A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ellen Kátilen Franco de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5276
Resumo: Monografia
id UFER_beffc57c8e9f28ecd136730a76f7470a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5276
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuáriosYouTubePropagandasMarketingUsuáriosConsumidorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaO YouTube tornou-se uma das principais formas de se propagar um produto ou serviço na internet, tendo em vista que essa mídia consegue atingir elevado número de pessoas em um curto tempo. Diante disso, o estudo em questão se propõe a investigar qual é a visão dos usuários em relação à propaganda existente nos vídeos do YouTube. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar como as propagandas vinculadas ao início dos vídeos do YouTube influenciam a visão do consumidor em relação ao produto e serviços divulgados. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram elaborados, a saber: a) verificar o perfil dos respondentes; b) identificar os pontos positivos e negativos das propagandas iniciais dos vídeos do YouTube para o consumidor; c) investigar como os aspectos positivos e negativos influenciam a visão do consumidor em relação aos produtos e serviços divulgados. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada mediante a coleta de dados que ocorreu por meio da aplicação de questionário eletrônico hospedado na plataforma do Google Drive, possibilitando recepcionar os dados e tabulá-los automaticamente. A pesquisa obteve 134 respostas, com 131 válidas. A análise interpretativa dos dados auxiliou o desenvolvimento do estudo. O perfil dos respondentes caracterizou-se pela predominância de pessoas do gênero feminino, de uma faixa etária de 21 a 30 anos, residentes em Mossoró, tendo como estado civil a maioria formada por solteiros com renda familiar de 3 a 6 salários mínimos. A maioria dos indivíduos está cursando o nível superior. Além disso, a maior parte dos respondentes trabalha nas empresas privadas. No geral, foi observado que eles não costumam hospedar vídeos no YouTube para compartilhar com outros usuários. Os aspectos positivos das propagandas iniciais dos vídeos do YouTube são a ampliação da divulgação que viabiliza o acesso e fomenta o conhecimento. No entanto devido a essa facilidade de se propagar um produto ou serviço, surgem alguns aspectos negativos, que segundo os respondentes há conteúdos desinteressantes e repetitivos, atrapalham o usuário e existem anúncios longos. Esses aspectos positivos e negativos influenciam a visão do consumidor em relação aos produtos e serviços divulgados pelas propagandas. Os pontos positivos das propagandas influenciam da seguinte forma: ter interesse em comprar o produto ou adquirir o serviço, gerar valor ao produto ou serviço e conhecer melhor o produto ou serviço. No entanto se os anunciantes não conseguirem propagar sua marca de forma eficiente, poderão surgir pontos negativos que irão influenciar a visão dos usuários de duas formas: não querer comprar o produto ou adquirir o serviço e ter uma imagem negativa da empresa. Essas evidências podem ser utilizadas como parâmetro por empresários que possuem anúncios no YouTube ou que visam inserir essa mídia em suas estratégias de marketing e no desenvolvimento de futuras pesquisas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAPereira, Yákara VasconcelosEnéas, Ana Paula de SousaFacundes, Debora Dayanny de FreitasOliveira, Ellen Kátilen Franco de2020-08-21T18:37:46Z2020-08-212020-08-21T18:37:46Z2017-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Oliveira (2017) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5276porOLIVEIRA, Ellen Kátilen Franco de. A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T15:56:50Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5276Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T15:56:50Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários
title A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários
spellingShingle A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários
Oliveira, Ellen Kátilen Franco de
YouTube
Propagandas
Marketing
Usuários
Consumidor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários
title_full A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários
title_fullStr A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários
title_full_unstemmed A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários
title_sort A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários
author Oliveira, Ellen Kátilen Franco de
author_facet Oliveira, Ellen Kátilen Franco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Yákara Vasconcelos
Enéas, Ana Paula de Sousa
Facundes, Debora Dayanny de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ellen Kátilen Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv YouTube
Propagandas
Marketing
Usuários
Consumidor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic YouTube
Propagandas
Marketing
Usuários
Consumidor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Monografia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-25
2020-08-21T18:37:46Z
2020-08-21
2020-08-21T18:37:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2017) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2017)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5276
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2017) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2017)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Ellen Kátilen Franco de. A propaganda nos vídeos do youtube: uma análise a partir da visão de usuários. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747445845852160