Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marina Bezerra da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10662
Resumo: Nosso trabalho se propõe a analisar quais são os gêneros orais recomendados pela coleção de livros didáticos “Conexão e uso” para o ensino da oralidade. Visto que a oralidade ainda hoje não é tão trabalhada nas salas de aula da Educação Básica, embora nos documentos norteadores da educação brasileira, ela seja um dos pilares para o ensino. Para o embasamento teórico, nos amparamos em BAKHTIN (2016) e BEZERRA (2019) para uma noção sobre gêneros, e (TRAVAGLIA, 2017) no que diz respeito aos gêneros orais. Para falar sobre oralidade, ensino e livro didático, nos amparamos nos trabalhos de (FREITAS; TEIXEIRA; MACHADO (2016), (NORONHA (2018), (MAGALHÃES (2007) e (ARAÚJO; SILVA (2016). Esse trabalho possui uma metodologia do tipo qualitativa, visto que irá interpretar os dados e os seus significados, e ainda se mostra bibliográfica, pois será realizada através de materiais já publicados. O corpus desta pesquisa são os capítulos que abordam os gêneros orais nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção “Conexão e uso”. Os livros analisados foram dos anos finais do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano). Os nossos resultados apontam que, a partir da análise dessa coleção, podemos evidenciar uma predominância dos gêneros escritos que são recomendados para o ensino em detrimento dos gêneros orais presentes na coleção. Quanto aos gêneros orais recomendados por essa coleção, percebemos que os gêneros que têm um maior espaço e mais informações sobre a sistematização para a produção são o debate, a entrevista e a exposição oral. Além disso, também foi possível encontrar aspectos positivos em relação ao trabalho com esses gêneros orais presentes nos livros didáticos.
id UFER_9b29928c3b967a3d4377bc2e977975cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10662
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAOralidadeEnsinoGêneros oraisLivro didáticoNosso trabalho se propõe a analisar quais são os gêneros orais recomendados pela coleção de livros didáticos “Conexão e uso” para o ensino da oralidade. Visto que a oralidade ainda hoje não é tão trabalhada nas salas de aula da Educação Básica, embora nos documentos norteadores da educação brasileira, ela seja um dos pilares para o ensino. Para o embasamento teórico, nos amparamos em BAKHTIN (2016) e BEZERRA (2019) para uma noção sobre gêneros, e (TRAVAGLIA, 2017) no que diz respeito aos gêneros orais. Para falar sobre oralidade, ensino e livro didático, nos amparamos nos trabalhos de (FREITAS; TEIXEIRA; MACHADO (2016), (NORONHA (2018), (MAGALHÃES (2007) e (ARAÚJO; SILVA (2016). Esse trabalho possui uma metodologia do tipo qualitativa, visto que irá interpretar os dados e os seus significados, e ainda se mostra bibliográfica, pois será realizada através de materiais já publicados. O corpus desta pesquisa são os capítulos que abordam os gêneros orais nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção “Conexão e uso”. Os livros analisados foram dos anos finais do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano). Os nossos resultados apontam que, a partir da análise dessa coleção, podemos evidenciar uma predominância dos gêneros escritos que são recomendados para o ensino em detrimento dos gêneros orais presentes na coleção. Quanto aos gêneros orais recomendados por essa coleção, percebemos que os gêneros que têm um maior espaço e mais informações sobre a sistematização para a produção são o debate, a entrevista e a exposição oral. Além disso, também foi possível encontrar aspectos positivos em relação ao trabalho com esses gêneros orais presentes nos livros didáticos.24 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, Elaine Cristina ForteFerreira, Elaine Cristina ForteNoronha, Leiliane AquinoNegócio, Polianny Ágne de FreitasCosta, Marina Bezerra da2024-03-08T14:16:20Z2024-03-08T14:16:20Z2023-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCOSTA, Marina Bezerra da. Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10662CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-08T22:16:20Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10662Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-08T22:16:20Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”
title Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”
spellingShingle Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”
Costa, Marina Bezerra da
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Oralidade
Ensino
Gêneros orais
Livro didático
title_short Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”
title_full Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”
title_fullStr Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”
title_full_unstemmed Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”
title_sort Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”
author Costa, Marina Bezerra da
author_facet Costa, Marina Bezerra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Elaine Cristina Forte
Ferreira, Elaine Cristina Forte
Noronha, Leiliane Aquino
Negócio, Polianny Ágne de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marina Bezerra da
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Oralidade
Ensino
Gêneros orais
Livro didático
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Oralidade
Ensino
Gêneros orais
Livro didático
description Nosso trabalho se propõe a analisar quais são os gêneros orais recomendados pela coleção de livros didáticos “Conexão e uso” para o ensino da oralidade. Visto que a oralidade ainda hoje não é tão trabalhada nas salas de aula da Educação Básica, embora nos documentos norteadores da educação brasileira, ela seja um dos pilares para o ensino. Para o embasamento teórico, nos amparamos em BAKHTIN (2016) e BEZERRA (2019) para uma noção sobre gêneros, e (TRAVAGLIA, 2017) no que diz respeito aos gêneros orais. Para falar sobre oralidade, ensino e livro didático, nos amparamos nos trabalhos de (FREITAS; TEIXEIRA; MACHADO (2016), (NORONHA (2018), (MAGALHÃES (2007) e (ARAÚJO; SILVA (2016). Esse trabalho possui uma metodologia do tipo qualitativa, visto que irá interpretar os dados e os seus significados, e ainda se mostra bibliográfica, pois será realizada através de materiais já publicados. O corpus desta pesquisa são os capítulos que abordam os gêneros orais nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção “Conexão e uso”. Os livros analisados foram dos anos finais do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano). Os nossos resultados apontam que, a partir da análise dessa coleção, podemos evidenciar uma predominância dos gêneros escritos que são recomendados para o ensino em detrimento dos gêneros orais presentes na coleção. Quanto aos gêneros orais recomendados por essa coleção, percebemos que os gêneros que têm um maior espaço e mais informações sobre a sistematização para a produção são o debate, a entrevista e a exposição oral. Além disso, também foi possível encontrar aspectos positivos em relação ao trabalho com esses gêneros orais presentes nos livros didáticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-12
2024-03-08T14:16:20Z
2024-03-08T14:16:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Marina Bezerra da. Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10662
identifier_str_mv COSTA, Marina Bezerra da. Gêneros orais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção “conexão e uso”. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747466881335296