O desenvolvimento da habilidade de escrita em língua inglesa dos discentes da graduação de Letras/inglês da UFERSA - Câmpus Caraúbas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Benedita Franciele da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9485
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento da habilidade da escrita em alunos do curso de Letras – Inglês da UFERSA- Câmpus Caraúbas, que antes da graduação não tinham tido um contato formal com a língua inglesa. Para fins dessa pesquisa, classificamos os participantes como bilíngues tardios (BLOOMFIELD, 1935; GARCIA,2009; GROSJEAN, 2010; MEGALE, 2005; MARCELINO, 2009; MACNAMARA, 1976; NASCHOLD, 2015; WEI, 2000). Além das concepções sobre os bilíngues tardios, abordamos nesta pesquisa o desenvolvimento da escrita (NASCHOLD, 2015) em L2 dos participantes em questão. Para tal, optamos por uma pesquisa de natureza mista, sendo aplicados dois tipos de questionários: um contendo dados qualitativos com a participação de 15 discentes solicitando-lhes que respondessem a uma única questão subjetiva sobre o desenvolvimento de sua escrita e quanto ao aspecto quantitativo obtivemos a participação de 18 discentes. Foi exigido que eles respondessem um questionário de múltipa escolha em que tinham que avaliar o desenvolvimento de sua escrita, atribuindo a este processo notas de 0 a 10. Foram utilizadas avaliações escritas cedidas pelos participantes para analisar o desenvolvimento da habilidade em questão. Os resultados apontaram para o satisfatório desenvolvimento da escrita dos discentes do curso de Letras – Inglês. Perceber que a habilidade da escrita passou por ganhos representa um aspecto positivo especialmente ao tratarmos de participantes que experimentam na graduação o primeiro contato formal com uma segunda língua. Propomos aqui uma discussão que engloba os ambientes acadêmico e social, abrindo espaço para novas investigações sobre sujeitos bilíngues em idade adulta e seus desenvolvimentos com relação a habilidade linguística da escrita.
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