Estudo da estabilidade térmica de pneumáticos através da TG, DTG e DSC.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11307 |
Resumo: | A degradação térmica ocorrida em pneumáticos seja por queimadas ou quando expostos à temperaturas ambientes, ocasiona prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente pelas emissões liberadas. Neste trabalho foi estudada a estabilidade térmica de pneumáticos através da Termogravimetria (TG), Termogravimetria Derivada (DTG) e Termogravimetria Exploratória Diferencial (DSC). As análises termoanalíticas foram realizadas em amostras do pó da banda de rodagem de pneus de duas marcas comercializadas no Rio Grande do Norte. Inicialmente, foram realizados testes de temperaturas para avaliar a qual temperatura o pneu atinge em contato com o solo e em movimento, onde se verificou que ultrapassou 60ºC. Logo após, foram utilizadas amostras em condições naturais da mesma forma que foram fornecidas pelos fabricantes. Em seguida, antes da realização das análises termoanalíticas, as amostras foram submetidas ao aquecimento durante 4 horas em duas diferentes temperaturas, 40°C e 60°C, com o intuito de verificar possíveis modificações nos comportamentos térmicos após submetidos a um aquecimento sob temperatura constante, simulando as condições de uso do material. Através das análises, foram observados eventos correspondentes a perda de massa das amostras, onde essa perda é atribuída a materiais como óleo, aditivos orgânicos, borracha natural (NR), borracha de butadieno estireno (SBR), entre outros elastômeros presentes em sua composição. Através dos resultados constatou-se que o primeiro fabricante apresentou uma boa resistência térmica as temperaturas que foram submetidas antes das análises. Também foi observado que a banda de rodagem pertencente ao segundo fabricante é composta por aditivos que são sensíveis às temperaturas de 40°C e 60°, que utilizado em regiões mais quentes como Norte e Nordeste, provavelmente, ocorrerá um desgaste precoce do pneu. Além disso, quando o material foi exposto a temperatura de 60°C ocorreu uma diminuição significativa de massa residual, o que, provavelmente, se deve a uma modificação na natureza química do material, favorecendo a sua degradação. Desta forma, percebe-se claramente a necessidade de estudos relacionados a composição de pneumáticos que se adequem as condições climáticas de regiões que atingem temperaturas mais elevadas, evitando, assim, gastos associados a reposição desses materiais por parte do consumidor, e ainda problemas causados ao meio ambiente. |
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Estudo da estabilidade térmica de pneumáticos através da TG, DTG e DSC.CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAAnálise térmicaPneumáticosBanda de rodagemDegradação térmicaEstabilidade térmicaA degradação térmica ocorrida em pneumáticos seja por queimadas ou quando expostos à temperaturas ambientes, ocasiona prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente pelas emissões liberadas. Neste trabalho foi estudada a estabilidade térmica de pneumáticos através da Termogravimetria (TG), Termogravimetria Derivada (DTG) e Termogravimetria Exploratória Diferencial (DSC). As análises termoanalíticas foram realizadas em amostras do pó da banda de rodagem de pneus de duas marcas comercializadas no Rio Grande do Norte. Inicialmente, foram realizados testes de temperaturas para avaliar a qual temperatura o pneu atinge em contato com o solo e em movimento, onde se verificou que ultrapassou 60ºC. Logo após, foram utilizadas amostras em condições naturais da mesma forma que foram fornecidas pelos fabricantes. Em seguida, antes da realização das análises termoanalíticas, as amostras foram submetidas ao aquecimento durante 4 horas em duas diferentes temperaturas, 40°C e 60°C, com o intuito de verificar possíveis modificações nos comportamentos térmicos após submetidos a um aquecimento sob temperatura constante, simulando as condições de uso do material. Através das análises, foram observados eventos correspondentes a perda de massa das amostras, onde essa perda é atribuída a materiais como óleo, aditivos orgânicos, borracha natural (NR), borracha de butadieno estireno (SBR), entre outros elastômeros presentes em sua composição. Através dos resultados constatou-se que o primeiro fabricante apresentou uma boa resistência térmica as temperaturas que foram submetidas antes das análises. Também foi observado que a banda de rodagem pertencente ao segundo fabricante é composta por aditivos que são sensíveis às temperaturas de 40°C e 60°, que utilizado em regiões mais quentes como Norte e Nordeste, provavelmente, ocorrerá um desgaste precoce do pneu. Além disso, quando o material foi exposto a temperatura de 60°C ocorreu uma diminuição significativa de massa residual, o que, provavelmente, se deve a uma modificação na natureza química do material, favorecendo a sua degradação. Desta forma, percebe-se claramente a necessidade de estudos relacionados a composição de pneumáticos que se adequem as condições climáticas de regiões que atingem temperaturas mais elevadas, evitando, assim, gastos associados a reposição desses materiais por parte do consumidor, e ainda problemas causados ao meio ambiente.The thermal degradation occurred in pneumatic either by burning or when exposed to ambient temperatures, causes harm to