Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Filho, Ricardo Hugo Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5207
Resumo: Mathematics is seen as a subject that is rejected by most students; this fact is due to the lack of usefulness for the tools seen in the classroom. In order to explain a real case for some mathematical tools we will use a mechanical engineering problem that deals with the analysis of a unmanned aerial vehicle (UAV) of the type quadrotor, which uses tools such as matrices, linear map, derivative and integral. These vehicles have gained a lot of notoriety in recent years due to their simple handling. Thus, this paper aims to present the use of these mathematical tools to study the equations that guide the motion of these aircraft. For this, we presented a brief history about the UAVs, also presenting the importance of the ludic in the teaching of mathematics as a facilitator in learning, then presented the theory behind the problem, highlighting all the mathematical tools involved, and finally the equations that guide the control of a quadrotor. Thus it was possible to present the problem in a more comprehensive and detailed way. Thus, a real application for such tools was presented thus demonstrating the importance of the study of mathematics
id UFER_82f4efc96dfea45d82c6db6093a1e2a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5207
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânicaFerramentas matemáticasEngenharia mecânicaVANTQuadrotorMathematical toolsMechanical engineeringUAVQuadrotorCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMathematics is seen as a subject that is rejected by most students; this fact is due to the lack of usefulness for the tools seen in the classroom. In order to explain a real case for some mathematical tools we will use a mechanical engineering problem that deals with the analysis of a unmanned aerial vehicle (UAV) of the type quadrotor, which uses tools such as matrices, linear map, derivative and integral. These vehicles have gained a lot of notoriety in recent years due to their simple handling. Thus, this paper aims to present the use of these mathematical tools to study the equations that guide the motion of these aircraft. For this, we presented a brief history about the UAVs, also presenting the importance of the ludic in the teaching of mathematics as a facilitator in learning, then presented the theory behind the problem, highlighting all the mathematical tools involved, and finally the equations that guide the control of a quadrotor. Thus it was possible to present the problem in a more comprehensive and detailed way. Thus, a real application for such tools was presented thus demonstrating the importance of the study of mathematicsA matemática é vista como uma disciplina que sofre rejeição por grande parte dos alunos, esse fato ocorre devido não ser apresentada uma utilidade para as ferramentas vistas em sala de aula. Com o intuito de explanar um caso real para algumas ferramentas matemáticas será utilizado um problema da engenharia mecânica, que se trata da análise de um veículo aéreo não tripulado (VANT) do tipo quadrotor, que utiliza ferramentas como matrizes, transformações lineares, derivadas e integrais. Esses veículos vêm ganhando bastante notoriedade nos últimos anos devido a sua simples manipulação. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização dessas das ferramentas matemáticas para o estudo das equações que governam o movimento dessas aeronaves. Para isso, foi apresentado um breve histórico acerca dos VANTs, apresentando também a importância do lúdico no ensino da matemática como facilitador na aprendizagem, em seguida foi apresentada a teoria por trás do problema, destacando todas as ferramentas matemáticas envolvidas, e por fim foi obtido o equacionamento que norteia o controle de um quadrotor. Assim foi possível apresentar o problema de forma mais compreensiva e detalhada. Dessa forma, foi apresentado uma aplicação real para tais ferramentas demonstrando assim, importância do estudo da matemáticaTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaGarcia, Antonio Ronaldo Gomes27476273818http://lattes.cnpq.br/1291080711578781Oliveira, Fabricio de Figueredo64905896304http://lattes.cnpq.br/5143912417720787Nogueira, Francisco Edson77076877368http://lattes.cnpq.br/0858331193248993Medeiros Filho, Ricardo Hugo Nunes2020-08-03T17:57:08Z2019-08-162020-08-03T17:57:08Z2019-05-23info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Medeiros Filho (2019) Citação com autor não incluído no texto: (MEDEIROS FILHO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5207porMEDEIROS FILHO, Ricardo Hugo Nunes. Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCC-BY-SAreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:38:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5207Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:38Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica
title Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica
spellingShingle Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica
Medeiros Filho, Ricardo Hugo Nunes
Ferramentas matemáticas
Engenharia mecânica
VANT
Quadrotor
Mathematical tools
Mechanical engineering
UAV
Quadrotor
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica
title_full Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica
title_fullStr Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica
title_full_unstemmed Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica
title_sort Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica
author Medeiros Filho, Ricardo Hugo Nunes
author_facet Medeiros Filho, Ricardo Hugo Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Antonio Ronaldo Gomes
27476273818
http://lattes.cnpq.br/1291080711578781
Oliveira, Fabricio de Figueredo
64905896304
http://lattes.cnpq.br/5143912417720787
Nogueira, Francisco Edson
77076877368
http://lattes.cnpq.br/0858331193248993
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Filho, Ricardo Hugo Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas matemáticas
Engenharia mecânica
VANT
Quadrotor
Mathematical tools
Mechanical engineering
UAV
Quadrotor
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ferramentas matemáticas
Engenharia mecânica
VANT
Quadrotor
Mathematical tools
Mechanical engineering
UAV
Quadrotor
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Mathematics is seen as a subject that is rejected by most students; this fact is due to the lack of usefulness for the tools seen in the classroom. In order to explain a real case for some mathematical tools we will use a mechanical engineering problem that deals with the analysis of a unmanned aerial vehicle (UAV) of the type quadrotor, which uses tools such as matrices, linear map, derivative and integral. These vehicles have gained a lot of notoriety in recent years due to their simple handling. Thus, this paper aims to present the use of these mathematical tools to study the equations that guide the motion of these aircraft. For this, we presented a brief history about the UAVs, also presenting the importance of the ludic in the teaching of mathematics as a facilitator in learning, then presented the theory behind the problem, highlighting all the mathematical tools involved, and finally the equations that guide the control of a quadrotor. Thus it was possible to present the problem in a more comprehensive and detailed way. Thus, a real application for such tools was presented thus demonstrating the importance of the study of mathematics
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-16
2019-05-23
2020-08-03T17:57:08Z
2020-08-03T17:57:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Medeiros Filho (2019) Citação com autor não incluído no texto: (MEDEIROS FILHO, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5207
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Medeiros Filho (2019) Citação com autor não incluído no texto: (MEDEIROS FILHO, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MEDEIROS FILHO, Ricardo Hugo Nunes. Modelagem matemática: um exemplo no ensino da engenharia mecânica. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1816711945877716992