A realização de clusters iniciais do inglês por aprendizes potiguares de ile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Gercyano Emanuel Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5104
Resumo: This study aims to investigate the realization of initial cluster s + C by Potiguar students of ESL. The research will be theoretically grounded by the Exemplar Models According to it is possible to say that “in the process of learning of a second language, we relate the mother tongue sound patterns to the unknown ones of the second language” (CRISTÒFARO-SILVA, 2006). Our main question is: do Potiguar learners of ESL produce initial clusters satisfactorily and which contexts can influence its production? Studies about the phonological component regarding ESL shows that Brazilian students have difficulties in dealing with initial clusters or consonants in coda position (VITÓRIA, 2007). However, our hypothesis is that Potiguar learners present no considerable difficulties over initial clusters in ESL, under the influence of linguistic and extra-linguistic variables. It is a cross-sectional quantitative study with 16 informants that resides in Caraúbas/RN and surroundings that range from beginner to advanced students of ESL. To verify the linguistics variables: syllabic type and voicing and the extra-linguistic ones: sex and language exposuretime, a reading experiment was used in order to condition students to produce the initial clusters analyzed. The variables sex and language time exposure did not show significant differences in the statistics tests. On the other hand, the variables syllabic type and voicinghave direct influence on the production of initial clusters by Potiguar learners of ESL. The variable individual showed that, in general, Potiguar learners are dealing satisfactorily with initial clusters.
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However, our hypothesis is that Potiguar learners present no considerable difficulties over initial clusters in ESL, under the influence of linguistic and extra-linguistic variables. It is a cross-sectional quantitative study with 16 informants that resides in Caraúbas/RN and surroundings that range from beginner to advanced students of ESL. To verify the linguistics variables: syllabic type and voicing and the extra-linguistic ones: sex and language exposuretime, a reading experiment was used in order to condition students to produce the initial clusters analyzed. The variables sex and language time exposure did not show significant differences in the statistics tests. On the other hand, the variables syllabic type and voicinghave direct influence on the production of initial clusters by Potiguar learners of ESL. The variable individual showed that, in general, Potiguar learners are dealing satisfactorily with initial clusters.O presente estudo busca investigar a realização de clusters iniciais formados por s + C por estudantes potiguares de Inglês Língua Estrangeira (ILE). O estudo será fundamentado teoricamente no Modelo de Exemplares. De acordo com o referido modelo fonológico, acredita-se que “no aprendizado de língua estrangeira relacionamos padrões sonoros conhecidos da Língua Materna (LM) com padrões sonoros desconhecidos da língua estrangeira” (CRISTÒFARO-SILVA, 2006). Nossa pergunta problema é: aprendizes potiguares de ILE realizam satisfatoriamente clusters em posição inicial do inglês e quais contextos influenciam essas realizações? Estudos sobre desenvolvimento do componente fonológico envolvendo o ILE apontam que brasileiros possuem dificuldades ao lidar com clusters ou consoantes em coda silábica. (VITÓRIA, 2007). Entretando, a hipótese levantada é que aprendizes potiguares têm domínio dos clusters iniciais do ILE, sofrendo influência de variáveis tanto linguísticas como extralinguísticas. Trata-se de uma pesquisa experimental, transversal e de cunho quantitativo que conta com 16 informantes residentes de Caraúbas/RN e cidades circunvizinhas de níveis iniciais e avançados de Inglês como L2. Para a verificação das variáveis linguísticas tipo silábico e vozeamento e extralinguísticas sexo, tempo de exposição à língua e indivíduo, foi utilizado um experimento de leitura, onde os informantes foram condicionados a realizar os clusters a serem analisados. As variáveis sexo e tempo de exposição à língua não apresentaram significância nos testes estatísticos. Já as variáveis tipo silábico e vozeamento tiveram influência direta na realização de clusters iniciais por aprendizes de ILE. A variável individuo mostra que no geral, aprendizes potiguares de ILE estão lidando de forma satisfatória com clusters em posição inicial.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSASilva, Anderson Romário Souzahttp://lattes.cnpq.br/Moraes, Lígia de Souza LeiteBarbosa, José Roberto AlvesFreitas, Gercyano Emanuel Rodrigues de2020-06-16T13:25:19Z2020-05-152020-06-16T13:25:19Z2019-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFreitas (2019) (FREITAS, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5104porFREITAS, Gercyano Emanuel Rodrigues de. A realização de clusters iniciais do inglês por aprendizes potiguares de ile. 2019. 36 f. Monografia (Graduação em Letras-Inglês.) 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