TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Edinadja Mayara de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7724
Resumo: Usabilidade é imprescindível, pois garante que o sistema seja adequado para a maior quantidade de usuários possível, especialmente quando se trata de pessoas com necessidades especiais, como é o caso de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Neste trabalho foi realizado um reconhecimento das características do Transtorno do Espectro Autista, com foco em crianças com disfunções na fala e deficits na comunicação, englobando as técnicas e ferramentas utilizadas por profissionais para auxiliá-las a potencializar habilidades no tocante à fala, comunicação, cognição e interação social, onde foi possível notar que algumas dessas técnicas podem embasar a criação de Tecnologias Assistivas para a Comunicação, como aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo. No entanto, é importante que estes softwares sejam adequadas para crianças com TEA. Para verificar essa adequação foram pesquisadas e selecionadas diretrizes e heurísticas de usabilidade específicas para pessoas com TEA, que foram utilizadas para avaliar a interface destes aplicativos, de modo a identificar seus pontos fortes, fracos e, principalmente, as violações às recomendações de usabilidade. As diretrizes e os resultados das avaliações foram essenciais para nortear o desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação capaz de, tanto auxiliar crianças com TEA a se comunicar como a progredir na expansão do vocabulário e desenvolvimento de habilidades verbais.
id UFER_a5d0caf03148cbe9fa6ff3a43c382567
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7724
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEACNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::SISTEMAS DE INFORMACAOTranstorno do Espectro do AutismoAvaliação de usabilidadeProtótipoInterfaceUsabilidade é imprescindível, pois garante que o sistema seja adequado para a maior quantidade de usuários possível, especialmente quando se trata de pessoas com necessidades especiais, como é o caso de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Neste trabalho foi realizado um reconhecimento das características do Transtorno do Espectro Autista, com foco em crianças com disfunções na fala e deficits na comunicação, englobando as técnicas e ferramentas utilizadas por profissionais para auxiliá-las a potencializar habilidades no tocante à fala, comunicação, cognição e interação social, onde foi possível notar que algumas dessas técnicas podem embasar a criação de Tecnologias Assistivas para a Comunicação, como aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo. No entanto, é importante que estes softwares sejam adequadas para crianças com TEA. Para verificar essa adequação foram pesquisadas e selecionadas diretrizes e heurísticas de usabilidade específicas para pessoas com TEA, que foram utilizadas para avaliar a interface destes aplicativos, de modo a identificar seus pontos fortes, fracos e, principalmente, as violações às recomendações de usabilidade. As diretrizes e os resultados das avaliações foram essenciais para nortear o desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação capaz de, tanto auxiliar crianças com TEA a se comunicar como a progredir na expansão do vocabulário e desenvolvimento de habilidades verbais.127 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRamalho, Welliana BenevidesRamalho, Welliana BenevidesMedeiros, Joêmia Leilane Gomes deRamalho, Welliana BenevidesMedeiros, Joêmia Leilane Gomes deFarias, Adriana Mara Guimarães deMonteiro, Bruno de SousaMacedo, Edinadja Mayara de2022-10-30T19:32:56Z2022-10-30T19:32:56Z2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7724AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T10:57:03Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7724Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T10:57:03Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA
title TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA
spellingShingle TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA
Macedo, Edinadja Mayara de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::SISTEMAS DE INFORMACAO
Transtorno do Espectro do Autismo
Avaliação de usabilidade
Protótipo
Interface
title_short TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA
title_full TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA
title_fullStr TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA
title_full_unstemmed TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA
title_sort TagarelApp: protótipo de interface centrado na usabilidade para o desenvolvimento da fala e comunicação de crianças com TEA
author Macedo, Edinadja Mayara de
author_facet Macedo, Edinadja Mayara de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramalho, Welliana Benevides
Ramalho, Welliana Benevides
Medeiros, Joêmia Leilane Gomes de
Ramalho, Welliana Benevides
Medeiros, Joêmia Leilane Gomes de
Farias, Adriana Mara Guimarães de
Monteiro, Bruno de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Edinadja Mayara de
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::SISTEMAS DE INFORMACAO
Transtorno do Espectro do Autismo
Avaliação de usabilidade
Protótipo
Interface
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::SISTEMAS DE INFORMACAO
Transtorno do Espectro do Autismo
Avaliação de usabilidade
Protótipo
Interface
description Usabilidade é imprescindível, pois garante que o sistema seja adequado para a maior quantidade de usuários possível, especialmente quando se trata de pessoas com necessidades especiais, como é o caso de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Neste trabalho foi realizado um reconhecimento das características do Transtorno do Espectro Autista, com foco em crianças com disfunções na fala e deficits na comunicação, englobando as técnicas e ferramentas utilizadas por profissionais para auxiliá-las a potencializar habilidades no tocante à fala, comunicação, cognição e interação social, onde foi possível notar que algumas dessas técnicas podem embasar a criação de Tecnologias Assistivas para a Comunicação, como aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo. No entanto, é importante que estes softwares sejam adequadas para crianças com TEA. Para verificar essa adequação foram pesquisadas e selecionadas diretrizes e heurísticas de usabilidade específicas para pessoas com TEA, que foram utilizadas para avaliar a interface destes aplicativos, de modo a identificar seus pontos fortes, fracos e, principalmente, as violações às recomendações de usabilidade. As diretrizes e os resultados das avaliações foram essenciais para nortear o desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação capaz de, tanto auxiliar crianças com TEA a se comunicar como a progredir na expansão do vocabulário e desenvolvimento de habilidades verbais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-25
2022-10-30T19:32:56Z
2022-10-30T19:32:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7724
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747444800421888