Diagnóstico e avaliação de eficiência energética de prédios universitários utilizando o método PROCEL RTQ-C

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dayane Cynthia Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9484
Resumo: Conhecendo-se o considerável consumo de energia elétrica e emissão de gases poluentes envolvidos na construção, manutenção e operação de edifícios, as construções sustentáveis, ou green buildings, surgem como alternativas para mitigação destes impactos no âmbito ambiental. A demanda de energia elétrica para operação e manutenção de edificações atingiu, no ano de 2020, cerca de 36% do valor de demanda mundial, atestando a importância do desenvolvimento de políticas de eficiência energética para estas construções. No contexto brasileiro, desenvolveu-se o programa Procel Edifica, como incentivo à eficiência energética em edificações. Deste modo, o atual trabalho tem como objetivo a realização do diagnóstico de eficiência energética dos sistemas elétricos, e total, dos prédios da Universidade Federal Rural do Semi-Árido campus de Caraúbas – RN, utilizando para isto o regulamento RTQ-C do programa Procel Edifica. Promovendo-se adicionalmente um estudo de consumo e demanda das edificações. A teoria utilizada para realização da pesquisa tem como principal influência o regulamento RTQ-C e seu respectivo manual para aplicação. Na metodologia, aborda-se o procedimento do estudo de consumo e demanda aplicado aos prédios do campus universitário, e a aplicação do RTQ-C para diagnósticos de eficiência energética. Nos resultados do trabalho é possível verificar o consumo teórico e perfis de demanda das edificações, validados e não validados através das faturas de energia elétrica da universidade. Apresentam-se também as classificações de eficiência energética dos sistemas de iluminação e condicionamento de ar dos prédios, e classificações totais de eficiência energética, considerando o pior caso de envoltória e as classificações encontradas para os outros sistemas. Analisa-se adicionalmente a contribuição da geração da usina de energia solar fotovoltaica do campus, para obtenção de pontuações adicionais na classificação final de eficiência energética dos prédios de salas de aulas. Finalmente, é possível concluir que a maioria dos prédios obteve índices medianos para os sistemas de iluminação, máximos para os sistemas de condicionamento de ar, e níveis totais satisfatórios de eficiência energética mesmo considerando um pior caso para envoltória e desconsiderando pontuações de bonificação. Para os blocos de salas de aula obteve-se dados confiáveis de consumo, curvas de demanda, e comparativo de eficiência total dos prédios com e sem pontuação de bonificação, verificando-se a possibilidade de obtenção do nível total de eficiência energética para estes prédios.
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