public health and the environment by released emissions. In this work we studied the thermal stability of tires by Thermogravimetry (TG), Derivative Thermogravimetry (DTG) and Exploratory Differential Thermogravimetry (DSC). The thermoanalytical analyzes were performed on tire tread powder samples of two brands marketed in Rio Grande do Norte. Initially, temperature tests were performed to assess which temperature reaches the tire contact with the ground and moving, where it was found that exceeded 60 ° C. Afterwards, samples used in natural conditions were the same as supplied by the manufacturers. Then, before performing thermoanalytical analysis, the samples were submitted to heating for 4 hours at two different temperatures, 40 ° C and 60 ° C, in order to evaluate possible changes in the thermal behavior after subjected to a heating under constant temperature by simulating the conditions of use of the material. Chemical analysis events were observed corresponding to loss of sample mass, where this loss is attributed to materials such as oil, organic additives, natural rubber (NR), styrene-butadiene rubber (SBR), and other elastomers present in the composition. From the results it was found that the first manufacturer exhibited good heat resistance to temperatures that have been subjected prior to analysis. It was also observed that the tire tread belonging to the second manufacturer consists of additives which are sensitive to temperatures of 40 ° C and 60 ° that used in warmer regions such as North and Northeast probably occur premature wear of the tire. Furthermore, when the material was exposed to 60 ° C occurred a significant decrease residual mass, which probably is due to a change in the chemical nature of the material, favoring its degradation. Thus, clearly it is realized the need for studies related to tire composition that suit the climatic conditions in regions that reach higher temperatures, thus avoiding expenses associated with replacement of these materials by the consumer, and further problems caused by environment.53 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas – CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMartins, Daniel Freitas FreireMartins, Daniel Freitas FreireBatista, Ana Cláudia de Melo CaldasMaia, Yanne Fernandes2024-08-14T22:02:10Z2024-08-14T22:02:10Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMAIA, Yanne Fernandes. Estudo da estabilidade térmica de pneumáticos através da TG, DTG e DSC. 2015. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2015.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11307CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-16T03:01:10Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11307Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-16T03:01:10Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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A degradação térmica ocorrida em pneumáticos seja por queimadas ou quando expostos à temperaturas ambientes, ocasiona prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente pelas emissões liberadas. Neste trabalho foi estudada a estabilidade térmica de pneumáticos através da Termogravimetria (TG), Termogravimetria Derivada (DTG) e Termogravimetria Exploratória Diferencial (DSC). As análises termoanalíticas foram realizadas em amostras do pó da banda de rodagem de pneus de duas marcas comercializadas no Rio Grande do Norte. Inicialmente, foram realizados testes de temperaturas para avaliar a qual temperatura o pneu atinge em contato com o solo e em movimento, onde se verificou que ultrapassou 60ºC. Logo após, foram utilizadas amostras em condições naturais da mesma forma que foram fornecidas pelos fabricantes. Em seguida, antes da realização das análises termoanalíticas, as amostras foram submetidas ao aquecimento durante 4 horas em duas diferentes temperaturas, 40°C e 60°C, com o intuito de verificar possíveis modificações nos comportamentos térmicos após submetidos a um aquecimento sob temperatura constante, simulando as condições de uso do material. Através das análises, foram observados eventos correspondentes a perda de massa das amostras, onde essa perda é atribuída a materiais como óleo, aditivos orgânicos, borracha natural (NR), borracha de butadieno estireno (SBR), entre outros elastômeros presentes em sua composição. Através dos resultados constatou-se que o primeiro fabricante apresentou uma boa resistência térmica as temperaturas que foram submetidas antes das análises. Também foi observado que a banda de rodagem pertencente ao segundo fabricante é composta por aditivos que são sensíveis às temperaturas de 40°C e 60°, que utilizado em regiões mais quentes como Norte e Nordeste, provavelmente, ocorrerá um desgaste precoce do pneu. Além disso, quando o material foi exposto a temperatura de 60°C ocorreu uma diminuição significativa de massa residual, o que, provavelmente, se deve a uma modificação na natureza química do material, favorecendo a sua degradação. Desta forma, percebe-se claramente a necessidade de estudos relacionados a composição de pneumáticos que se adequem as condições climáticas de regiões que atingem temperaturas mais elevadas, evitando, assim, gastos associados a reposição desses materiais por parte do consumidor, e ainda problemas causados ao meio ambiente. |
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