Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9142 |
Resumo: | No Brasil, metodologias de ensino com recursos tecnológicos vem ganhando espaço no ambiente acadêmico, tendo papel importante na construção do conhecimento dos alunos no espaço escolar. Entre os recursos destaca-se a Robótica Educacional (RE), utilizada para abordar conceitos antes teóricos de maneira prática, possibilitando um maior dinamismo nas aulas, assim o aprender é realizado de maneira lúdica. Apesar de ser um recurso didático eficiente, muitos professores ainda sentem dificuldade na aplicação dessa metodologia de ensino, devido à escassez literária, falta de investimentos em materiais didáticos, estrutura escolar incoerente com a necessidade para aplicação desse modo, cria-se uma barreira que vai contra a utilização da Robótica Educacional. Baseado nisso, foi criado o Sistema de Geração Integrado de planos de aula para o Ensino apoiado por RobótiCa Educacional (SCIENCE), um sistema web de geração de planos de aula de matemática com o uso de Robótica Educacional, com a finalidade de incentivar o uso de robótica como recurso na sala de aula. Tendo em vista isso, esse trabalho tem como objetivo validar o SCIENCE com base no Technology Acceptance Model (TAM), um modelo de aceitação tecnológico buscando evidenciar a utilidade e facilidade de uso do sistema. Além disso, sugerir novas funcionalidades ou modificações nas funcionalidades já existentes no sistema. |
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No Brasil, metodologias de ensino com recursos tecnológicos vem ganhando espaço no ambiente acadêmico, tendo papel importante na construção do conhecimento dos alunos no espaço escolar. Entre os recursos destaca-se a Robótica Educacional (RE), utilizada para abordar conceitos antes teóricos de maneira prática, possibilitando um maior dinamismo nas aulas, assim o aprender é realizado de maneira lúdica. Apesar de ser um recurso didático eficiente, muitos professores ainda sentem dificuldade na aplicação dessa metodologia de ensino, devido à escassez literária, falta de investimentos em materiais didáticos, estrutura escolar incoerente com a necessidade para aplicação desse modo, cria-se uma barreira que vai contra a utilização da Robótica Educacional. Baseado nisso, foi criado o Sistema de Geração Integrado de planos de aula para o Ensino apoiado por RobótiCa Educacional (SCIENCE), um sistema web de geração de planos de aula de matemática com o uso de Robótica Educacional, com a finalidade de incentivar o uso de robótica como recurso na sala de aula. Tendo em vista isso, esse trabalho tem como objetivo validar o SCIENCE com base no Technology Acceptance Model (TAM), um modelo de aceitação tecnológico buscando evidenciar a utilidade e facilidade de uso do sistema. Além disso, sugerir novas funcionalidades ou modificações nas funcionalidades já existentes no sistema. |
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