Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588 |
Resumo: | Este estudo verifica a relação do desempenho academico com as caracteristicas observaveis e experiencias estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primaria, instrumentalizada por meio questionario, e secundaria, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a analise dos dados foi utilizada a tecnica de regressao múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluidos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho academico. As quatro variaveis com relação significativa foram: reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de materias especificas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as caracteristicas observaveis dos alunos da instituicao de ensino superior e as experiencias estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeicoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na area tematica e fornece introspeccoes à realização de estudos futuros. |
id |
CESGRAN-1_0b3bd29f3befe6275902358178b00554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1588 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias ContabeisDesempenho Academico; Ciencias Contabeis; Aprendizagem.Este estudo verifica a relação do desempenho academico com as caracteristicas observaveis e experiencias estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primaria, instrumentalizada por meio questionario, e secundaria, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a analise dos dados foi utilizada a tecnica de regressao múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluidos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho academico. As quatro variaveis com relação significativa foram: reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de materias especificas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as caracteristicas observaveis dos alunos da instituicao de ensino superior e as experiencias estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeicoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na area tematica e fornece introspeccoes à realização de estudos futuros.Fundação CesgranrioAgradecemos a CAPES pelo apoio financeiro e concessao de bolsas.Meurer, Alison MartinsPedersini, Daiana RafaelaAntonelli, Ricardo AdrianoLopes, Iago FrancaMusial, Nayane Thais Krespi2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/158810.22347/2175-2753v10i29.1588Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 361-3862175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588/pdfBrasil; Sul.Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T14:33:41Zoai:ojs.localhost:article/1588Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T14:33:41Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis |
title |
Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis |
spellingShingle |
Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis Meurer, Alison Martins Desempenho Academico; Ciencias Contabeis; Aprendizagem. |
title_short |
Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis |
title_full |
Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis |
title_fullStr |
Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis |
title_full_unstemmed |
Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis |
title_sort |
Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis |
author |
Meurer, Alison Martins |
author_facet |
Meurer, Alison Martins Pedersini, Daiana Rafaela Antonelli, Ricardo Adriano Lopes, Iago Franca Musial, Nayane Thais Krespi |
author_role |
author |
author2 |
Pedersini, Daiana Rafaela Antonelli, Ricardo Adriano Lopes, Iago Franca Musial, Nayane Thais Krespi |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro e concessao de bolsas. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meurer, Alison Martins Pedersini, Daiana Rafaela Antonelli, Ricardo Adriano Lopes, Iago Franca Musial, Nayane Thais Krespi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho Academico; Ciencias Contabeis; Aprendizagem. |
topic |
Desempenho Academico; Ciencias Contabeis; Aprendizagem. |
description |
Este estudo verifica a relação do desempenho academico com as caracteristicas observaveis e experiencias estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primaria, instrumentalizada por meio questionario, e secundaria, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a analise dos dados foi utilizada a tecnica de regressao múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluidos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho academico. As quatro variaveis com relação significativa foram: reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de materias especificas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as caracteristicas observaveis dos alunos da instituicao de ensino superior e as experiencias estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeicoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na area tematica e fornece introspeccoes à realização de estudos futuros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588 10.22347/2175-2753v10i29.1588 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v10i29.1588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Sul. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 361-386 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672362737664 |