Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joyce Aiane Bezerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7150
Resumo: This essay has originated from research and experiences which occurred during the licentiate graduation in countryside education (LEDOC) at UFERSA, where questions regarding black women invisibility in the Brazilian scientific community, particularly when it comes to natural sciences and how this drives more black women away from these careers. Motivated by the low prevalence of black women in natural sciences at LEDOC/UFERSA, this work aims at identifying and describing the process of permanence of black women on natural science courses at LEDOC/UFERSA. From a brief historical outline of the education of black people in Brazil, its inequities, racism and overall prejudice involved in this background since colonial times up to today, as well as disserting on the exploitation derived from the capitalist system, a link is built to the discussion of black women’s education and how the gap is deepened in university and college education, as well as science and research in universities. As theoretical references, PINHEIRO (2019), VARGAS (2018), GARCIA (2011), SILVA (2018) and HENRIQUES (2018) were brought up as central authors. With the realisation of this work, we expect to improve the visibility of black women in the natural sciences, building upon work already developed in this area, which is still lacking in volume.
id UFER_f3bd65d6f2ecb3c792f5092664a7be22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7150
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSAMulheres negrasEducaçãoCiências da naturezaRacismoLEDOC/UFERSACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALThis essay has originated from research and experiences which occurred during the licentiate graduation in countryside education (LEDOC) at UFERSA, where questions regarding black women invisibility in the Brazilian scientific community, particularly when it comes to natural sciences and how this drives more black women away from these careers. Motivated by the low prevalence of black women in natural sciences at LEDOC/UFERSA, this work aims at identifying and describing the process of permanence of black women on natural science courses at LEDOC/UFERSA. From a brief historical outline of the education of black people in Brazil, its inequities, racism and overall prejudice involved in this background since colonial times up to today, as well as disserting on the exploitation derived from the capitalist system, a link is built to the discussion of black women’s education and how the gap is deepened in university and college education, as well as science and research in universities. As theoretical references, PINHEIRO (2019), VARGAS (2018), GARCIA (2011), SILVA (2018) and HENRIQUES (2018) were brought up as central authors. With the realisation of this work, we expect to improve the visibility of black women in the natural sciences, building upon work already developed in this area, which is still lacking in volume.Esse trabalho originou-se a partir de pesquisas e vivências acadêmicas no curso de Licenciatura em Educação do Campo LEDOC/UFERSA, na medida em que, a partir de pesquisas, trabalho e artigos na temática de mulheres negras surgiu o questionamento sobre a invisibilidade das mulheres negras na ciência brasileira, em especial, nas ciências da Natureza e sobre como isso influencia outras mulheres negras a não seguirem carreira nas ciências da Natureza. Partindo da constatação da pouca participação das mulheres negras na área das ciências da Natureza na LEDOC/UFERSA, esse trabalho tem como objetivo geral identificar como se dá o processo de permanência das mulheres negras nas ciências da Natureza na LEDOC/UFERSA. Fazendo um breve contexto histórico sobre a educação da população negra no Brasil, as desigualdades, racismo e preconceito que esse cenário comporta desde o período colonial até os dias atuais, discorrendo também sobre a exploração do sistema capitalista,adentrando assim para discursão da educação das mulheres negras, aprofundando assim para o âmbito do ensino superior, assim como a ciência, e o contexto da universidade. Para referencial teórico foi utilizado como autores centrais. PINHEIRO (2019), VARGAS (2018), GARCIA (2011), SILVA (2018) HENRIQUES (2018). Com esse trabalho esperamos contribuir para visibilidade da mulher negra na área das ciências da Natureza, agregando na construção de trabalho na área, tendo em vista, a escassez de produções acadêmicas sobre mulheres negras na ciência.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMedeiros, Gilmara Joane Macêdo dePereira, Janaiky AlmeidaCastro, Kesia Kelly Vieira deSilva, Joyce Aiane Bezerra2022-05-31T12:36:59Z2022-05-312022-05-31T12:36:59Z2021-11-20Monografiainfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA , 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7150porSILVA, Joyce Aiane Bezerra. Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA. 2021. 58 f. Monografia (Licenciada em Educação do Campo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:52:21Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7150Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:52:21Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA
title Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA
spellingShingle Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA
Silva, Joyce Aiane Bezerra
Mulheres negras
Educação
Ciências da natureza
Racismo
LEDOC/UFERSA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
title_short Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA
title_full Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA
title_fullStr Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA
title_full_unstemmed Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA
title_sort Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA
author Silva, Joyce Aiane Bezerra
author_facet Silva, Joyce Aiane Bezerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Gilmara Joane Macêdo de
Pereira, Janaiky Almeida
Castro, Kesia Kelly Vieira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joyce Aiane Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres negras
Educação
Ciências da natureza
Racismo
LEDOC/UFERSA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
topic Mulheres negras
Educação
Ciências da natureza
Racismo
LEDOC/UFERSA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description This essay has originated from research and experiences which occurred during the licentiate graduation in countryside education (LEDOC) at UFERSA, where questions regarding black women invisibility in the Brazilian scientific community, particularly when it comes to natural sciences and how this drives more black women away from these careers. Motivated by the low prevalence of black women in natural sciences at LEDOC/UFERSA, this work aims at identifying and describing the process of permanence of black women on natural science courses at LEDOC/UFERSA. From a brief historical outline of the education of black people in Brazil, its inequities, racism and overall prejudice involved in this background since colonial times up to today, as well as disserting on the exploitation derived from the capitalist system, a link is built to the discussion of black women’s education and how the gap is deepened in university and college education, as well as science and research in universities. As theoretical references, PINHEIRO (2019), VARGAS (2018), GARCIA (2011), SILVA (2018) and HENRIQUES (2018) were brought up as central authors. With the realisation of this work, we expect to improve the visibility of black women in the natural sciences, building upon work already developed in this area, which is still lacking in volume.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-20
2022-05-31T12:36:59Z
2022-05-31
2022-05-31T12:36:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA , 2021)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7150
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA , 2021)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Joyce Aiane Bezerra. Mulheres negras na ciência: perspectiva de discentes e egressas da habilitação em ciências da natureza da licenciatura em educação do campo da UFERSA. 2021. 58 f. Monografia (Licenciada em Educação do Campo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747485095100416