Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Vinicius Sales da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9142
Resumo: No Brasil, metodologias de ensino com recursos tecnológicos vem ganhando espaço no ambiente acadêmico, tendo papel importante na construção do conhecimento dos alunos no espaço escolar. Entre os recursos destaca-se a Robótica Educacional (RE), utilizada para abordar conceitos antes teóricos de maneira prática, possibilitando um maior dinamismo nas aulas, assim o aprender é realizado de maneira lúdica. Apesar de ser um recurso didático eficiente, muitos professores ainda sentem dificuldade na aplicação dessa metodologia de ensino, devido à escassez literária, falta de investimentos em materiais didáticos, estrutura escolar incoerente com a necessidade para aplicação desse modo, cria-se uma barreira que vai contra a utilização da Robótica Educacional. Baseado nisso, foi criado o Sistema de Geração Integrado de planos de aula para o Ensino apoiado por RobótiCa Educacional (SCIENCE), um sistema web de geração de planos de aula de matemática com o uso de Robótica Educacional, com a finalidade de incentivar o uso de robótica como recurso na sala de aula. Tendo em vista isso, esse trabalho tem como objetivo validar o SCIENCE com base no Technology Acceptance Model (TAM), um modelo de aceitação tecnológico buscando evidenciar a utilidade e facilidade de uso do sistema. Além disso, sugerir novas funcionalidades ou modificações nas funcionalidades já existentes no sistema.
id UFER_b1b40a164081ca656fb71135476f42ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9142
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologiasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIASCIENCEValidaçãoRobótica educacionalTechnology acceptance modelNo Brasil, metodologias de ensino com recursos tecnológicos vem ganhando espaço no ambiente acadêmico, tendo papel importante na construção do conhecimento dos alunos no espaço escolar. Entre os recursos destaca-se a Robótica Educacional (RE), utilizada para abordar conceitos antes teóricos de maneira prática, possibilitando um maior dinamismo nas aulas, assim o aprender é realizado de maneira lúdica. Apesar de ser um recurso didático eficiente, muitos professores ainda sentem dificuldade na aplicação dessa metodologia de ensino, devido à escassez literária, falta de investimentos em materiais didáticos, estrutura escolar incoerente com a necessidade para aplicação desse modo, cria-se uma barreira que vai contra a utilização da Robótica Educacional. Baseado nisso, foi criado o Sistema de Geração Integrado de planos de aula para o Ensino apoiado por RobótiCa Educacional (SCIENCE), um sistema web de geração de planos de aula de matemática com o uso de Robótica Educacional, com a finalidade de incentivar o uso de robótica como recurso na sala de aula. Tendo em vista isso, esse trabalho tem como objetivo validar o SCIENCE com base no Technology Acceptance Model (TAM), um modelo de aceitação tecnológico buscando evidenciar a utilidade e facilidade de uso do sistema. Além disso, sugerir novas funcionalidades ou modificações nas funcionalidades já existentes no sistema.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAraújo, Silvio Roberto Fernandes deQueiroz, Paulo Gabriel GadelhaAraújo, Silvio Roberto Fernandes deQueiroz, Paulo Gabriel GadelhaOliveira, Amanda Gondim deAzevedo, Cláudio Márcio Medeiros deSilveira, Vinicius Sales da2023-05-09T21:30:08Z2023-05-09T21:30:08Z2022-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9142MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T22:13:44Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9142Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T22:13:44Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias
title Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias
spellingShingle Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias
Silveira, Vinicius Sales da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
SCIENCE
Validação
Robótica educacional
Technology acceptance model
title_short Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias
title_full Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias
title_fullStr Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias
title_full_unstemmed Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias
title_sort Validação do Sistema Science utilizando o modelo de aceitação de tecnologias
author Silveira, Vinicius Sales da
author_facet Silveira, Vinicius Sales da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Silvio Roberto Fernandes de
Queiroz, Paulo Gabriel Gadelha
Araújo, Silvio Roberto Fernandes de
Queiroz, Paulo Gabriel Gadelha
Oliveira, Amanda Gondim de
Azevedo, Cláudio Márcio Medeiros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Vinicius Sales da
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
SCIENCE
Validação
Robótica educacional
Technology acceptance model
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
SCIENCE
Validação
Robótica educacional
Technology acceptance model
description No Brasil, metodologias de ensino com recursos tecnológicos vem ganhando espaço no ambiente acadêmico, tendo papel importante na construção do conhecimento dos alunos no espaço escolar. Entre os recursos destaca-se a Robótica Educacional (RE), utilizada para abordar conceitos antes teóricos de maneira prática, possibilitando um maior dinamismo nas aulas, assim o aprender é realizado de maneira lúdica. Apesar de ser um recurso didático eficiente, muitos professores ainda sentem dificuldade na aplicação dessa metodologia de ensino, devido à escassez literária, falta de investimentos em materiais didáticos, estrutura escolar incoerente com a necessidade para aplicação desse modo, cria-se uma barreira que vai contra a utilização da Robótica Educacional. Baseado nisso, foi criado o Sistema de Geração Integrado de planos de aula para o Ensino apoiado por RobótiCa Educacional (SCIENCE), um sistema web de geração de planos de aula de matemática com o uso de Robótica Educacional, com a finalidade de incentivar o uso de robótica como recurso na sala de aula. Tendo em vista isso, esse trabalho tem como objetivo validar o SCIENCE com base no Technology Acceptance Model (TAM), um modelo de aceitação tecnológico buscando evidenciar a utilidade e facilidade de uso do sistema. Além disso, sugerir novas funcionalidades ou modificações nas funcionalidades já existentes no sistema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
2023-05-09T21:30:08Z
2023-05-09T21:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9142
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747448330977280