O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Danubia Ranigel Ferreira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8305
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pela professora no Atendimento Educacional Especializado - AEE, de um aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculado na rede pública municipal de Salvador. A pesquisa tem abordagem qualitativa, sendo que para o desenvolvimento da pesquisa, a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Foram realizadas observações na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM e entrevista com a professora da SRM. Os resultados mostraram que a prática pedagógica da professora da sala de recursos multifuncionais investigada, atende as necessidades específicas do estudante com TEA, sujeito desta investigação. A forma de organização do AEE é de fundamental importância, pois dá subsídios ao atendimento do estudante. No planejamento, é importante que a docente se preocupe em elaborar um plano de atendimento, com estratégias eficazes de superação das dificuldades do aluno. Na execução das intervenções não há um método único, mas é necessário considerar as preferências, dificuldades e potencialidades do aluno. Constatou-se também, que o ato de avaliar deve ser processual, no intuito de um AEE eficaz para a criança, assim o plano de atendimento precisa ser constantemente revisado e atualizado, com o objetivo de sempre buscar estratégias, em busca do melhor para o aluno e considerando que cada um deve ser atendido em suas particularidades. Esta pesquisa sugere que outros trabalhos ampliem a amostra pesquisada, com o objetivo de analisar como está acontecendo o AEE para os alunos com TEA.
id UFER_8de77bb9c1f05dd3b8f14302ec23f2a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8305
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializadoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALAtendimento Educacional Especializado - AEETranstorno do Espectro Autista - TEAPrática pedagógicaEste trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pela professora no Atendimento Educacional Especializado - AEE, de um aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculado na rede pública municipal de Salvador. A pesquisa tem abordagem qualitativa, sendo que para o desenvolvimento da pesquisa, a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Foram realizadas observações na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM e entrevista com a professora da SRM. Os resultados mostraram que a prática pedagógica da professora da sala de recursos multifuncionais investigada, atende as necessidades específicas do estudante com TEA, sujeito desta investigação. A forma de organização do AEE é de fundamental importância, pois dá subsídios ao atendimento do estudante. No planejamento, é importante que a docente se preocupe em elaborar um plano de atendimento, com estratégias eficazes de superação das dificuldades do aluno. Na execução das intervenções não há um método único, mas é necessário considerar as preferências, dificuldades e potencialidades do aluno. Constatou-se também, que o ato de avaliar deve ser processual, no intuito de um AEE eficaz para a criança, assim o plano de atendimento precisa ser constantemente revisado e atualizado, com o objetivo de sempre buscar estratégias, em busca do melhor para o aluno e considerando que cada um deve ser atendido em suas particularidades. Esta pesquisa sugere que outros trabalhos ampliem a amostra pesquisada, com o objetivo de analisar como está acontecendo o AEE para os alunos com TEA.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoPerez, Francisca Monteiro da SilvaPerez, Francisca Monteiro da SilvaPerez, Francisca Monteiro da SilvaOliveira, Milena Paula Cabral deRebouças, Ângela Cláudia Resende do NascimentoBarros, Danubia Ranigel Ferreira de2023-01-13T18:21:31Z2023-01-13T18:21:31Z2017-07-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8305Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:59:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8305Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:59:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado
spellingShingle O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado
Barros, Danubia Ranigel Ferreira de
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Prática pedagógica
title_short O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title_full O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title_fullStr O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title_full_unstemmed O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title_sort O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado
author Barros, Danubia Ranigel Ferreira de
author_facet Barros, Danubia Ranigel Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Francisca Monteiro da Silva
Perez, Francisca Monteiro da Silva
Perez, Francisca Monteiro da Silva
Oliveira, Milena Paula Cabral de
Rebouças, Ângela Cláudia Resende do Nascimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Danubia Ranigel Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Prática pedagógica
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Prática pedagógica
description Este trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pela professora no Atendimento Educacional Especializado - AEE, de um aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculado na rede pública municipal de Salvador. A pesquisa tem abordagem qualitativa, sendo que para o desenvolvimento da pesquisa, a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Foram realizadas observações na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM e entrevista com a professora da SRM. Os resultados mostraram que a prática pedagógica da professora da sala de recursos multifuncionais investigada, atende as necessidades específicas do estudante com TEA, sujeito desta investigação. A forma de organização do AEE é de fundamental importância, pois dá subsídios ao atendimento do estudante. No planejamento, é importante que a docente se preocupe em elaborar um plano de atendimento, com estratégias eficazes de superação das dificuldades do aluno. Na execução das intervenções não há um método único, mas é necessário considerar as preferências, dificuldades e potencialidades do aluno. Constatou-se também, que o ato de avaliar deve ser processual, no intuito de um AEE eficaz para a criança, assim o plano de atendimento precisa ser constantemente revisado e atualizado, com o objetivo de sempre buscar estratégias, em busca do melhor para o aluno e considerando que cada um deve ser atendido em suas particularidades. Esta pesquisa sugere que outros trabalhos ampliem a amostra pesquisada, com o objetivo de analisar como está acontecendo o AEE para os alunos com TEA.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
2023-01-13T18:21:31Z
2023-01-13T18:21:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8305
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1816711966535712768