Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meurer, Alison Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pedersini, Daiana Rafaela, Antonelli, Ricardo Adriano, Lopes, Iago Franca, Musial, Nayane Thais Krespi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588
Resumo: Este estudo verifica a relação do desempenho academico com as caracteristicas observaveis e experiencias estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primaria, instrumentalizada por meio questionario, e secundaria, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a analise dos dados foi utilizada a tecnica de regressao múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluidos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho academico. As quatro variaveis com relação significativa foram:  reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de materias especificas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as caracteristicas observaveis dos alunos da instituicao de ensino superior e as experiencias estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeicoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na area tematica e fornece introspeccoes à realização de estudos futuros.
id CESGRAN-1_0b3bd29f3befe6275902358178b00554
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1588
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias ContabeisDesempenho Academico; Ciencias Contabeis; Aprendizagem.Este estudo verifica a relação do desempenho academico com as caracteristicas observaveis e experiencias estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primaria, instrumentalizada por meio questionario, e secundaria, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a analise dos dados foi utilizada a tecnica de regressao múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluidos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho academico. As quatro variaveis com relação significativa foram:  reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de materias especificas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as caracteristicas observaveis dos alunos da instituicao de ensino superior e as experiencias estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeicoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na area tematica e fornece introspeccoes à realização de estudos futuros.Fundação CesgranrioAgradecemos a CAPES pelo apoio financeiro e concessao de bolsas.Meurer, Alison MartinsPedersini, Daiana RafaelaAntonelli, Ricardo AdrianoLopes, Iago FrancaMusial, Nayane Thais Krespi2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/158810.22347/2175-2753v10i29.1588Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 361-3862175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588/pdfBrasil; Sul.Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T14:33:41Zoai:ojs.localhost:article/1588Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T14:33:41Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
title Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
spellingShingle Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
Meurer, Alison Martins
Desempenho Academico; Ciencias Contabeis; Aprendizagem.
title_short Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
title_full Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
title_fullStr Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
title_full_unstemmed Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
title_sort Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
author Meurer, Alison Martins
author_facet Meurer, Alison Martins
Pedersini, Daiana Rafaela
Antonelli, Ricardo Adriano
Lopes, Iago Franca
Musial, Nayane Thais Krespi
author_role author
author2 Pedersini, Daiana Rafaela
Antonelli, Ricardo Adriano
Lopes, Iago Franca
Musial, Nayane Thais Krespi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro e concessao de bolsas.
dc.contributor.author.fl_str_mv Meurer, Alison Martins
Pedersini, Daiana Rafaela
Antonelli, Ricardo Adriano
Lopes, Iago Franca
Musial, Nayane Thais Krespi
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho Academico; Ciencias Contabeis; Aprendizagem.
topic Desempenho Academico; Ciencias Contabeis; Aprendizagem.
description Este estudo verifica a relação do desempenho academico com as caracteristicas observaveis e experiencias estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primaria, instrumentalizada por meio questionario, e secundaria, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a analise dos dados foi utilizada a tecnica de regressao múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluidos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho academico. As quatro variaveis com relação significativa foram:  reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de materias especificas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as caracteristicas observaveis dos alunos da instituicao de ensino superior e as experiencias estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeicoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na area tematica e fornece introspeccoes à realização de estudos futuros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-15
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588
10.22347/2175-2753v10i29.1588
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v10i29.1588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1588/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Sul.


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 361-386
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672362737664