Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9256
Resumo: Este estudo centraliza-se para a Educação do Campo, mais especificamente para a experiência com o ensino remoto na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19. Dessa forma, o estudo se ancora no seguinte problema investigativo: Quais as percepções dos professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, sobre o ensino remoto? No tocante ao objetivo geral, pontifica: analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. No que se refere aos objetivos específicos, ressaltam-se os seguintes: a) identificar, na percepção dos professores, os desafios e as possibilidades com as aulas virtuais no ensino remoto, bem como a respeito do uso das tecnologias digitais para o processo de ensinoaprendizagem; b) descrever as experiências dos professores acerca das atividades de ensinoaprendizagem desenvolvidas no período da pandemia causada pela COVID-19; e c) evidenciar dificuldades e impactos no cotidiano da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, para a educação dos sujeitos do campo, mediante o contexto da pandemia causada pela COVID-19. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipifica como uma pesquisa de campo. A pesquisa teve como lócus de investigação a Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, localizada na comunidade rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para construção dos dados, utilizou-se das entrevistas semiestruturadas as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui--se que entre os desafios mais presentes com o ensino remoto se presenciou a ausência de formação dos professores e estudantes para o uso das tecnologias digitais. Além disso, o trabalho docente com a alfabetização no período da pandemia causada pela COVID-19 intensificou a rotina laboral dos professores. Destacou-se que os pais e responsáveis pelos estudantes também sentiram a rotina escolar, haja vista que a escolarização necessitou, mais do que nunca, do acompanhamento e do apoio familiar. Os professores enfatizaram que tiveram que reorganizar suas metodologias e práticas de ensino, considerando o cenário social e educacional desenhado.
id UFER_c14ca9cd6caa6d73f4c5395b96cda6d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9256
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEducação do CampoTecnologias digitaisEnsino remotoPandemiaUnidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de SouzaComunidade rural de São LourençoFelipe Guerra, RNEste estudo centraliza-se para a Educação do Campo, mais especificamente para a experiência com o ensino remoto na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19. Dessa forma, o estudo se ancora no seguinte problema investigativo: Quais as percepções dos professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, sobre o ensino remoto? No tocante ao objetivo geral, pontifica: analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. No que se refere aos objetivos específicos, ressaltam-se os seguintes: a) identificar, na percepção dos professores, os desafios e as possibilidades com as aulas virtuais no ensino remoto, bem como a respeito do uso das tecnologias digitais para o processo de ensinoaprendizagem; b) descrever as experiências dos professores acerca das atividades de ensinoaprendizagem desenvolvidas no período da pandemia causada pela COVID-19; e c) evidenciar dificuldades e impactos no cotidiano da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, para a educação dos sujeitos do campo, mediante o contexto da pandemia causada pela COVID-19. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipifica como uma pesquisa de campo. A pesquisa teve como lócus de investigação a Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, localizada na comunidade rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para construção dos dados, utilizou-se das entrevistas semiestruturadas as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui--se que entre os desafios mais presentes com o ensino remoto se presenciou a ausência de formação dos professores e estudantes para o uso das tecnologias digitais. Além disso, o trabalho docente com a alfabetização no período da pandemia causada pela COVID-19 intensificou a rotina laboral dos professores. Destacou-se que os pais e responsáveis pelos estudantes também sentiram a rotina escolar, haja vista que a escolarização necessitou, mais do que nunca, do acompanhamento e do apoio familiar. Os professores enfatizaram que tiveram que reorganizar suas metodologias e práticas de ensino, considerando o cenário social e educacional desenhado.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMedeiros, Emerson Augusto deMedeiros, Emerson Augusto deAmorim, Giovana Carla CardosoGurgel, Vanessa de França AlmeidaOliveira, Ana Paula de2023-06-06T19:35:11Z2023-06-06T19:35:11Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9256MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:01:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9256Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:01:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN
title Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN
spellingShingle Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN
Oliveira, Ana Paula de
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Educação do Campo
Tecnologias digitais
Ensino remoto
Pandemia
Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza
Comunidade rural de São Lourenço
Felipe Guerra, RN
title_short Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN
title_full Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN
title_fullStr Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN
title_full_unstemmed Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN
title_sort Educação do campo e pandemia causada pela COVID-19: a experiência com o ensino remoto na comunidade de São Lourenço, Felipe Guerra – RN
author Oliveira, Ana Paula de
author_facet Oliveira, Ana Paula de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Emerson Augusto de
Medeiros, Emerson Augusto de
Amorim, Giovana Carla Cardoso
Gurgel, Vanessa de França Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Educação do Campo
Tecnologias digitais
Ensino remoto
Pandemia
Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza
Comunidade rural de São Lourenço
Felipe Guerra, RN
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Educação do Campo
Tecnologias digitais
Ensino remoto
Pandemia
Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza
Comunidade rural de São Lourenço
Felipe Guerra, RN
description Este estudo centraliza-se para a Educação do Campo, mais especificamente para a experiência com o ensino remoto na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19. Dessa forma, o estudo se ancora no seguinte problema investigativo: Quais as percepções dos professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, sobre o ensino remoto? No tocante ao objetivo geral, pontifica: analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. No que se refere aos objetivos específicos, ressaltam-se os seguintes: a) identificar, na percepção dos professores, os desafios e as possibilidades com as aulas virtuais no ensino remoto, bem como a respeito do uso das tecnologias digitais para o processo de ensinoaprendizagem; b) descrever as experiências dos professores acerca das atividades de ensinoaprendizagem desenvolvidas no período da pandemia causada pela COVID-19; e c) evidenciar dificuldades e impactos no cotidiano da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, para a educação dos sujeitos do campo, mediante o contexto da pandemia causada pela COVID-19. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipifica como uma pesquisa de campo. A pesquisa teve como lócus de investigação a Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, localizada na comunidade rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para construção dos dados, utilizou-se das entrevistas semiestruturadas as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui--se que entre os desafios mais presentes com o ensino remoto se presenciou a ausência de formação dos professores e estudantes para o uso das tecnologias digitais. Além disso, o trabalho docente com a alfabetização no período da pandemia causada pela COVID-19 intensificou a rotina laboral dos professores. Destacou-se que os pais e responsáveis pelos estudantes também sentiram a rotina escolar, haja vista que a escolarização necessitou, mais do que nunca, do acompanhamento e do apoio familiar. Os professores enfatizaram que tiveram que reorganizar suas metodologias e práticas de ensino, considerando o cenário social e educacional desenhado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25
2023-06-06T19:35:11Z
2023-06-06T19:35:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9256
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747479664525312