Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Felipe Lima da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10310
Resumo: O Brasil periodicamente passa por avaliações internas ou externas, um exemplo é o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que apontam para muitas dificuldades no aprendizado de matemática, mais especificamente, em aritmética, em operações simples e quando se fala de frações a situação não é diferente. Dito isso este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o conteúdo de fração e as dificuldades dos discentes dos anos iniciais da graduação do curso de C&T da UFERSA/Caraúbas. Para alcançar esse objetivo, foi feito um estudo inicial sobre ensino de frações, um debate teórico do conteúdo e foi realizado um estudo de campo onde foi aplicado um instrumento de avaliação de dificuldades, uma atividade com o intuito identificar as dificuldades e o nível de conhecimento dos alunos de C&T, onde os resultados mostraram que a maior parte dos discentes não domina a aritmética e não domina, também, os conceitos básicos do conteúdo de fração. Como veremos aqui, diante dos resultados coletados, é necessário proporcionar uma ação de nivelamento antes do início das aulas das disciplinas básicas do curso supracitado
id UFER_7d3f67fba8a191a954592c1466f9d6d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10310
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/CaraúbasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAEnsino de fraçõesOperação com fraçõesDificuldades no aprendizado de fraçõesO Brasil periodicamente passa por avaliações internas ou externas, um exemplo é o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que apontam para muitas dificuldades no aprendizado de matemática, mais especificamente, em aritmética, em operações simples e quando se fala de frações a situação não é diferente. Dito isso este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o conteúdo de fração e as dificuldades dos discentes dos anos iniciais da graduação do curso de C&T da UFERSA/Caraúbas. Para alcançar esse objetivo, foi feito um estudo inicial sobre ensino de frações, um debate teórico do conteúdo e foi realizado um estudo de campo onde foi aplicado um instrumento de avaliação de dificuldades, uma atividade com o intuito identificar as dificuldades e o nível de conhecimento dos alunos de C&T, onde os resultados mostraram que a maior parte dos discentes não domina a aritmética e não domina, também, os conceitos básicos do conteúdo de fração. Como veremos aqui, diante dos resultados coletados, é necessário proporcionar uma ação de nivelamento antes do início das aulas das disciplinas básicas do curso supracitado68 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNogueira, Tony KleversonPereira, Wanderley de OliveiraNogueira, Tony KleversonSilva, Rafael Barbosa daSousa, Jakcney Luan Azevedo deSilva, Marcos Felipe Lima da2024-01-26T15:51:17Z2024-01-26T15:51:17Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfAnálise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbashttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10310CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-26T23:51:17Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10310Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-26T23:51:17Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
title Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
spellingShingle Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
Silva, Marcos Felipe Lima da
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Ensino de frações
Operação com frações
Dificuldades no aprendizado de frações
title_short Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
title_full Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
title_fullStr Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
title_full_unstemmed Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
title_sort Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
author Silva, Marcos Felipe Lima da
author_facet Silva, Marcos Felipe Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Tony Kleverson
Pereira, Wanderley de Oliveira
Nogueira, Tony Kleverson
Silva, Rafael Barbosa da
Sousa, Jakcney Luan Azevedo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Felipe Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Ensino de frações
Operação com frações
Dificuldades no aprendizado de frações
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Ensino de frações
Operação com frações
Dificuldades no aprendizado de frações
description O Brasil periodicamente passa por avaliações internas ou externas, um exemplo é o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que apontam para muitas dificuldades no aprendizado de matemática, mais especificamente, em aritmética, em operações simples e quando se fala de frações a situação não é diferente. Dito isso este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o conteúdo de fração e as dificuldades dos discentes dos anos iniciais da graduação do curso de C&T da UFERSA/Caraúbas. Para alcançar esse objetivo, foi feito um estudo inicial sobre ensino de frações, um debate teórico do conteúdo e foi realizado um estudo de campo onde foi aplicado um instrumento de avaliação de dificuldades, uma atividade com o intuito identificar as dificuldades e o nível de conhecimento dos alunos de C&T, onde os resultados mostraram que a maior parte dos discentes não domina a aritmética e não domina, também, os conceitos básicos do conteúdo de fração. Como veremos aqui, diante dos resultados coletados, é necessário proporcionar uma ação de nivelamento antes do início das aulas das disciplinas básicas do curso supracitado
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-13
2024-01-26T15:51:17Z
2024-01-26T15:51:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10310
identifier_str_mv Análise das principais dificuldades no conteúdo de frações dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA/Caraúbas
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747450988068864