O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8305 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pela professora no Atendimento Educacional Especializado - AEE, de um aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculado na rede pública municipal de Salvador. A pesquisa tem abordagem qualitativa, sendo que para o desenvolvimento da pesquisa, a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Foram realizadas observações na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM e entrevista com a professora da SRM. Os resultados mostraram que a prática pedagógica da professora da sala de recursos multifuncionais investigada, atende as necessidades específicas do estudante com TEA, sujeito desta investigação. A forma de organização do AEE é de fundamental importância, pois dá subsídios ao atendimento do estudante. No planejamento, é importante que a docente se preocupe em elaborar um plano de atendimento, com estratégias eficazes de superação das dificuldades do aluno. Na execução das intervenções não há um método único, mas é necessário considerar as preferências, dificuldades e potencialidades do aluno. Constatou-se também, que o ato de avaliar deve ser processual, no intuito de um AEE eficaz para a criança, assim o plano de atendimento precisa ser constantemente revisado e atualizado, com o objetivo de sempre buscar estratégias, em busca do melhor para o aluno e considerando que cada um deve ser atendido em suas particularidades. Esta pesquisa sugere que outros trabalhos ampliem a amostra pesquisada, com o objetivo de analisar como está acontecendo o AEE para os alunos com TEA. |
id |
UFER_8de77bb9c1f05dd3b8f14302ec23f2a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8305 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializadoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALAtendimento Educacional Especializado - AEETranstorno do Espectro Autista - TEAPrática pedagógicaEste trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pela professora no Atendimento Educacional Especializado - AEE, de um aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculado na rede pública municipal de Salvador. A pesquisa tem abordagem qualitativa, sendo que para o desenvolvimento da pesquisa, a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Foram realizadas observações na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM e entrevista com a professora da SRM. Os resultados mostraram que a prática pedagógica da professora da sala de recursos multifuncionais investigada, atende as necessidades específicas do estudante com TEA, sujeito desta investigação. A forma de organização do AEE é de fundamental importância, pois dá subsídios ao atendimento do estudante. No planejamento, é importante que a docente se preocupe em elaborar um plano de atendimento, com estratégias eficazes de superação das dificuldades do aluno. Na execução das intervenções não há um método único, mas é necessário considerar as preferências, dificuldades e potencialidades do aluno. Constatou-se também, que o ato de avaliar deve ser processual, no intuito de um AEE eficaz para a criança, assim o plano de atendimento precisa ser constantemente revisado e atualizado, com o objetivo de sempre buscar estratégias, em busca do melhor para o aluno e considerando que cada um deve ser atendido em suas particularidades. Esta pesquisa sugere que outros trabalhos ampliem a amostra pesquisada, com o objetivo de analisar como está acontecendo o AEE para os alunos com TEA.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoPerez, Francisca Monteiro da SilvaPerez, Francisca Monteiro da SilvaPerez, Francisca Monteiro da SilvaOliveira, Milena Paula Cabral deRebouças, Ângela Cláudia Resende do NascimentoBarros, Danubia Ranigel Ferreira de2023-01-13T18:21:31Z2023-01-13T18:21:31Z2017-07-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8305Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:59:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8305Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:59:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title |
O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
spellingShingle |
O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado Barros, Danubia Ranigel Ferreira de CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Atendimento Educacional Especializado - AEE Transtorno do Espectro Autista - TEA Prática pedagógica |
title_short |
O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title_full |
O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title_sort |
O Aluno com transtorno do espectro autista: um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
author |
Barros, Danubia Ranigel Ferreira de |
author_facet |
Barros, Danubia Ranigel Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perez, Francisca Monteiro da Silva Perez, Francisca Monteiro da Silva Perez, Francisca Monteiro da Silva Oliveira, Milena Paula Cabral de Rebouças, Ângela Cláudia Resende do Nascimento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Danubia Ranigel Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Atendimento Educacional Especializado - AEE Transtorno do Espectro Autista - TEA Prática pedagógica |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Atendimento Educacional Especializado - AEE Transtorno do Espectro Autista - TEA Prática pedagógica |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pela professora no Atendimento Educacional Especializado - AEE, de um aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculado na rede pública municipal de Salvador. A pesquisa tem abordagem qualitativa, sendo que para o desenvolvimento da pesquisa, a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Foram realizadas observações na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM e entrevista com a professora da SRM. Os resultados mostraram que a prática pedagógica da professora da sala de recursos multifuncionais investigada, atende as necessidades específicas do estudante com TEA, sujeito desta investigação. A forma de organização do AEE é de fundamental importância, pois dá subsídios ao atendimento do estudante. No planejamento, é importante que a docente se preocupe em elaborar um plano de atendimento, com estratégias eficazes de superação das dificuldades do aluno. Na execução das intervenções não há um método único, mas é necessário considerar as preferências, dificuldades e potencialidades do aluno. Constatou-se também, que o ato de avaliar deve ser processual, no intuito de um AEE eficaz para a criança, assim o plano de atendimento precisa ser constantemente revisado e atualizado, com o objetivo de sempre buscar estratégias, em busca do melhor para o aluno e considerando que cada um deve ser atendido em suas particularidades. Esta pesquisa sugere que outros trabalhos ampliem a amostra pesquisada, com o objetivo de analisar como está acontecendo o AEE para os alunos com TEA. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 2023-01-13T18:21:31Z 2023-01-13T18:21:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8305 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1816711966535712768 |