Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9256 |
Resumo: | Este estudo centraliza-se para a Educação do Campo, mais especificamente para a experiência com o ensino remoto na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19. Dessa forma, o estudo se ancora no seguinte problema investigativo: Quais as percepções dos professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, sobre o ensino remoto? No tocante ao objetivo geral, pontifica: analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. No que se refere aos objetivos específicos, ressaltam-se os seguintes: a) identificar, na percepção dos professores, os desafios e as possibilidades com as aulas virtuais no ensino remoto, bem como a respeito do uso das tecnologias digitais para o processo de ensinoaprendizagem; b) descrever as experiências dos professores acerca das atividades de ensinoaprendizagem desenvolvidas no período da pandemia causada pela COVID-19; e c) evidenciar dificuldades e impactos no cotidiano da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, para a educação dos sujeitos do campo, mediante o contexto da pandemia causada pela COVID-19. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipifica como uma pesquisa de campo. A pesquisa teve como lócus de investigação a Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, localizada na comunidade rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para construção dos dados, utilizou-se das entrevistas semiestruturadas as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui--se que entre os desafios mais presentes com o ensino remoto se presenciou a ausência de formação dos professores e estudantes para o uso das tecnologias digitais. Além disso, o trabalho docente com a alfabetização no período da pandemia causada pela COVID-19 intensificou a rotina laboral dos professores. Destacou-se que os pais e responsáveis pelos estudantes também sentiram a rotina escolar, haja vista que a escolarização necessitou, mais do que nunca, do acompanhamento e do apoio familiar. Os professores enfatizaram que tiveram que reorganizar suas metodologias e práticas de ensino, considerando o cenário social e educacional desenhado. |
id |
UFER_c14ca9cd6caa6d73f4c5395b96cda6d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9256 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEducação do CampoTecnologias digitaisEnsino remotoPandemiaUnidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de SouzaComunidade rural de São LourençoFelipe Guerra, RNEste estudo centraliza-se para a Educação do Campo, mais especificamente para a experiência com o ensino remoto na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19. Dessa forma, o estudo se ancora no seguinte problema investigativo: Quais as percepções dos professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, sobre o ensino remoto? No tocante ao objetivo geral, pontifica: analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. No que se refere aos objetivos específicos, ressaltam-se os seguintes: a) identificar, na percepção dos professores, os desafios e as possibilidades com as aulas virtuais no ensino remoto, bem como a respeito do uso das tecnologias digitais para o processo de ensinoaprendizagem; b) descrever as experiências dos professores acerca das atividades de ensinoaprendizagem desenvolvidas no período da pandemia causada pela COVID-19; e c) evidenciar dificuldades e impactos no cotidiano da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, para a educação dos sujeitos do campo, mediante o contexto da pandemia causada pela COVID-19. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipifica como uma pesquisa de campo. A pesquisa teve como lócus de investigação a Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, localizada na comunidade rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para construção dos dados, utilizou-se das entrevistas semiestruturadas as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui--se que entre os desafios mais presentes com o ensino remoto se presenciou a ausência de formação dos professores e estudantes para o uso das tecnologias digitais. Além disso, o trabalho docente com a alfabetização no período da pandemia causada pela COVID-19 intensificou a rotina laboral dos professores. Destacou-se que os pais e responsáveis pelos estudantes também sentiram a rotina escolar, haja vista que a escolarização necessitou, mais do que nunca, do acompanhamento e do apoio familiar. Os professores enfatizaram que tiveram que reorganizar suas metodologias e práticas de ensino, considerando o cenário social e educacional desenhado.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMedeiros, Emerson Augusto deMedeiros, Emerson Augusto deAmorim, Giovana Carla CardosoGurgel, Vanessa de França AlmeidaOliveira, Ana Paula de2023-06-06T19:35:11Z2023-06-06T19:35:11Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9256MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:01:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9256Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:01:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN |
title |
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN |
spellingShingle |
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN Oliveira, Ana Paula de CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do Campo Tecnologias digitais Ensino remoto Pandemia Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza Comunidade rural de São Lourenço Felipe Guerra, RN |
title_short |
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN |
title_full |
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN |
title_fullStr |
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN |
title_full_unstemmed |
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN |
title_sort |
Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN |
author |
Oliveira, Ana Paula de |
author_facet |
Oliveira, Ana Paula de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Augusto de Medeiros, Emerson Augusto de Amorim, Giovana Carla Cardoso Gurgel, Vanessa de França Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do Campo Tecnologias digitais Ensino remoto Pandemia Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza Comunidade rural de São Lourenço Felipe Guerra, RN |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do Campo Tecnologias digitais Ensino remoto Pandemia Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza Comunidade rural de São Lourenço Felipe Guerra, RN |
description |
Este estudo centraliza-se para a Educação do Campo, mais especificamente para a experiência com o ensino remoto na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19. Dessa forma, o estudo se ancora no seguinte problema investigativo: Quais as percepções dos professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, sobre o ensino remoto? No tocante ao objetivo geral, pontifica: analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. No que se refere aos objetivos específicos, ressaltam-se os seguintes: a) identificar, na percepção dos professores, os desafios e as possibilidades com as aulas virtuais no ensino remoto, bem como a respeito do uso das tecnologias digitais para o processo de ensinoaprendizagem; b) descrever as experiências dos professores acerca das atividades de ensinoaprendizagem desenvolvidas no período da pandemia causada pela COVID-19; e c) evidenciar dificuldades e impactos no cotidiano da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, para a educação dos sujeitos do campo, mediante o contexto da pandemia causada pela COVID-19. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipifica como uma pesquisa de campo. A pesquisa teve como lócus de investigação a Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, localizada na comunidade rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para construção dos dados, utilizou-se das entrevistas semiestruturadas as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui--se que entre os desafios mais presentes com o ensino remoto se presenciou a ausência de formação dos professores e estudantes para o uso das tecnologias digitais. Além disso, o trabalho docente com a alfabetização no período da pandemia causada pela COVID-19 intensificou a rotina laboral dos professores. Destacou-se que os pais e responsáveis pelos estudantes também sentiram a rotina escolar, haja vista que a escolarização necessitou, mais do que nunca, do acompanhamento e do apoio familiar. Os professores enfatizaram que tiveram que reorganizar suas metodologias e práticas de ensino, considerando o cenário social e educacional desenhado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25 2023-06-06T19:35:11Z 2023-06-06T19:35:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9256 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747479664525312 |