Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10662 |
Resumo: | Nosso trabalho se propõe a analisar quais são os gêneros orais recomendados pela coleção de livros didáticos “Conexão e uso” para o ensino da oralidade. Visto que a oralidade ainda hoje não é tão trabalhada nas salas de aula da Educação Básica, embora nos documentos norteadores da educação brasileira, ela seja um dos pilares para o ensino. Para o embasamento teórico, nos amparamos em BAKHTIN (2016) e BEZERRA (2019) para uma noção sobre gêneros, e (TRAVAGLIA, 2017) no que diz respeito aos gêneros orais. Para falar sobre oralidade, ensino e livro didático, nos amparamos nos trabalhos de (FREITAS; TEIXEIRA; MACHADO (2016), (NORONHA (2018), (MAGALHÃES (2007) e (ARAÚJO; SILVA (2016). Esse trabalho possui uma metodologia do tipo qualitativa, visto que irá interpretar os dados e os seus significados, e ainda se mostra bibliográfica, pois será realizada através de materiais já publicados. O corpus desta pesquisa são os capítulos que abordam os gêneros orais nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção “Conexão e uso”. Os livros analisados foram dos anos finais do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano). Os nossos resultados apontam que, a partir da análise dessa coleção, podemos evidenciar uma predominância dos gêneros escritos que são recomendados para o ensino em detrimento dos gêneros orais presentes na coleção. Quanto aos gêneros orais recomendados por essa coleção, percebemos que os gêneros que têm um maior espaço e mais informações sobre a sistematização para a produção são o debate, a entrevista e a exposição oral. Além disso, também foi possível encontrar aspectos positivos em relação ao trabalho com esses gêneros orais presentes nos livros didáticos. |
id |
UFER_9b29928c3b967a3d4377bc2e977975cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10662 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAOralidadeEnsinoGêneros oraisLivro didáticoNosso trabalho se propõe a analisar quais são os gêneros orais recomendados pela coleção de livros didáticos “Conexão e uso” para o ensino da oralidade. Visto que a oralidade ainda hoje não é tão trabalhada nas salas de aula da Educação Básica, embora nos documentos norteadores da educação brasileira, ela seja um dos pilares para o ensino. Para o embasamento teórico, nos amparamos em BAKHTIN (2016) e BEZERRA (2019) para uma noção sobre gêneros, e (TRAVAGLIA, 2017) no que diz respeito aos gêneros orais. Para falar sobre oralidade, ensino e livro didático, nos amparamos nos trabalhos de (FREITAS; TEIXEIRA; MACHADO (2016), (NORONHA (2018), (MAGALHÃES (2007) e (ARAÚJO; SILVA (2016). Esse trabalho possui uma metodologia do tipo qualitativa, visto que irá interpretar os dados e os seus significados, e ainda se mostra bibliográfica, pois será realizada através de materiais já publicados. O corpus desta pesquisa são os capítulos que abordam os gêneros orais nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção “Conexão e uso”. Os livros analisados foram dos anos finais do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano). Os nossos resultados apontam que, a partir da análise dessa coleção, podemos evidenciar uma predominância dos gêneros escritos que são recomendados para o ensino em detrimento dos gêneros orais presentes na coleção. Quanto aos gêneros orais recomendados por essa coleção, percebemos que os gêneros que têm um maior espaço e mais informações sobre a sistematização para a produção são o debate, a entrevista e a exposição oral. Além disso, também foi possível encontrar aspectos positivos em relação ao trabalho com esses gêneros orais presentes nos livros didáticos.24 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, Elaine Cristina ForteFerreira, Elaine Cristina ForteNoronha, Leiliane AquinoNegócio, Polianny Ágne de FreitasCosta, Marina Bezerra da2024-03-08T14:16:20Z2024-03-08T14:16:20Z2023-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCOSTA, Marina Bezerra da. Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10662CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-08T22:16:20Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10662Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-08T22:16:20Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso” |
title |
Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso” |
spellingShingle |
Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso” Costa, Marina Bezerra da LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Oralidade Ensino Gêneros orais Livro didático |
title_short |
Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso” |
title_full |
Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso” |
title_fullStr |
Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso” |
title_full_unstemmed |
Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso” |
title_sort |
Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso” |
author |
Costa, Marina Bezerra da |
author_facet |
Costa, Marina Bezerra da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Elaine Cristina Forte Ferreira, Elaine Cristina Forte Noronha, Leiliane Aquino Negócio, Polianny Ágne de Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marina Bezerra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Oralidade Ensino Gêneros orais Livro didático |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Oralidade Ensino Gêneros orais Livro didático |
description |
Nosso trabalho se propõe a analisar quais são os gêneros orais recomendados pela coleção de livros didáticos “Conexão e uso” para o ensino da oralidade. Visto que a oralidade ainda hoje não é tão trabalhada nas salas de aula da Educação Básica, embora nos documentos norteadores da educação brasileira, ela seja um dos pilares para o ensino. Para o embasamento teórico, nos amparamos em BAKHTIN (2016) e BEZERRA (2019) para uma noção sobre gêneros, e (TRAVAGLIA, 2017) no que diz respeito aos gêneros orais. Para falar sobre oralidade, ensino e livro didático, nos amparamos nos trabalhos de (FREITAS; TEIXEIRA; MACHADO (2016), (NORONHA (2018), (MAGALHÃES (2007) e (ARAÚJO; SILVA (2016). Esse trabalho possui uma metodologia do tipo qualitativa, visto que irá interpretar os dados e os seus significados, e ainda se mostra bibliográfica, pois será realizada através de materiais já publicados. O corpus desta pesquisa são os capítulos que abordam os gêneros orais nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção “Conexão e uso”. Os livros analisados foram dos anos finais do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano). Os nossos resultados apontam que, a partir da análise dessa coleção, podemos evidenciar uma predominância dos gêneros escritos que são recomendados para o ensino em detrimento dos gêneros orais presentes na coleção. Quanto aos gêneros orais recomendados por essa coleção, percebemos que os gêneros que têm um maior espaço e mais informações sobre a sistematização para a produção são o debate, a entrevista e a exposição oral. Além disso, também foi possível encontrar aspectos positivos em relação ao trabalho com esses gêneros orais presentes nos livros didáticos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-12 2024-03-08T14:16:20Z 2024-03-08T14:16:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Marina Bezerra da. Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10662 |
identifier_str_mv |
COSTA, Marina Bezerra da. Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747466881335296 |