A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5276 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_beffc57c8e9f28ecd136730a76f7470a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5276 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuáriosYouTubePropagandasMarketingUsuáriosConsumidorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaO YouTube tornou-se uma das principais formas de se propagar um produto ou serviço na internet, tendo em vista que essa mídia consegue atingir elevado número de pessoas em um curto tempo. Diante disso, o estudo em questão se propõe a investigar qual é a visão dos usuários em relação à propaganda existente nos vídeos do YouTube. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar como as propagandas vinculadas ao início dos vídeos do YouTube influenciam a visão do consumidor em relação ao produto e serviços divulgados. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram elaborados, a saber: a) verificar o perfil dos respondentes; b) identificar os pontos positivos e negativos das propagandas iniciais dos vídeos do YouTube para o consumidor; c) investigar como os aspectos positivos e negativos influenciam a visão do consumidor em relação aos produtos e serviços divulgados. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada mediante a coleta de dados que ocorreu por meio da aplicação de questionário eletrônico hospedado na plataforma do Google Drive, possibilitando recepcionar os dados e tabulá-los automaticamente. A pesquisa obteve 134 respostas, com 131 válidas. A análise interpretativa dos dados auxiliou o desenvolvimento do estudo. O perfil dos respondentes caracterizou-se pela predominância de pessoas do gênero feminino, de uma faixa etária de 21 a 30 anos, residentes em Mossoró, tendo como estado civil a maioria formada por solteiros com renda familiar de 3 a 6 salários mínimos. A maioria dos indivíduos está cursando o nível superior. Além disso, a maior parte dos respondentes trabalha nas empresas privadas. No geral, foi observado que eles não costumam hospedar vídeos no YouTube para compartilhar com outros usuários. Os aspectos positivos das propagandas iniciais dos vídeos do YouTube são a ampliação da divulgação que viabiliza o acesso e fomenta o conhecimento. No entanto devido a essa facilidade de se propagar um produto ou serviço, surgem alguns aspectos negativos, que segundo os respondentes há conteúdos desinteressantes e repetitivos, atrapalham o usuário e existem anúncios longos. Esses aspectos positivos e negativos influenciam a visão do consumidor em relação aos produtos e serviços divulgados pelas propagandas. Os pontos positivos das propagandas influenciam da seguinte forma: ter interesse em comprar o produto ou adquirir o serviço, gerar valor ao produto ou serviço e conhecer melhor o produto ou serviço. No entanto se os anunciantes não conseguirem propagar sua marca de forma eficiente, poderão surgir pontos negativos que irão influenciar a visão dos usuários de duas formas: não querer comprar o produto ou adquirir o serviço e ter uma imagem negativa da empresa. Essas evidências podem ser utilizadas como parâmetro por empresários que possuem anúncios no YouTube ou que visam inserir essa mídia em suas estratégias de marketing e no desenvolvimento de futuras pesquisas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAPereira, Yákara VasconcelosEnéas, Ana Paula de SousaFacundes, Debora Dayanny de FreitasOliveira, Ellen Kátilen Franco de2020-08-21T18:37:46Z2020-08-212020-08-21T18:37:46Z2017-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Oliveira (2017) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5276porOLIVEIRA, Ellen Kátilen Franco de. A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T15:56:50Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5276Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T15:56:50Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários |
title |
A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários |
spellingShingle |
A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários Oliveira, Ellen Kátilen Franco de YouTube Propagandas Marketing Usuários Consumidor CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários |
title_full |
A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários |
title_fullStr |
A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários |
title_full_unstemmed |
A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários |
title_sort |
A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários |
author |
Oliveira, Ellen Kátilen Franco de |
author_facet |
Oliveira, Ellen Kátilen Franco de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Yákara Vasconcelos Enéas, Ana Paula de Sousa Facundes, Debora Dayanny de Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ellen Kátilen Franco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
YouTube Propagandas Marketing Usuários Consumidor CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
YouTube Propagandas Marketing Usuários Consumidor CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Monografia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-25 2020-08-21T18:37:46Z 2020-08-21 2020-08-21T18:37:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2017) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2017) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5276 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2017) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2017) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ellen Kátilen Franco de. A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747445845852160 |