A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8229 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema central “a escolarização de moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN”. Partiu do seguinte problema de pesquisa: qual a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN? Nesse sentido, destaca como objetivo geral “Investigar, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN”. Em relação aos objetivos específicos, pontuamse: a) identificar, por gênero e faixa etária, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; b) analisar os fatores que contribuem para a (não) escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; e c) evidenciar as percepções dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN, a respeito da escolarização. A pesquisa se caracterizou como um estudo quantitativo, do tipo pesquisa de campo com ênfase em um levantamento amostral. A técnica utilizada para a produção dos dados se refere ao questionário composto por 11 questões fechadas e abertas. Participaram do estudo 50 moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN, de duas ruas (vilas), do total de quatro. A base teórica que fundamentou a pesquisa se refere, principalmente, a Arroyo (1999), Caldart (2005), Soares (2007), Oliveira (2014), Medeiros (2019), entre outros. Como conclusões principais, salientam-se: a) entre os fatores que contribuem para a não escolarização no contexto pesquisado, se enfatizam a falta de transporte escolar, a qualidade do ensino (descontextualizado) na escola no campo, as questões de natureza financeira, a violência no campo, a distância das residências para as escolas, a falta de professores (muitos vindos dos espaços urbanos) e o deslocamento em estradas carroçais para chegar à instituição de ensino; b) os moradores validaram que no percurso de escolarização tiveram a influência da família para a continuidade dos estudos. Na pesquisa também foi mencionada a influência dos professores como motivadores para a continuidade da escolarização; c) Também se discorreu a respeito do ensino no período da pandemia causada pela covid-19. Para a maior parte dos moradores, participantes do estudo, o ensino no contexto pandêmico não foi significativo, haja vista que a desmotivação por parte de muitos discentes, a conexão com a internet, a ausência de formação dos professores para o trabalho com as tecnologias digitais, a ausência de acompanhamento familiar, entre outras questões, dificultou a escolarização em suas residências |
id |
UFER_a2ba317f6600af66729db1fbeb75dfc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8229 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEscolarizaçãoEducação do CampoEnsino no CampoAssentamentoEste trabalho tem como tema central “a escolarização de moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN”. Partiu do seguinte problema de pesquisa: qual a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN? Nesse sentido, destaca como objetivo geral “Investigar, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN”. Em relação aos objetivos específicos, pontuamse: a) identificar, por gênero e faixa etária, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; b) analisar os fatores que contribuem para a (não) escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; e c) evidenciar as percepções dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN, a respeito da escolarização. A pesquisa se caracterizou como um estudo quantitativo, do tipo pesquisa de campo com ênfase em um levantamento amostral. A técnica utilizada para a produção dos dados se refere ao questionário composto por 11 questões fechadas e abertas. Participaram do estudo 50 moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN, de duas ruas (vilas), do total de quatro. A base teórica que fundamentou a pesquisa se refere, principalmente, a Arroyo (1999), Caldart (2005), Soares (2007), Oliveira (2014), Medeiros (2019), entre outros. Como conclusões principais, salientam-se: a) entre os fatores que contribuem para a não escolarização no contexto pesquisado, se enfatizam a falta de transporte escolar, a qualidade do ensino (descontextualizado) na escola no campo, as questões de natureza financeira, a violência no campo, a distância das residências para as escolas, a falta de professores (muitos vindos dos espaços urbanos) e o deslocamento em estradas carroçais para chegar à instituição de ensino; b) os moradores validaram que no percurso de escolarização tiveram a influência da família para a continuidade dos estudos. Na pesquisa também foi mencionada a influência dos professores como motivadores para a continuidade da escolarização; c) Também se discorreu a respeito do ensino no período da pandemia causada pela covid-19. Para a maior parte dos moradores, participantes do estudo, o ensino no contexto pandêmico não foi significativo, haja vista que a desmotivação por parte de muitos discentes, a conexão com a internet, a ausência de formação dos professores para o trabalho com as tecnologias digitais, a ausência de acompanhamento familiar, entre outras questões, dificultou a escolarização em suas residências65 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMedeiros, Emerson Augusto deMedeiros, Emerson Augusto deCastro, Késia Kelly Vieira deOliveira, Diana Nara da SilvaOliveira, Ana Cleide da Silva de2023-01-12T17:36:56Z2023-01-12T17:36:56Z2022-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Cleide da Silva de. A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN. 2022. 65 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8229MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:02:34Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8229Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:02:34Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN |
title |
A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN |
spellingShingle |
A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN Oliveira, Ana Cleide da Silva de CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Escolarização Educação do Campo Ensino no Campo Assentamento |
title_short |
A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN |
title_full |
A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN |
title_fullStr |
A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN |
title_full_unstemmed |
A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN |
title_sort |
A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN |
author |
Oliveira, Ana Cleide da Silva de |
author_facet |
Oliveira, Ana Cleide da Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Augusto de Medeiros, Emerson Augusto de Castro, Késia Kelly Vieira de Oliveira, Diana Nara da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Cleide da Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Escolarização Educação do Campo Ensino no Campo Assentamento |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Escolarização Educação do Campo Ensino no Campo Assentamento |
description |
Este trabalho tem como tema central “a escolarização de moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN”. Partiu do seguinte problema de pesquisa: qual a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN? Nesse sentido, destaca como objetivo geral “Investigar, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN”. Em relação aos objetivos específicos, pontuamse: a) identificar, por gênero e faixa etária, a partir de um levantamento amostral, a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; b) analisar os fatores que contribuem para a (não) escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN; e c) evidenciar as percepções dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema-RN, a respeito da escolarização. A pesquisa se caracterizou como um estudo quantitativo, do tipo pesquisa de campo com ênfase em um levantamento amostral. A técnica utilizada para a produção dos dados se refere ao questionário composto por 11 questões fechadas e abertas. Participaram do estudo 50 moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN, de duas ruas (vilas), do total de quatro. A base teórica que fundamentou a pesquisa se refere, principalmente, a Arroyo (1999), Caldart (2005), Soares (2007), Oliveira (2014), Medeiros (2019), entre outros. Como conclusões principais, salientam-se: a) entre os fatores que contribuem para a não escolarização no contexto pesquisado, se enfatizam a falta de transporte escolar, a qualidade do ensino (descontextualizado) na escola no campo, as questões de natureza financeira, a violência no campo, a distância das residências para as escolas, a falta de professores (muitos vindos dos espaços urbanos) e o deslocamento em estradas carroçais para chegar à instituição de ensino; b) os moradores validaram que no percurso de escolarização tiveram a influência da família para a continuidade dos estudos. Na pesquisa também foi mencionada a influência dos professores como motivadores para a continuidade da escolarização; c) Também se discorreu a respeito do ensino no período da pandemia causada pela covid-19. Para a maior parte dos moradores, participantes do estudo, o ensino no contexto pandêmico não foi significativo, haja vista que a desmotivação por parte de muitos discentes, a conexão com a internet, a ausência de formação dos professores para o trabalho com as tecnologias digitais, a ausência de acompanhamento familiar, entre outras questões, dificultou a escolarização em suas residências |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-14 2023-01-12T17:36:56Z 2023-01-12T17:36:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Cleide da Silva de. A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN. 2022. 65 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8229 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Cleide da Silva de. A Escolarização dos moradores do assentamento Bom Lugar I, Upanema - RN. 2022. 65 f. TCC (Graduação em Educação do Campo), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747491191521280 |