A evolução da aplicação da NBR 9050 em instituições de ensino superior – estudo na literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Diogo Souza Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8380
Resumo: De acordo com a Constituição Federal de 1988, todo e qualquer cidadão tem o direito de ir e vir. Tal afirmação inclui também as pessoas com deficiência, que além desse fator, também tem o direito a educação de qualidade nas instituições de ensino, seja ela fundamental, médio, superior e afins. As instituições devem promover condições para acessibilidade e mobilidade. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo sobre o processo histórico de implementação de meios para promover acessibilidade em instituições de ensino superior. Têm-se ainda como objetivos específicos: enfatizar a evolução arquitetônica das instituições de ensino superior, mediante as disposições da NBR 9050; e evidenciar medidas para as instituições de ensino superior, para apresentar as condições ideais de promoção à acessibilidade e mobilidade. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, a mesma é tida como descritiva, com abordagem qualitativa e o universo limitado à referências acadêmicas disponíveis em sites institucionais e afins. Ficou constatado a carência de meios que tem a finalidade de promover a acessibilidade e mobilidade de alunos com deficiência em Instituições de Ensino Superior, as instituições averiguadas apresentaram o mínimo de condições para receber as pessoas com deficiência, as condições arquitetônicas não evoluíram em conjunto com a NBR 9050 e suas respectivas atualizações. Isso porque, as instituições de ensino superior investigadas não apresentaram o básico em relação a acessibilidade, deixando a desejar na implantação e adequação de rampas, corrimãos, mobiliário e acessos condizentes com o que é descrito na NBR 9050.
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