A constituição de identidades de mulheres negras: práticas discursivas e educação antirracista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7598 |
Resumo: | Este trabalho aborda reflexões acerca das práticas discursivas de mulheres negras na educação, com base na Análise do Discurso a partir de Michel Foucault (1996), e da construção da experiência no Coletivo NEGRAS - Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Aprendizagens e Saberes, buscando compreender a constituição de identidades de mulheres negras em práticas discursivas na escola, comunidade e universidade a partir de vivências, em seus modos de resistência, saberes e fazeres para uma educação antirracista. Partimos das condições sociais de produção na formação discursiva acadêmica, objetivando analisar os discursos de mulheres negras nos princípios e procedimentos em Orlandi (2005), compreendendo-os como elementos de significações, lugar de saberes, liberdade, lutas e resistência de mulheres negras em Angela Davis (2016), bem como de espaços coletivos no entendimento das diversidades, no debate a respeito de suas vivências para o enfrentamento as formas de opressões sociais, em autoras como Sueli Carneiro (2002), Kimberlé Crenshaw (2002), Djamila Ribeiro (2004), em efeitos de sentido da prática de emancipação e combate ao racismo, além da promoção de uma educação antirracista. Dentro de uma abordagem qualitativa e interpretativista na análise discursiva, a pesquisa conta com oito colaboradoras participantes, das quais analisamos os discursos de cinco, cujos os dados foram gerados por meio de questionário semiestruturado a partir de Goldenberg (1997), com foco em três trajetos temáticos: perfil sócio-cultural e territorial; tornar-se mulher negra e a promoção da educação antirracista; e, relatos de violência racista às mulheres negras e enfrentamento ao racismo. Os resultados mostram que, além da busca formativa e profissional nos espaços de aprendizagens sociais, as mulheres negras sentem a necessidade da autoafirmação de suas identidades, pautando a cultura, ancestralidade, movimento social e o espaço educacional como fundamentais na formação e no pertencimento étnico-racial enquanto mulheres negras. Nesse processo, o Coletivo Negras compreende uma rede de apoio e acolhimento importante para suas partilhas e enfrentamento às desigualdades raciais e sociais, sobretudo, na promoção de uma educação antirracista |
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A constituição de identidades de mulheres negras: práticas discursivas e educação antirracistaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEducaçãoMulherNegraRacismo na educaçãoEste trabalho aborda reflexões acerca das práticas discursivas de mulheres negras na educação, com base na Análise do Discurso a partir de Michel Foucault (1996), e da construção da experiência no Coletivo NEGRAS - Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Aprendizagens e Saberes, buscando compreender a constituição de identidades de mulheres negras em práticas discursivas na escola, comunidade e universidade a partir de vivências, em seus modos de resistência, saberes e fazeres para uma educação antirracista. Partimos das condições sociais de produção na formação discursiva acadêmica, objetivando analisar os discursos de mulheres negras nos princípios e procedimentos em Orlandi (2005), compreendendo-os como elementos de significações, lugar de saberes, liberdade, lutas e resistência de mulheres negras em Angela Davis (2016), bem como de espaços coletivos no entendimento das diversidades, no debate a respeito de suas vivências para o enfrentamento as formas de opressões sociais, em autoras como Sueli Carneiro (2002), Kimberlé Crenshaw (2002), Djamila Ribeiro (2004), em efeitos de sentido da prática de emancipação e combate ao racismo, além da promoção de uma educação antirracista. Dentro de uma abordagem qualitativa e interpretativista na análise discursiva, a pesquisa conta com oito colaboradoras participantes, das quais analisamos os discursos de cinco, cujos os dados foram gerados por meio de questionário semiestruturado a partir de Goldenberg (1997), com foco em três trajetos temáticos: perfil sócio-cultural e territorial; tornar-se mulher negra e a promoção da educação antirracista; e, relatos de violência racista às mulheres negras e enfrentamento ao racismo. Os resultados mostram que, além da busca formativa e profissional nos espaços de aprendizagens sociais, as mulheres negras sentem a necessidade da autoafirmação de suas identidades, pautando a cultura, ancestralidade, movimento social e o espaço educacional como fundamentais na formação e no pertencimento étnico-racial enquanto mulheres negras. Nesse processo, o Coletivo Negras compreende uma rede de apoio e acolhimento importante para suas partilhas e enfrentamento às desigualdades raciais e sociais, sobretudo, na promoção de uma educação antirracista67 f.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEstevão, Ady Canário de SouzaEstevão, Ady Canário de SouzaOliveira, Pâmella Rochelle Rochanne Dias deAmorim, Jamira Lopes deNonato, Ana Kelly dos Reis2022-09-06T15:26:12Z2022-09-06T15:26:12Z2021-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfapplication/pdfNONATO, Ana Kelly dos Reis. A constituição de identidades de mulheres negras: práticas discursivas e educação antirracista 2021. 67 f. (TCC de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7598MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T22:54:14Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7598Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T22:54:14Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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