O desenvolvimento da habilidade de escrita em língua inglesa dos discentes da graduação de Letras/inglês da UFERSA - Câmpus Caraúbas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9485 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento da habilidade da escrita em alunos do curso de Letras – Inglês da UFERSA- Câmpus Caraúbas, que antes da graduação não tinham tido um contato formal com a língua inglesa. Para fins dessa pesquisa, classificamos os participantes como bilíngues tardios (BLOOMFIELD, 1935; GARCIA,2009; GROSJEAN, 2010; MEGALE, 2005; MARCELINO, 2009; MACNAMARA, 1976; NASCHOLD, 2015; WEI, 2000). Além das concepções sobre os bilíngues tardios, abordamos nesta pesquisa o desenvolvimento da escrita (NASCHOLD, 2015) em L2 dos participantes em questão. Para tal, optamos por uma pesquisa de natureza mista, sendo aplicados dois tipos de questionários: um contendo dados qualitativos com a participação de 15 discentes solicitando-lhes que respondessem a uma única questão subjetiva sobre o desenvolvimento de sua escrita e quanto ao aspecto quantitativo obtivemos a participação de 18 discentes. Foi exigido que eles respondessem um questionário de múltipa escolha em que tinham que avaliar o desenvolvimento de sua escrita, atribuindo a este processo notas de 0 a 10. Foram utilizadas avaliações escritas cedidas pelos participantes para analisar o desenvolvimento da habilidade em questão. Os resultados apontaram para o satisfatório desenvolvimento da escrita dos discentes do curso de Letras – Inglês. Perceber que a habilidade da escrita passou por ganhos representa um aspecto positivo especialmente ao tratarmos de participantes que experimentam na graduação o primeiro contato formal com uma segunda língua. Propomos aqui uma discussão que engloba os ambientes acadêmico e social, abrindo espaço para novas investigações sobre sujeitos bilíngues em idade adulta e seus desenvolvimentos com relação a habilidade linguística da escrita. |
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O desenvolvimento da habilidade de escrita em língua inglesa dos discentes da graduação de Letras/inglês da UFERSA - Câmpus CaraúbasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLESSujeito bilíngue; bilíngue tardio; evolução da escritaEste trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento da habilidade da escrita em alunos do curso de Letras – Inglês da UFERSA- Câmpus Caraúbas, que antes da graduação não tinham tido um contato formal com a língua inglesa. Para fins dessa pesquisa, classificamos os participantes como bilíngues tardios (BLOOMFIELD, 1935; GARCIA,2009; GROSJEAN, 2010; MEGALE, 2005; MARCELINO, 2009; MACNAMARA, 1976; NASCHOLD, 2015; WEI, 2000). Além das concepções sobre os bilíngues tardios, abordamos nesta pesquisa o desenvolvimento da escrita (NASCHOLD, 2015) em L2 dos participantes em questão. Para tal, optamos por uma pesquisa de natureza mista, sendo aplicados dois tipos de questionários: um contendo dados qualitativos com a participação de 15 discentes solicitando-lhes que respondessem a uma única questão subjetiva sobre o desenvolvimento de sua escrita e quanto ao aspecto quantitativo obtivemos a participação de 18 discentes. Foi exigido que eles respondessem um questionário de múltipa escolha em que tinham que avaliar o desenvolvimento de sua escrita, atribuindo a este processo notas de 0 a 10. Foram utilizadas avaliações escritas cedidas pelos participantes para analisar o desenvolvimento da habilidade em questão. Os resultados apontaram para o satisfatório desenvolvimento da escrita dos discentes do curso de Letras – Inglês. Perceber que a habilidade da escrita passou por ganhos representa um aspecto positivo especialmente ao tratarmos de participantes que experimentam na graduação o primeiro contato formal com uma segunda língua. Propomos aqui uma discussão que engloba os ambientes acadêmico e social, abrindo espaço para novas investigações sobre sujeitos bilíngues em idade adulta e seus desenvolvimentos com relação a habilidade linguística da escrita.39 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMoraes, Lígia de Souza LeiteMoraes, Lígia de Souza LeiteSilva, Anderson Romário SouzaRosa Filho, Jeová AraújoNascimento, Katiene Rozy Santos doSoares, Benedita Franciele da Costa2023-07-13T13:50:11Z2023-07-13T13:50:11Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9485CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T23:34:55Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9485Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T23:34:55Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento da habilidade da escrita em alunos do curso de Letras – Inglês da UFERSA- Câmpus Caraúbas, que antes da graduação não tinham tido um contato formal com a língua inglesa. Para fins dessa pesquisa, classificamos os participantes como bilíngues tardios (BLOOMFIELD, 1935; GARCIA,2009; GROSJEAN, 2010; MEGALE, 2005; MARCELINO, 2009; MACNAMARA, 1976; NASCHOLD, 2015; WEI, 2000). Além das concepções sobre os bilíngues tardios, abordamos nesta pesquisa o desenvolvimento da escrita (NASCHOLD, 2015) em L2 dos participantes em questão. Para tal, optamos por uma pesquisa de natureza mista, sendo aplicados dois tipos de questionários: um contendo dados qualitativos com a participação de 15 discentes solicitando-lhes que respondessem a uma única questão subjetiva sobre o desenvolvimento de sua escrita e quanto ao aspecto quantitativo obtivemos a participação de 18 discentes. Foi exigido que eles respondessem um questionário de múltipa escolha em que tinham que avaliar o desenvolvimento de sua escrita, atribuindo a este processo notas de 0 a 10. Foram utilizadas avaliações escritas cedidas pelos participantes para analisar o desenvolvimento da habilidade em questão. Os resultados apontaram para o satisfatório desenvolvimento da escrita dos discentes do curso de Letras – Inglês. Perceber que a habilidade da escrita passou por ganhos representa um aspecto positivo especialmente ao tratarmos de participantes que experimentam na graduação o primeiro contato formal com uma segunda língua. Propomos aqui uma discussão que engloba os ambientes acadêmico e social, abrindo espaço para novas investigações sobre sujeitos bilíngues em idade adulta e seus desenvolvimentos com relação a habilidade linguística da escrita. |
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