Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10310 |
Resumo: | O Brasil periodicamente passa por avaliações internas ou externas, um exemplo é o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que apontam para muitas dificuldades no aprendizado de matemática, mais especificamente, em aritmética, em operações simples e quando se fala de frações a situação não é diferente. Dito isso este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o conteúdo de fração e as dificuldades dos discentes dos anos iniciais da graduação do curso de C&T da UFERSA/Caraúbas. Para alcançar esse objetivo, foi feito um estudo inicial sobre ensino de frações, um debate teórico do conteúdo e foi realizado um estudo de campo onde foi aplicado um instrumento de avaliação de dificuldades, uma atividade com o intuito identificar as dificuldades e o nível de conhecimento dos alunos de C&T, onde os resultados mostraram que a maior parte dos discentes não domina a aritmética e não domina, também, os conceitos básicos do conteúdo de fração. Como veremos aqui, diante dos resultados coletados, é necessário proporcionar uma ação de nivelamento antes do início das aulas das disciplinas básicas do curso supracitado |
id |
UFER_7d3f67fba8a191a954592c1466f9d6d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10310 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/CaraúbasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAEnsino de fraçõesOperação com fraçõesDificuldades no aprendizado de fraçõesO Brasil periodicamente passa por avaliações internas ou externas, um exemplo é o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que apontam para muitas dificuldades no aprendizado de matemática, mais especificamente, em aritmética, em operações simples e quando se fala de frações a situação não é diferente. Dito isso este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o conteúdo de fração e as dificuldades dos discentes dos anos iniciais da graduação do curso de C&T da UFERSA/Caraúbas. Para alcançar esse objetivo, foi feito um estudo inicial sobre ensino de frações, um debate teórico do conteúdo e foi realizado um estudo de campo onde foi aplicado um instrumento de avaliação de dificuldades, uma atividade com o intuito identificar as dificuldades e o nível de conhecimento dos alunos de C&T, onde os resultados mostraram que a maior parte dos discentes não domina a aritmética e não domina, também, os conceitos básicos do conteúdo de fração. Como veremos aqui, diante dos resultados coletados, é necessário proporcionar uma ação de nivelamento antes do início das aulas das disciplinas básicas do curso supracitado68 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNogueira, Tony KleversonPereira, Wanderley de OliveiraNogueira, Tony KleversonSilva, Rafael Barbosa daSousa, Jakcney Luan Azevedo deSilva, Marcos Felipe Lima da2024-01-26T15:51:17Z2024-01-26T15:51:17Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfAnálise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbashttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10310CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-26T23:51:17Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10310Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-26T23:51:17Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas |
title |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas |
spellingShingle |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas Silva, Marcos Felipe Lima da CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Ensino de frações Operação com frações Dificuldades no aprendizado de frações |
title_short |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas |
title_full |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas |
title_fullStr |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas |
title_full_unstemmed |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas |
title_sort |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas |
author |
Silva, Marcos Felipe Lima da |
author_facet |
Silva, Marcos Felipe Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Tony Kleverson Pereira, Wanderley de Oliveira Nogueira, Tony Kleverson Silva, Rafael Barbosa da Sousa, Jakcney Luan Azevedo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcos Felipe Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Ensino de frações Operação com frações Dificuldades no aprendizado de frações |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Ensino de frações Operação com frações Dificuldades no aprendizado de frações |
description |
O Brasil periodicamente passa por avaliações internas ou externas, um exemplo é o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que apontam para muitas dificuldades no aprendizado de matemática, mais especificamente, em aritmética, em operações simples e quando se fala de frações a situação não é diferente. Dito isso este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o conteúdo de fração e as dificuldades dos discentes dos anos iniciais da graduação do curso de C&T da UFERSA/Caraúbas. Para alcançar esse objetivo, foi feito um estudo inicial sobre ensino de frações, um debate teórico do conteúdo e foi realizado um estudo de campo onde foi aplicado um instrumento de avaliação de dificuldades, uma atividade com o intuito identificar as dificuldades e o nível de conhecimento dos alunos de C&T, onde os resultados mostraram que a maior parte dos discentes não domina a aritmética e não domina, também, os conceitos básicos do conteúdo de fração. Como veremos aqui, diante dos resultados coletados, é necessário proporcionar uma ação de nivelamento antes do início das aulas das disciplinas básicas do curso supracitado |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-13 2024-01-26T15:51:17Z 2024-01-26T15:51:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10310 |
identifier_str_mv |
Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747450988068864 |