A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8197 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a realização do rótico retroflexo /r/ por aprendizes potiguares de Inglês Língua Estrangeira (ILE) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), situada na cidade de Caraúbas, interior do Rio Grande do Norte. Nossos estudos partem da seguinte pergunta problema: De que maneira aprendizes potiguares de ILE realizam o /r/ retroflexo? Temos como hipótese geral que a não ocorrência desse fonema no dialeto potiguar influencia a realização do retroflexo pelos aprendizes de ILE. Dessa forma, os aprendizes podem recorrer aos aspectos fonéticos- fonológicos da Língua Materna para realizar sons da Língua Estrangeira. Buscando responder a essa pergunta, nosso suporte teórico se baseia em Larsen-Freeman (2001), que defende a ideia de língua enquanto um Sistema Adaptativo Complexo. Também buscamos apoio em Pierrehumbert (2001), com o Modelo de Exemplares e Leite (2012), Silva (2019) e Cristófaro- Silva et al. (2019) para a descrição dos róticos do Português Brasileiro e do Inglês. A pesquisa segue metodologia experimental e tem como corpus de análise as gravações de aprendizes potiguares de ILE. Utilizamos o software PRAAT, versão 6.0.37 (BOERSMA; WEENINK, 2018) para a realização das análises acústicas. Os resultados encontrados apontaram para altos índices de realização do rótico retroflexo, tanto para aprendizes em nível iniciante (97,5%) quanto em nível avançado (98,6%), indicando que os participantes do presente estudo não apresentaram obstáculos na produção da forma alvo do retroflexo. Dentre as variáveis independentes analisadas nessa pesquisa, sendo elas: Nível de Proficiência, Indivíduo, Sexo e Contexto fonotático, destacamos que somente esta última demonstrou influenciar a realização retroflexo por falantes brasileiros de ILE. |
id |
UFER_b5ddbd4c1f0b9deef8adf303d32c50c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8197 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLESRealização; Retroflexo; Inglês Língua Estrangeira.O presente trabalho tem como objetivo analisar a realização do rótico retroflexo /r/ por aprendizes potiguares de Inglês Língua Estrangeira (ILE) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), situada na cidade de Caraúbas, interior do Rio Grande do Norte. Nossos estudos partem da seguinte pergunta problema: De que maneira aprendizes potiguares de ILE realizam o /r/ retroflexo? Temos como hipótese geral que a não ocorrência desse fonema no dialeto potiguar influencia a realização do retroflexo pelos aprendizes de ILE. Dessa forma, os aprendizes podem recorrer aos aspectos fonéticos- fonológicos da Língua Materna para realizar sons da Língua Estrangeira. Buscando responder a essa pergunta, nosso suporte teórico se baseia em Larsen-Freeman (2001), que defende a ideia de língua enquanto um Sistema Adaptativo Complexo. Também buscamos apoio em Pierrehumbert (2001), com o Modelo de Exemplares e Leite (2012), Silva (2019) e Cristófaro- Silva et al. (2019) para a descrição dos róticos do Português Brasileiro e do Inglês. A pesquisa segue metodologia experimental e tem como corpus de análise as gravações de aprendizes potiguares de ILE. Utilizamos o software PRAAT, versão 6.0.37 (BOERSMA; WEENINK, 2018) para a realização das análises acústicas. Os resultados encontrados apontaram para altos índices de realização do rótico retroflexo, tanto para aprendizes em nível iniciante (97,5%) quanto em nível avançado (98,6%), indicando que os participantes do presente estudo não apresentaram obstáculos na produção da forma alvo do retroflexo. Dentre as variáveis independentes analisadas nessa pesquisa, sendo elas: Nível de Proficiência, Indivíduo, Sexo e Contexto fonotático, destacamos que somente esta última demonstrou influenciar a realização retroflexo por falantes brasileiros de ILE.66 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNascimento, Katiene Rozy Santos doNascimento, Katiene Rozy Santos doCarvalho, Cid Ivan da CostaMoraes, Lígia de Souza LeiteAquino, Pedro Ícaro de Góis2023-01-06T17:48:30Z2023-01-06T17:48:30Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8197CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T18:05:48Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8197Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T18:05:48Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICA |
title |
A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICA |
spellingShingle |
A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICA Aquino, Pedro Ícaro de Góis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES Realização; Retroflexo; Inglês Língua Estrangeira. |
title_short |
A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICA |
title_full |
A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICA |
title_fullStr |
A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICA |
title_full_unstemmed |
A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICA |
title_sort |
A REALIZAÇÃO DO RETROFLEXO POR APRENDIZES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DINÂMICA |
author |
Aquino, Pedro Ícaro de Góis |
author_facet |
Aquino, Pedro Ícaro de Góis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Katiene Rozy Santos do Nascimento, Katiene Rozy Santos do Carvalho, Cid Ivan da Costa Moraes, Lígia de Souza Leite |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Pedro Ícaro de Góis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES Realização; Retroflexo; Inglês Língua Estrangeira. |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES Realização; Retroflexo; Inglês Língua Estrangeira. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a realização do rótico retroflexo /r/ por aprendizes potiguares de Inglês Língua Estrangeira (ILE) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), situada na cidade de Caraúbas, interior do Rio Grande do Norte. Nossos estudos partem da seguinte pergunta problema: De que maneira aprendizes potiguares de ILE realizam o /r/ retroflexo? Temos como hipótese geral que a não ocorrência desse fonema no dialeto potiguar influencia a realização do retroflexo pelos aprendizes de ILE. Dessa forma, os aprendizes podem recorrer aos aspectos fonéticos- fonológicos da Língua Materna para realizar sons da Língua Estrangeira. Buscando responder a essa pergunta, nosso suporte teórico se baseia em Larsen-Freeman (2001), que defende a ideia de língua enquanto um Sistema Adaptativo Complexo. Também buscamos apoio em Pierrehumbert (2001), com o Modelo de Exemplares e Leite (2012), Silva (2019) e Cristófaro- Silva et al. (2019) para a descrição dos róticos do Português Brasileiro e do Inglês. A pesquisa segue metodologia experimental e tem como corpus de análise as gravações de aprendizes potiguares de ILE. Utilizamos o software PRAAT, versão 6.0.37 (BOERSMA; WEENINK, 2018) para a realização das análises acústicas. Os resultados encontrados apontaram para altos índices de realização do rótico retroflexo, tanto para aprendizes em nível iniciante (97,5%) quanto em nível avançado (98,6%), indicando que os participantes do presente estudo não apresentaram obstáculos na produção da forma alvo do retroflexo. Dentre as variáveis independentes analisadas nessa pesquisa, sendo elas: Nível de Proficiência, Indivíduo, Sexo e Contexto fonotático, destacamos que somente esta última demonstrou influenciar a realização retroflexo por falantes brasileiros de ILE. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 2023-01-06T17:48:30Z 2023-01-06T17:48:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8197 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747439932932096 |