A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9508 |
Resumo: | Este estudo visa a investigar sobre a aquisição lexical de aprendizes de inglês das turmas de 7° ano de escolas pública e privada no município de Caraúbas-RN. Para tanto, buscamos responder um questionamento que norteou a pesquisa a fim de investigar se há diferença na aquisição lexical entre esses aprendizes. Para discutirmos a hipótese em questão partimos do principio que o ganho de vocabulário é muito importante para o aprendizado de uma língua (LISBOA, 2008) e também apresentamos os diferentes conceitos acerca de sujeito bilíngue no intuito de nos situarmos em meio a diferentes definições para este termo (BLOOMFIELD,1935, apud HAMERS e BLANC, 2000:6; GROSJEAN, 2010). Quanto ao processo metodológico, esta pesquisa tem cunho quali-quanti. O aspecto qualitativo contemplou o desenvolvimento da escrita em língua inglesa dos aprendizes de escola pública e privada e os dados quantitativos fazem referência à quantidade de palavras escritas corretamente considerando a análise dos pré e pós-testes. Acreditamos que os dados obtidos com esta pesquisa podem servir de inspiração para futuras pesquisas na área de aprendizado de língua inglesa nos contextos escolares aqui trabalhados. Certamente é um trabalho que possibilita sua continuidade e aplicação em outras turmas de alunos, ou futuramente com as mesmas aqui pesquisadas, pois levamos em consideração os poucos estudos que visam investigar os alunos das redes pública e também privada de Caraúbas-RN. |
id |
UFER_8f30d3af74457d9b48ac7fee19125d2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9508 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratórioCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLESAquisição lexical; bilíngue; aprendizesEste estudo visa a investigar sobre a aquisição lexical de aprendizes de inglês das turmas de 7° ano de escolas pública e privada no município de Caraúbas-RN. Para tanto, buscamos responder um questionamento que norteou a pesquisa a fim de investigar se há diferença na aquisição lexical entre esses aprendizes. Para discutirmos a hipótese em questão partimos do principio que o ganho de vocabulário é muito importante para o aprendizado de uma língua (LISBOA, 2008) e também apresentamos os diferentes conceitos acerca de sujeito bilíngue no intuito de nos situarmos em meio a diferentes definições para este termo (BLOOMFIELD,1935, apud HAMERS e BLANC, 2000:6; GROSJEAN, 2010). Quanto ao processo metodológico, esta pesquisa tem cunho quali-quanti. O aspecto qualitativo contemplou o desenvolvimento da escrita em língua inglesa dos aprendizes de escola pública e privada e os dados quantitativos fazem referência à quantidade de palavras escritas corretamente considerando a análise dos pré e pós-testes. Acreditamos que os dados obtidos com esta pesquisa podem servir de inspiração para futuras pesquisas na área de aprendizado de língua inglesa nos contextos escolares aqui trabalhados. Certamente é um trabalho que possibilita sua continuidade e aplicação em outras turmas de alunos, ou futuramente com as mesmas aqui pesquisadas, pois levamos em consideração os poucos estudos que visam investigar os alunos das redes pública e também privada de Caraúbas-RN.54 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMoraes, Lígia de Souza LeiteMoraes, Lígia de Souza LeiteLeandro, Diêgo CésarRosa Filho, Jeová AraújoNascimento, Katiene Rozy Santos doOliveira, Bruna de2023-07-13T13:54:00Z2023-07-13T13:54:00Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9508CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T23:39:27Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9508Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T23:39:27Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório |
title |
A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório |
spellingShingle |
A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório Oliveira, Bruna de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES Aquisição lexical; bilíngue; aprendizes |
title_short |
A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório |
title_full |
A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório |
title_fullStr |
A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório |
title_sort |
A aquisição lexical de aprendizes de inglês nas redes pública e privada do munícipio de Caraúbas-RN: um estudo exploratório |
author |
Oliveira, Bruna de |
author_facet |
Oliveira, Bruna de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Lígia de Souza Leite Moraes, Lígia de Souza Leite Leandro, Diêgo César Rosa Filho, Jeová Araújo Nascimento, Katiene Rozy Santos do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Bruna de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES Aquisição lexical; bilíngue; aprendizes |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES Aquisição lexical; bilíngue; aprendizes |
description |
Este estudo visa a investigar sobre a aquisição lexical de aprendizes de inglês das turmas de 7° ano de escolas pública e privada no município de Caraúbas-RN. Para tanto, buscamos responder um questionamento que norteou a pesquisa a fim de investigar se há diferença na aquisição lexical entre esses aprendizes. Para discutirmos a hipótese em questão partimos do principio que o ganho de vocabulário é muito importante para o aprendizado de uma língua (LISBOA, 2008) e também apresentamos os diferentes conceitos acerca de sujeito bilíngue no intuito de nos situarmos em meio a diferentes definições para este termo (BLOOMFIELD,1935, apud HAMERS e BLANC, 2000:6; GROSJEAN, 2010). Quanto ao processo metodológico, esta pesquisa tem cunho quali-quanti. O aspecto qualitativo contemplou o desenvolvimento da escrita em língua inglesa dos aprendizes de escola pública e privada e os dados quantitativos fazem referência à quantidade de palavras escritas corretamente considerando a análise dos pré e pós-testes. Acreditamos que os dados obtidos com esta pesquisa podem servir de inspiração para futuras pesquisas na área de aprendizado de língua inglesa nos contextos escolares aqui trabalhados. Certamente é um trabalho que possibilita sua continuidade e aplicação em outras turmas de alunos, ou futuramente com as mesmas aqui pesquisadas, pois levamos em consideração os poucos estudos que visam investigar os alunos das redes pública e também privada de Caraúbas-RN. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 2023-07-13T13:54:00Z 2023-07-13T13:54:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9508 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453246701568 |