Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9919 |
Resumo: | O vírus SARS-CoV-2 conhecido mundialmente como COVID-19 matou milhões de pessoas resultando em muitos efeitos negativas para o mundo. No Brasil, as consequências foram devastadoras, pois com o fechamento de serviços essenciais desencadeou desemprego, fome, doenças, evasão escolar e muitos outros problemas. Na educação, o ensino remoto tentou solucionar um dos problemas pela falta de aulas presenciais. Na Educação do Campo, a falta de acesso aos recursos de mídia dificultou a realização das aulas. Por esse modo, este trabalho tem como tema “Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no período da pandemia no município de Upanema-RN” contendo como objetivo geral do estudo “Compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da Pandemia no processo de ensino em uma escola do campo localizado no município de Upanema/RN”. Os objetivos específicos comtemplam: a) Identificar os principais desafios encontrados pelos professores durante o ensino remoto; b) Compreender as principais ações que foram mobilizadas para garantia do ensino durante o período da pandemia no Ensino Fundamental Anos Iniciais e c) Pesquisar como/se os professores utilizaram as TDICs no ensino durante a pandemia. O embasamento teórico a partir de: Paulo Freire (2016), Moran (1995, 2000, 2004), Gil (2002), Minayo (2007), Lévy (1999), Kenski (2007, 2010, 2020) Silva Filho (2021), Trivinõs (1987) e outros autores. A metodologia utiliza a pesquisa qualitativa com os professores da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico podendo compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da pandemia no processo de ensino na escola observada. |
id |
UFER_88fb9e19c95e7c918a5cbc2f5b79fc5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9919 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEducação do CampoTDICsEnsino remoto na pandemiaUpanema/RNO vírus SARS-CoV-2 conhecido mundialmente como COVID-19 matou milhões de pessoas resultando em muitos efeitos negativas para o mundo. No Brasil, as consequências foram devastadoras, pois com o fechamento de serviços essenciais desencadeou desemprego, fome, doenças, evasão escolar e muitos outros problemas. Na educação, o ensino remoto tentou solucionar um dos problemas pela falta de aulas presenciais. Na Educação do Campo, a falta de acesso aos recursos de mídia dificultou a realização das aulas. Por esse modo, este trabalho tem como tema “Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no período da pandemia no município de Upanema-RN” contendo como objetivo geral do estudo “Compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da Pandemia no processo de ensino em uma escola do campo localizado no município de Upanema/RN”. Os objetivos específicos comtemplam: a) Identificar os principais desafios encontrados pelos professores durante o ensino remoto; b) Compreender as principais ações que foram mobilizadas para garantia do ensino durante o período da pandemia no Ensino Fundamental Anos Iniciais e c) Pesquisar como/se os professores utilizaram as TDICs no ensino durante a pandemia. O embasamento teórico a partir de: Paulo Freire (2016), Moran (1995, 2000, 2004), Gil (2002), Minayo (2007), Lévy (1999), Kenski (2007, 2010, 2020) Silva Filho (2021), Trivinõs (1987) e outros autores. A metodologia utiliza a pesquisa qualitativa com os professores da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico podendo compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da pandemia no processo de ensino na escola observada.The SARS-CoV-2 virus, globally known as COVID-19, claimed millions of lives, resulting in numerous adverse effects worldwide. In Brazil, the consequences were devastating, as the closure of essential services led to unemployment, hunger, illness, school dropout, and many other issues. In education, remote learning attempted to address one of the challenges posed by the absence of in-person classes. In Rural Education, the lack of access to media resources hindered the conduct of lessons. Thus, this study focuses on "Remote teaching in the context of rural education: the use of digital information and communication technologies (DICTs) during the pandemic period in the municipality of Upanema-RN," with the overarching objective being to "Comprehend and analyze the implications of remote teaching during the pandemic period on the teaching process in a rural school located in the municipality of Upanema/RN." The specific objectives encompass: a) Identifying the main challenges faced by teachers during remote teaching; b) Understanding the key actions taken to ensure education during the pandemic period in the Initial Years of Elementary Education; and c) Investigating how/if teachers utilized DICTs in teaching during the pandemic. The theoretical framework draws from the works of scholars such as Paulo Freire (2016), Moran (1995, 2000, 2004), Gil (2002), Minayo (2007), Lévy (1999), Kenski (2007, 2010, 2020), Silva Filho (2021), Trivinõs (1987), and other authors. The methodology employs qualitative research with the teachers of the Vicente de Paula Rocha Municipal School. A semi-structured questionnaire was used for data collection, followed by the analysis of the data based on the theoretical framework, enabling an understanding and analysis of the implications of remote teaching during the pandemic period in the observed school.48 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva Filho, Luiz Gomes daSilva Filho, Luiz Gomes daEstevão, Ady Canário de SouzaSilva, Ana Paula Felipe Ferreira daAraújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena2023-12-14T14:52:04Z2023-12-14T14:52:04Z2023-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfARAÚJO, Flávia Leticia Bezerra de Sena. Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN. 2023. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Araújo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (ARAÚJO, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9919MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T23:33:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9919Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T23:33:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN |
title |
Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN |
spellingShingle |
Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do Campo TDICs Ensino remoto na pandemia Upanema/RN |
title_short |
Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN |
title_full |
Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN |
title_fullStr |
Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN |
title_sort |
Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN |
author |
Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena |
author_facet |
Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Filho, Luiz Gomes da Silva Filho, Luiz Gomes da Estevão, Ady Canário de Souza Silva, Ana Paula Felipe Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do Campo TDICs Ensino remoto na pandemia Upanema/RN |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do Campo TDICs Ensino remoto na pandemia Upanema/RN |
description |
O vírus SARS-CoV-2 conhecido mundialmente como COVID-19 matou milhões de pessoas resultando em muitos efeitos negativas para o mundo. No Brasil, as consequências foram devastadoras, pois com o fechamento de serviços essenciais desencadeou desemprego, fome, doenças, evasão escolar e muitos outros problemas. Na educação, o ensino remoto tentou solucionar um dos problemas pela falta de aulas presenciais. Na Educação do Campo, a falta de acesso aos recursos de mídia dificultou a realização das aulas. Por esse modo, este trabalho tem como tema “Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no período da pandemia no município de Upanema-RN” contendo como objetivo geral do estudo “Compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da Pandemia no processo de ensino em uma escola do campo localizado no município de Upanema/RN”. Os objetivos específicos comtemplam: a) Identificar os principais desafios encontrados pelos professores durante o ensino remoto; b) Compreender as principais ações que foram mobilizadas para garantia do ensino durante o período da pandemia no Ensino Fundamental Anos Iniciais e c) Pesquisar como/se os professores utilizaram as TDICs no ensino durante a pandemia. O embasamento teórico a partir de: Paulo Freire (2016), Moran (1995, 2000, 2004), Gil (2002), Minayo (2007), Lévy (1999), Kenski (2007, 2010, 2020) Silva Filho (2021), Trivinõs (1987) e outros autores. A metodologia utiliza a pesquisa qualitativa com os professores da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico podendo compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da pandemia no processo de ensino na escola observada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T14:52:04Z 2023-12-14T14:52:04Z 2023-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Flávia Leticia Bezerra de Sena. Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN. 2023. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Araújo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (ARAÚJO, 2023) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9919 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Flávia Leticia Bezerra de Sena. Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN. 2023. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Araújo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (ARAÚJO, 2023) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747455147769856 |