Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Neto, Francisco de Acací
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2069
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2521
Resumo: Monografia
id UFER_95388bbf124c528a2198f2abe4c750b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2521
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médioLetramento visualMultimodalidadeAlunos surdosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASMonografiaThe research carried out at the regular school, located in the interior of the Potiguar backwoods, is focused on the perception and understanding of the visual experience for the deaf and its relation with visual literacy. Considering that it presents a methodology of teaching with multimodal elements for the learning of Libras in regular school,especially the High School, evidencing the visual elements for the deaf in the strategy of language teaching in the school context and on the perception of the deaf students who are involved in this process, enabling this research study with the interpreters translators and their experiences. His general objective is to analyze the learning of Libras of deaf high school students in a public school in the city of Caraúbas by the visual literacy. To help the general objective, I propose through the specific objectives: To perceive how the visual literacy of deaf students in the learning of Libras; to find out what strategies are used in teaching for deaf students; to analyze the possibility of educational action of the students in order to learn with their visual perception about the methodologies of the teaching of Libras. Methodologically, the study developed is a qualitative research, of descriptive and exploratory character, used to collect data from the semi-structured interview as the questionnaire containing, for deaf students, the open questions with images, besides the researcher's requests in Libras, being exposed to visual resources, for translators interpret, with open questions, that made it possible to register the opinion of the participants, where it was made and about their experiences, as well as possible facilities or difficulties in the use of certain products and systems of communication. Then, with the analysis of the discussions, one can see what is happening in the school context of literacy to which the deaf students learn, naturally, within visual communication, among so many other possibilities of connection.A pesquisa realizada na escola de ensino regular, situada no interior do sertão potiguar, está voltada na percepção e compreensão da experiência visual para o surdo e sua relação com o letramento visual. Tendo em vista que ela apresenta uma metodologia de ensino com elementos multimodais para o aprendizado de Libras na escola de ensino regular, especialmente o Ensino Médio, evidenciando os elementos visuais para o surdo na estratégia de ensino de línguas no âmbito escolar e sobre a percepção dos alunos surdos que estão envolvidos nesse processo, possibilitando para esse estudo de pesquisa junto aos tradutores intérpretes e suas experiências. O seu objetivo geral, consiste em analisar como acontece a aprendizagem de Libras dos alunos surdos do ensino médio em uma escola pública na cidade de Caraúbas pelo letramento visual. Para auxiliar no objetivo geral, proponho por meio dos objetivos específicos: perceber como acontece o letramento visual dos alunos surdos na aprendizagem da Libras; averiguar quais as estratégias utilizadas no ensino para os alunos surdos; analisar a possibilidade de ação educativa dos alunos a fim de aprender com sua percepção visual sobre as metodologias do ensino de Libras. Metodologicamente, o estudo desenvolvido trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizando para a coleta de dados da entrevista semiestruturada como o questionário contendo, para alunos surdos, as perguntas abertas com imagens, além da aplicação pelo pesquisador em Libras, sendo apresentados os recursos imagéticos, para tradutores interpretem, com perguntas abertas, que possibilitaram registrar a opinião dos participantes, onde foi feita e sobre suas experiências, bem como possíveis facilidades ou dificuldades no uso de determinados produtos e sistemas de serviços de comunicação. Então, com a análise das discussões, percebe-se o que se resulta no contexto escolar de letramento a qual os alunos surdos aprendem, naturalmente, dentro de comunicação visual, entre tantas outras possibilidades de conexão.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAFagundes, Isabelle Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/Ferreira, João Batista Neveshttp://lattes.cnpq.br/Sousa, Francisco Ebson Gomeshttp://lattes.cnpq.br/Viana Neto, Francisco de Acací2019-12-03T14:45:25Z2019-12-03T14:45:25Z2019-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfViana Neto (2019) (VIANA NETO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2069https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2521porVIANA NETO, Francisco de Acací. Letramento visual:: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio. 2019. 54 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:09:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2521Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:09:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio
title Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio
spellingShingle Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio
Viana Neto, Francisco de Acací
Letramento visual
Multimodalidade
Alunos surdos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
title_short Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio
title_full Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio
title_fullStr Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio
title_full_unstemmed Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio
title_sort Letramento visual: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio
author Viana Neto, Francisco de Acací
author_facet Viana Neto, Francisco de Acací
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fagundes, Isabelle Pinheiro
http://lattes.cnpq.br/
Ferreira, João Batista Neves
http://lattes.cnpq.br/
Sousa, Francisco Ebson Gomes
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana Neto, Francisco de Acací
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento visual
Multimodalidade
Alunos surdos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
topic Letramento visual
Multimodalidade
Alunos surdos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T14:45:25Z
2019-12-03T14:45:25Z
2019-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Viana Neto (2019) (VIANA NETO, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2069
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2521
identifier_str_mv Viana Neto (2019) (VIANA NETO, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2069
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv VIANA NETO, Francisco de Acací. Letramento visual:: uma percepção da aprendizagem de alunos surdos no ensino médio. 2019. 54 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747446641721344