As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Daniele Batista de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5055
Resumo: Monografia
id UFER_998228a2843b18a5645c2e73f16b893e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5055
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RNTICsPráticas pedagógicasEnsino e aprendizagemICT’sPedagogical practicesTeaching and learningCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAMonografiaInformation and communication technologies (ICTs) are technological means, used in an integrated manner, with a common goal. They are seen as a way to enhance the teaching and learning processes in education. According to observations made during stages I, II and III in the Ufersa / Angicos Computer and Informatics Degree, it was identified that the use of ICTs is still limited within the educational practices and interventions adopted by the teachers of the Municipal Teacher School Osvágrio Rodrigues de Carvalho, located in thecityof Santana do Matos / RN. Given this scenario, the research try to analyze the use of these technologies in the pedagogical practices of teachers of this school in elementary school. In order to achieve the objectives of this work, the following methodological procedures were used in this research: previously established questionnaires applied to teachers and students of the school, with the intention of drawing a profile in reference to teachers' knowledge and familiarity with the subject. use of ICTs and also of the student in relation to their use in their daily lives; observations of actions and interventions performed by teachers aiming to identify possible difficulties. After analyzing the questionnaires answered by the teachers, it was found that ICTs are present in the school and available to all teachers to use, but there is a shortage in the amount of these technological resources, as the few existing equipment are not enough to assist all In addition, many of the teachers do not feel comfortable handling them, as they have never had a training that would guarantee them the security to use these tools, being of paramount importance to them because, according to the teachers interviewed, the students They are more attracted when they use these resources in the classroom, pay more attention in class, participate more and, as a result, get a more meaningful development in learning that becomes faster.As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são meios tecnológicos, utilizados de maneira integrada, com um objetivo comum. As mesmas são vistas como forma de potencializar os processos de ensino e aprendizagem na educação. De acordo com observações feitas durante os estágios I, II e III no curso de Licenciatura em Computação e Informática da Ufersa/Angicos, identificou-se que a utilização das TICs ainda é limitada dentro das práticas educacionais e intervenções adotadas pelos professores da Escola Municipal Professor Osvágrio Rodrigues de Carvalho, localizada no município de Santana do Matos/RN. Diante desse cenário, o presente trabalho objetiva realizar uma análise sobre o uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores dessa escola no ensino fundamental II. No intuito de alcançar os objetivos deste trabalho, foram utilizados, na presente pesquisa, os seguintes procedimentos metodológicos: questionários previamente estabelecidos e aplicados aos docentes e alunos da escola, com a intenção de traçar um perfil em referência ao conhecimento e familiaridade dos professores com o uso das TICs e também do aluno em relação ao uso das mesmas no seu dia a dia; observações das ações e intervenções realizadas pelos professores objetivando identificar possíveis dificuldades. Após a análise dos questionários respondidos pelos professores percebeu-se que as TICs estão presentes na escola e são disponibilizadas para todos os professores usarem, mas há um déficit na quantidade desses recursos tecnológicos, pois os poucos equipamentos existentes não são suficientes para dar assistência a toda escola, além disso, muitos dos professores não se sentem a vontade para manuseá-los, uma vez que nunca tiveram uma capacitação que lhes garantisse segurança para usar essas ferramentas, sendo de suma importância para eles, pois, segundo os docentes entrevistados, os alunos se sentem mais atraídos quando eles usam esses recursos em sala de aula, prestam mais atenção nas aulas, participam mais e, consequentemente, obtém um desenvolvimento mais significativo na aprendizagem que passa a ser mais rápida.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAAlves, Fádyla Késsia Rocha de Araújohttp://lattes.cnpq.br/Silva, Divoene Pereira Cruzhttp://lattes.cnpq.br/Dantas, Elaine Luciana Sobralhttp://lattes.cnpq.br/Araújo, Daniele Batista de2020-05-13T20:33:51Z2020-05-132020-05-13T20:33:51Z2019-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAraújo (2019) (ARAÚJO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5055porARAÚJO, Daniele Batista de. As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:04:39Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5055Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:04:39Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN
title As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN
spellingShingle As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN
Araújo, Daniele Batista de
TICs
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
ICT’s
Pedagogical practices
Teaching and learning
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
title_short As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN
title_full As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN
title_fullStr As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN
title_full_unstemmed As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN
title_sort As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN
author Araújo, Daniele Batista de
author_facet Araújo, Daniele Batista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo
http://lattes.cnpq.br/
Silva, Divoene Pereira Cruz
http://lattes.cnpq.br/
Dantas, Elaine Luciana Sobral
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Daniele Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv TICs
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
ICT’s
Pedagogical practices
Teaching and learning
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
topic TICs
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
ICT’s
Pedagogical practices
Teaching and learning
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-16
2020-05-13T20:33:51Z
2020-05-13
2020-05-13T20:33:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Araújo (2019) (ARAÚJO, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5055
identifier_str_mv Araújo (2019) (ARAÚJO, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ARAÚJO, Daniele Batista de. As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747463547912192