-se: a) entre os fatores que contribuem para a não escolarização no contexto pesquisado, se enfatizam a falta de transporte escolar, a qualidade do ensino (descontextualizado) na escola no campo, as questões de natureza financeira, a violência no campo, a distância das residências para as escolas, a falta de professores (muitos vindos dos espaços urbanos) e o deslocamento em estradas carroçais para chegar à instituição de ensino; b) os moradores validaram que no percurso de escolarização tiveram a influência da família para a continuidade dos estudos. Na pesquisa também foi mencionada a influência dos professores como motivadores para a continuidade da escolarização; c) Também se discorreu a respeito do ensino no período da pandemia causada pela covid-19. Para a maior parte dos moradores, participantes do estudo, o ensino no contexto pandêmico não foi significativo, haja vista que a desmotivação por parte de muitos discentes, a conexão com a internet, a ausência de formação dos professores para o trabalho com as tecnologias digitais, a ausência de acompanhamento familiar, entre outras questões, dificultou a escolarização em suas residências65 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMedeiros, Emerson Augusto deMedeiros, Emerson Augusto deCastro, Késia Kelly Vieira deOliveira, Diana Nara da SilvaOliveira, Ana Cleide da Silva de2023-01-12T17:36:56Z2023-01-12T17:36:56Z2022-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Cleide da Silva de. A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN. 2022. 65 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8229MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:02:34Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8229Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:02:34Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN
title A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN
spellingShingle A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN
Oliveira, Ana Cleide da Silva de
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Escolarização
Educação do Campo
Ensino no Campo
Assentamento
title_short A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN
title_full A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN
title_fullStr A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN
title_full_unstemmed A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN
title_sort A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN
author Oliveira, Ana Cleide da Silva de
author_facet Oliveira, Ana Cleide da Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Emerson Augusto de
Medeiros, Emerson Augusto de
Castro, Késia Kelly Vieira de
Oliveira, Diana Nara da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Cleide da Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Escolarização
Educação do Campo
Ensino no Campo
Assentamento
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Escolarização
Educação do Campo
Ensino no Campo
Assentamento
description Este trabalho tem como tema central “a escolarização de moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN”. Partiu do seguinte problema de pesquisa: qual a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN? Nesse sentido, destaca como objetivo geral “Investigar, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN”. Em relação aos objetivos específicos, pontuamse: a) identificar, por gênero e faixa etária, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; b) analisar os fatores que contribuem para a (não) escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; e c) evidenciar as percepções dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN, a respeito da escolarização. A pesquisa se caracterizou como um estudo quantitativo, do tipo pesquisa de campo com ênfase em um levantamento amostral. A técnica utilizada para a produção dos dados se refere ao questionário composto por 11 questões fechadas e abertas. Participaram do estudo 50 moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN, de duas ruas (vilas), do total de quatro. A base teórica que fundamentou a pesquisa se refere, principalmente, a Arroyo (1999), Caldart (2005), Soares (2007), Oliveira (2014), Medeiros (2019), entre outros. Como conclusões principais, salientam-se: a) entre os fatores que contribuem para a não escolarização no contexto pesquisado, se enfatizam a falta de transporte escolar, a qualidade do ensino (descontextualizado) na escola no campo, as questões de natureza financeira, a violência no campo, a distância das residências para as escolas, a falta de professores (muitos vindos dos espaços urbanos) e o deslocamento em estradas carroçais para chegar à instituição de ensino; b) os moradores validaram que no percurso de escolarização tiveram a influência da família para a continuidade dos estudos. Na pesquisa também foi mencionada a influência dos professores como motivadores para a continuidade da escolarização; c) Também se discorreu a respeito do ensino no período da pandemia causada pela covid-19. Para a maior parte dos moradores, participantes do estudo, o ensino no contexto pandêmico não foi significativo, haja vista que a desmotivação por parte de muitos discentes, a conexão com a internet, a ausência de formação dos professores para o trabalho com as tecnologias digitais, a ausência de acompanhamento familiar, entre outras questões, dificultou a escolarização em suas residências
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-14
2023-01-12T17:36:56Z
2023-01-12T17:36:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Cleide da Silva de. A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN. 2022. 65 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8229
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Cleide da Silva de. A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN. 2022. 65 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747491191521280