A utilização de aplicativos mensageiros como ferramenta de comunicação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Patrícia Sousa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8991
Resumo: Este trabalho trata-se de um estudo realizado através do método Survey com professores de ensino superior, que desenvolveram suas atividades de forma remota e utilizaram aplicativos mensageiros para se comunicar com colegas de trabalho. Buscou-se analisar as possíveis implicações no uso desses aplicativos mensageiros como ferramenta de comunicação. Para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa do tipo quali-quantitativa através de um formulário online enviado para uma população de 90 professores, onde 66 responderam à pesquisa. Para a análise dos dados quantitativos foram utilizados três testes estatísticos, Teste de correlação de Spearman e Kendall e teste de Qui-quadrado, onde, dos 161 testes de correlação realizados, 54 foram significativos. Os principais resultados desses testes foram: quanto mais grupos destinados ao trabalho o usuário tem, maior será a sua sobrecarga de trabalho; quanto maior a carga de trabalho, maior a obrigação dos respondentes em trabalhar em seu tempo livre; existe uma relação entre o gênero dos respondentes e o aumento da carga de trabalho; quanto mais grupos os respondentes estão inseridos, maiores são os conflitos com suas responsabilidades domésticas; existe uma relação entre a quantidade de grupos destinados ao trabalho e a necessidade de mudar as atividades familiares devido às demandas de trabalho. A análise qualitativa foi realizada a partir da análise de conteúdo, onde os principais resultados foram relatos de impactos físicos devido ao uso dos aplicativos mensageiros como ferramenta de trabalho e a percepção das ferramentas como facilitadora na comunicação para aqueles docentes que criaram estratégias de uso. A partir dos resultados obtidos, percebe-se que existem pontos positivos ao utilizar os aplicativos como ferramenta de trabalho, porém existem pontos negativos preocupantes como a obrigação de desenvolver atividades em dias de folga e até nas férias, o aumento da ansiedade e o quanto tudo isso torna os aplicativos uma extensão do trabalho.
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