A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruna de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9508
Resumo: Este estudo visa a investigar sobre a aquisição lexical de aprendizes de inglês das turmas de 7° ano de escolas pública e privada no município de Caraúbas-RN. Para tanto, buscamos responder um questionamento que norteou a pesquisa a fim de investigar se há diferença na aquisição lexical entre esses aprendizes. Para discutirmos a hipótese em questão partimos do principio que o ganho de vocabulário é muito importante para o aprendizado de uma língua (LISBOA, 2008) e também apresentamos os diferentes conceitos acerca de sujeito bilíngue no intuito de nos situarmos em meio a diferentes definições para este termo (BLOOMFIELD,1935, apud HAMERS e BLANC, 2000:6; GROSJEAN, 2010). Quanto ao processo metodológico, esta pesquisa tem cunho quali-quanti. O aspecto qualitativo contemplou o desenvolvimento da escrita em língua inglesa dos aprendizes de escola pública e privada e os dados quantitativos fazem referência à quantidade de palavras escritas corretamente considerando a análise dos pré e pós-testes. Acreditamos que os dados obtidos com esta pesquisa podem servir de inspiração para futuras pesquisas na área de aprendizado de língua inglesa nos contextos escolares aqui trabalhados. Certamente é um trabalho que possibilita sua continuidade e aplicação em outras turmas de alunos, ou futuramente com as mesmas aqui pesquisadas, pois levamos em consideração os poucos estudos que visam investigar os alunos das redes pública e também privada de Caraúbas-RN.
id UFER_8f30d3af74457d9b48ac7fee19125d2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9508
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratórioCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLESAquisição lexical; bilíngue; aprendizesEste estudo visa a investigar sobre a aquisição lexical de aprendizes de inglês das turmas de 7° ano de escolas pública e privada no município de Caraúbas-RN. Para tanto, buscamos responder um questionamento que norteou a pesquisa a fim de investigar se há diferença na aquisição lexical entre esses aprendizes. Para discutirmos a hipótese em questão partimos do principio que o ganho de vocabulário é muito importante para o aprendizado de uma língua (LISBOA, 2008) e também apresentamos os diferentes conceitos acerca de sujeito bilíngue no intuito de nos situarmos em meio a diferentes definições para este termo (BLOOMFIELD,1935, apud HAMERS e BLANC, 2000:6; GROSJEAN, 2010). Quanto ao processo metodológico, esta pesquisa tem cunho quali-quanti. O aspecto qualitativo contemplou o desenvolvimento da escrita em língua inglesa dos aprendizes de escola pública e privada e os dados quantitativos fazem referência à quantidade de palavras escritas corretamente considerando a análise dos pré e pós-testes. Acreditamos que os dados obtidos com esta pesquisa podem servir de inspiração para futuras pesquisas na área de aprendizado de língua inglesa nos contextos escolares aqui trabalhados. Certamente é um trabalho que possibilita sua continuidade e aplicação em outras turmas de alunos, ou futuramente com as mesmas aqui pesquisadas, pois levamos em consideração os poucos estudos que visam investigar os alunos das redes pública e também privada de Caraúbas-RN.54 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMoraes, Lígia de Souza LeiteMoraes, Lígia de Souza LeiteLeandro, Diêgo CésarRosa Filho, Jeová AraújoNascimento, Katiene Rozy Santos doOliveira, Bruna de2023-07-13T13:54:00Z2023-07-13T13:54:00Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9508CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T23:39:27Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9508Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T23:39:27Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório
title A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório
spellingShingle A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório
Oliveira, Bruna de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES
Aquisição lexical; bilíngue; aprendizes
title_short A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório
title_full A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório
title_fullStr A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório
title_full_unstemmed A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório
title_sort A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório
author Oliveira, Bruna de
author_facet Oliveira, Bruna de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Lígia de Souza Leite
Moraes, Lígia de Souza Leite
Leandro, Diêgo César
Rosa Filho, Jeová Araújo
Nascimento, Katiene Rozy Santos do
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bruna de
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES
Aquisição lexical; bilíngue; aprendizes
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES
Aquisição lexical; bilíngue; aprendizes
description Este estudo visa a investigar sobre a aquisição lexical de aprendizes de inglês das turmas de 7° ano de escolas pública e privada no município de Caraúbas-RN. Para tanto, buscamos responder um questionamento que norteou a pesquisa a fim de investigar se há diferença na aquisição lexical entre esses aprendizes. Para discutirmos a hipótese em questão partimos do principio que o ganho de vocabulário é muito importante para o aprendizado de uma língua (LISBOA, 2008) e também apresentamos os diferentes conceitos acerca de sujeito bilíngue no intuito de nos situarmos em meio a diferentes definições para este termo (BLOOMFIELD,1935, apud HAMERS e BLANC, 2000:6; GROSJEAN, 2010). Quanto ao processo metodológico, esta pesquisa tem cunho quali-quanti. O aspecto qualitativo contemplou o desenvolvimento da escrita em língua inglesa dos aprendizes de escola pública e privada e os dados quantitativos fazem referência à quantidade de palavras escritas corretamente considerando a análise dos pré e pós-testes. Acreditamos que os dados obtidos com esta pesquisa podem servir de inspiração para futuras pesquisas na área de aprendizado de língua inglesa nos contextos escolares aqui trabalhados. Certamente é um trabalho que possibilita sua continuidade e aplicação em outras turmas de alunos, ou futuramente com as mesmas aqui pesquisadas, pois levamos em consideração os poucos estudos que visam investigar os alunos das redes pública e também privada de Caraúbas-RN.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
2023-07-13T13:54:00Z
2023-07-13T13:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9508
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453246701568