TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7724 |
Resumo: | Usabilidade é imprescindível, pois garante que o sistema seja adequado para a maior quantidade de usuários possível, especialmente quando se trata de pessoas com necessidades especiais, como é o caso de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Neste trabalho foi realizado um reconhecimento das características do Transtorno do Espectro Autista, com foco em crianças com disfunções na fala e deficits na comunicação, englobando as técnicas e ferramentas utilizadas por profissionais para auxiliá-las a potencializar habilidades no tocante à fala, comunicação, cognição e interação social, onde foi possível notar que algumas dessas técnicas podem embasar a criação de Tecnologias Assistivas para a Comunicação, como aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo. No entanto, é importante que estes softwares sejam adequadas para crianças com TEA. Para verificar essa adequação foram pesquisadas e selecionadas diretrizes e heurísticas de usabilidade específicas para pessoas com TEA, que foram utilizadas para avaliar a interface destes aplicativos, de modo a identificar seus pontos fortes, fracos e, principalmente, as violações às recomendações de usabilidade. As diretrizes e os resultados das avaliações foram essenciais para nortear o desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação capaz de, tanto auxiliar crianças com TEA a se comunicar como a progredir na expansão do vocabulário e desenvolvimento de habilidades verbais. |
id |
UFER_a5d0caf03148cbe9fa6ff3a43c382567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7724 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEACNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::SISTEMAS DE INFORMACAOTranstorno do Espectro do AutismoAvaliação de usabilidadeProtótipoInterfaceUsabilidade é imprescindível, pois garante que o sistema seja adequado para a maior quantidade de usuários possível, especialmente quando se trata de pessoas com necessidades especiais, como é o caso de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Neste trabalho foi realizado um reconhecimento das características do Transtorno do Espectro Autista, com foco em crianças com disfunções na fala e deficits na comunicação, englobando as técnicas e ferramentas utilizadas por profissionais para auxiliá-las a potencializar habilidades no tocante à fala, comunicação, cognição e interação social, onde foi possível notar que algumas dessas técnicas podem embasar a criação de Tecnologias Assistivas para a Comunicação, como aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo. No entanto, é importante que estes softwares sejam adequadas para crianças com TEA. Para verificar essa adequação foram pesquisadas e selecionadas diretrizes e heurísticas de usabilidade específicas para pessoas com TEA, que foram utilizadas para avaliar a interface destes aplicativos, de modo a identificar seus pontos fortes, fracos e, principalmente, as violações às recomendações de usabilidade. As diretrizes e os resultados das avaliações foram essenciais para nortear o desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação capaz de, tanto auxiliar crianças com TEA a se comunicar como a progredir na expansão do vocabulário e desenvolvimento de habilidades verbais.127 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRamalho, Welliana BenevidesRamalho, Welliana BenevidesMedeiros, Joêmia Leilane Gomes deRamalho, Welliana BenevidesMedeiros, Joêmia Leilane Gomes deFarias, Adriana Mara Guimarães deMonteiro, Bruno de SousaMacedo, Edinadja Mayara de2022-10-30T19:32:56Z2022-10-30T19:32:56Z2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7724AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T10:57:03Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7724Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T10:57:03Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA |
title |
TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA |
spellingShingle |
TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA Macedo, Edinadja Mayara de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::SISTEMAS DE INFORMACAO Transtorno do Espectro do Autismo Avaliação de usabilidade Protótipo Interface |
title_short |
TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA |
title_full |
TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA |
title_fullStr |
TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA |
title_full_unstemmed |
TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA |
title_sort |
TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA |
author |
Macedo, Edinadja Mayara de |
author_facet |
Macedo, Edinadja Mayara de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramalho, Welliana Benevides Ramalho, Welliana Benevides Medeiros, Joêmia Leilane Gomes de Ramalho, Welliana Benevides Medeiros, Joêmia Leilane Gomes de Farias, Adriana Mara Guimarães de Monteiro, Bruno de Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Edinadja Mayara de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::SISTEMAS DE INFORMACAO Transtorno do Espectro do Autismo Avaliação de usabilidade Protótipo Interface |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::SISTEMAS DE INFORMACAO Transtorno do Espectro do Autismo Avaliação de usabilidade Protótipo Interface |
description |
Usabilidade é imprescindível, pois garante que o sistema seja adequado para a maior quantidade de usuários possível, especialmente quando se trata de pessoas com necessidades especiais, como é o caso de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Neste trabalho foi realizado um reconhecimento das características do Transtorno do Espectro Autista, com foco em crianças com disfunções na fala e deficits na comunicação, englobando as técnicas e ferramentas utilizadas por profissionais para auxiliá-las a potencializar habilidades no tocante à fala, comunicação, cognição e interação social, onde foi possível notar que algumas dessas técnicas podem embasar a criação de Tecnologias Assistivas para a Comunicação, como aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo. No entanto, é importante que estes softwares sejam adequadas para crianças com TEA. Para verificar essa adequação foram pesquisadas e selecionadas diretrizes e heurísticas de usabilidade específicas para pessoas com TEA, que foram utilizadas para avaliar a interface destes aplicativos, de modo a identificar seus pontos fortes, fracos e, principalmente, as violações às recomendações de usabilidade. As diretrizes e os resultados das avaliações foram essenciais para nortear o desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação capaz de, tanto auxiliar crianças com TEA a se comunicar como a progredir na expansão do vocabulário e desenvolvimento de habilidades verbais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-25 2022-10-30T19:32:56Z 2022-10-30T19:32:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7724 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747444800421888 |